SEO ou Search Engine Optimization, é uma técnica para otimizar o seu conteúdo para motores de busca. Eu já tenho o meu blog há mais de 10 anos e SEO é algo que eu tentava aplicar ao meu site. Algumas estratégias davam certo e outras nem tanto. E nesse post eu compartilharei com você 10 erros de SEO que cometi durante a minha jornada como criador de conteúdo.
Tabela de conteúdo
1 – Utilizar keywords aleatórias
Sempre quando criava um post, escrevia todo o conteúdo e após publicado ia otimizar o conteúdo para SEO. As vezes tentava achar uma palavra no título e no URL do post que poderia ser utilizada como keyword de SEO. Por exemplo, “Padrões de código javascript”, utilizava a keyword “padrões”, esse é um dos erros de SEO mais comum, porque a keyword pode estar relacionada em qualquer área.
Um dos principais erros de seo é utilizar keywords sem planejamento, por exemplo, “javascript” ou “wordpress” são palavras-chave de alta concorrência. O ideal para quem está começando seria primeiro utilizar uma palavra-chave de calda longa como: “padrões de código javascript” é um tema mais específico e com menor concorrência.
O que são keywords?
As keywords de SEO são os termos ou frases que as pessoas digitam nos motores de busca para encontrar o conteúdo que estão procurando. Ao criar conteúdo para um site, é importante escolher as palavras-chave certas para atrair o tráfego desejado.
As keywords devem ser relevantes ao conteúdo do site e às necessidades dos visitantes é uma das técnicas de SEO mais importante. Além disso, as palavras-chave devem ser escolhidas cuidadosamente para evitar a concorrência excessiva e garantir que o site seja classificado nos resultados da pesquisa. Existem várias plataformas onde você pode pesquisar as suas keywords:
- semrush
- aherf
- wordtracker
- ubersuggest
2 – Preguiça de realizar links internos
Uma das formas de mostrar que você domina sobre o assunto é utilizar links internos e externos sobre assuntos relacionados. E um dos meus erros de SEO como iniciante era não prestar atenção nos meus links internos e externos.
Por exemplo, se eu Falo sobre “Estratégias de cache de uma PWA com Workbox” O ideal eu ter no meu site um post falando o que é PWA
, o que é Workbox
e o que é cache
se possível. Se eu não possuir esses links internamente utilizarem um site credenciado que fala sobre o assunto.
Muitas vezes com preguiça coloca apenas um link para a página da categoria relacionada, por exemplo, desenvolvimento web e se por acaso a página da categoria desenvolvimento web não tiver listado nenhum post sobre os assuntos anteriores o link não terá nenhuma relevância.
O ideal que o conteúdo do link use a palavra-chave relacionada, exemplo:
<a href="blog.fellyph.com.br/introdução-pwa">introdução a PWA</a>
Code language: HTML, XML (xml)
Evitar algo como:
<a href="blog.fellyph.com.br/introdução-pwa">confira aqui</a> a introdução sobre PWA
Code language: HTML, XML (xml)
Por que links internos são importantes?
Links internos são importantes porque eles ajudam os mecanismos de busca a indexar seu site e determinar o quão relevante ele é para uma determinada palavra-chave. Além disso, links internos também ajudam a melhorar o ranqueamento do seu site nos resultados de pesquisa. Quanto mais links internos você tiver em seu site, melhor será o seu desempenho nos resultados de pesquisa.
O que é link building?
Link building é a prática de criar links para um site de forma a melhorar a sua posição nos resultados de busca. Isso pode ser feito de diversas formas. As referências de outros sites são as mais importantes, como guest posting, link baiting ou mesmo comprando links.
No entanto, é importante ter cuidado com os links que você cria internamente. Pois, alguns podem prejudicar o seu site se forem considerados spam pelos motores de busca.
3 – estrutura de cabeçalho sem nenhuma hierarquia
O ideal quando criar posts manter uma estrutura do seu conteúdo com uma árvore. Por exemplo, se eu quiser falar sobre a Irlanda:
um dos erros de SEO que é muito frequente é a falta de atenção na organização do títulos, exemplo o título do seu post é um h1 e na sequência você tem os tópicos princiais como na imagem acima “Qual é o custo de vida na irlanda?” ele será o seu h2. Depois você tem um sub-tópico “Quanto ganha um brasileiro na Irlanda?” que será o seu h3 e assim você vai organizando seu conteúdo.
4- Não utilizar texto alternativo para imagens
No editor do Gutenberg é fácil de esquecer de adicionar texto alternativo para suas imagens e também o recurso de legenda confunde muitos usuários, que pensam que legenda é o texto alternativo da imagem do WordPress.
Um dos erros de seo simples é a não utilização de texto alternativo para imagens eles ele é um bom aliado para adicionar mais palavras-chave no seu conteúdo. Alguns plugins de SEO adicionam para você automaticamente.
5 – Migrações desastrosas
Agora entrarei em termos, mais relacionados a planejamento e parte estrutural do projeto. Primeiro erro que cometi, foi a mudança de servidor sem cuidado. Fiz a migração do conteúdo e não testei o meu site após meses eu notei que as imagens não foram migradas totalmente.
As imagens começaram a gerar erros 404 e para motores de busca isso é um sinal de conteúdo de baixa qualidade, um dos erros de seo que pode penalizar bastante seu rankeamento na busca. Então caso faça migração do seu conteúdo, confira se todo conteúdo está funcionando perfeitamente. Se algum link mudou de URL trate de criar regras de redirecionamento.
Usando 404 páginas para o bem
Os erros 404 podem ser frustrantes para os usuários, portanto, o principal objetivo de uma página 404 é transformar a experiência negativa do usuário de encontrar um erro numa experiência positiva.
Os links em páginas são essenciais para fazer o que os seus usuários continuem engajados. Ao invés de fechar a janela ou sair do site, os usuários podem encontrar recursos úteis e potencialmente relevantes em outra página. Isso significa que é importante investir na criação de links funcionais em todas as páginas do seu site. Os links em páginas representam uma grande oportunidade para melhorar o engagement dos usuários.
Ao oferecer conteúdo útil e relevante, você mantém os usuários interessados no seu site e aumenta as chances de convertê-los em clientes. A chave para isso é investir na criação de links funcionais em todas as páginas do seu site. Essa é a forma mais eficaz de manter os usuários engajados e converter potenciais clientes em leads qualificados.
Alguns links para adicionar às suas páginas 404 devem incluir:
- A sua página inicial, obviamente
- Algumas das suas páginas de blog mais populares
- Páginas de produtos ou categorias mais populares, ou valiosas
- Uma maneira de os usuários relatarem um link quebrado ou uma página/formulário de contato
- Um mapa do site HTML
6 – Mudar a estrutura de links constantemente
Um dos erros de SEO mais comuns é mudar de tema ou mudar a estrutura do site, modificar links e esquema de navegação do site sem uma estratégia, anteriormente o meu site tinha um tráfego orgânico 10x maior que hoje. Ao longo dos anos eu mudei de tema estrutura de site várias vezes sem pensar qual era o conteúdo relevante do meu site.
Um dos erros de SEO que você deve evitar são as mudanças de site sem estratégia, toda mudança deve ser acompanhada de perto para evitar imprevistos. Então sempre fique atento:
- Mudanças de design
- Mudanças de tema
- Inclusão de novas categorias
- Mudanças na navegação do site
7 – Remover conteúdo sem realizar redirecionamento
Pode parecer muito estúpido, mas eu já fiz isso, eu não queria mais ter uma audiência de conteúdo flash no meu site, pois não trabalhava com flash a mais de 10 anos. Vendo alguns Youtubers falando sobre o fato de reduzir a quantidade de conteúdo desatualizado do site.
Resolvi remover toda a categoria de conteúdo Flash do meu site, mas sem tempo de gastar muito tempo com isso removi e não criei nenhum redirecionamento para essas páginas. Resultado a quantidade de erros 404 explodiram no meu site assim impactando o SEO do meu site então evite ao máximo esses tipos de erros de seo no seu site.
8 – Mudar o idioma do site
Em 2016 quando mudei para Irlanda decidi começar a escrever em Inglês mudei o idioma do meu site e passei a escrever em Inglês e fiz algo que parecia ser besta, mas quando você muda o idioma so o seu painel. O WordPress passa a marca o seu conteúdo com aquele idioma do admin. No caso Inglês assim o Google bot estava sendo avisado que o conteúdo era em inglês, mas 95% do conteúdo do site era em português.
Caso decida escrever em inglês adicione um plugin de multi-idioma ou crie uma nova instalação WordPress para seu conteúdo para evitar esses tipos de erros de SEO.
9 – Esquecer de pagar o domínio do seu site
Deixar o site fora do ar por um mês pode parecer algo inacreditável, mas acredite eu já fiz isso. Por um bom tempo eu voltei a escrever e parei no blog, e por um ano eu esqueci de renovar o meu domínio e deixei o site fora do ar por quase um mês. Imagine todas as páginas do seu site retornando um erro 500.
Para SEO é algo muito grave então evite esse tipo de problema, pois pode afetar o seo do seu site. Então renove seu domínio por longo prazo ou adicione lembretes para renovação do seu domínio na sua agenda.
10 – Não atualizar o seu conteúdo
Um dos erros de SEO não tão visiveis acontece quando o posicionamento da suas páginas começa a cair e você não sabe o porque, muitas vezes pode ser que o seu conteúdo vai ficando desatualizado, principalmente quando você escreve sobre tecnologia.
Quando trabalhava na Blackberry, o Sistema operacional da época tinha um browser superpoderoso que batia de frente com o Chrome referente suporte a novas APIs. Muitos dos tutoriais de HTML5 continuam válidos, mas os screenshots do BlackBerry 10 não fazem mais sentido. Caso isso aconteça atualize os seus posts crie novas referências para o seu conteúdo.
Não atualizar conteúdo é um dos erros de SEO que pode afetar o seu posicionamento ao longo do tempo.
Conclusão
Cometer erros de SEO faz parte do aprendizado, quando você quer melhorar o posicionamento do seu site. Além do que os resultados não aparece do dia para noite é um processo de longo prazo, continue analisando seu conteúdo e monitorando onde ele possui um melhor e um pior resultado. Então fique atento aos erros de SEO que outros profissionais comentem para tentar evita-los
Mais conteúdo relacionado
Deixe um comentário