SEO para sites WordPress

SEO para WordPress

SEO é a melhor ferramenta para trazer tráfego para o seu site e para sites WordPress a necessidade é a mesma. Nesse artigo vamos ver como implementar SEO para WordPress.

O que é SEO?

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca (SERP) de motores de busca, como o Google. Isso significa que, quando as pessoas pesquisam por um termo específico num motor de busca, sites bem posicioandos aparecerão nas primeiras páginas do resultado da pesquisa.

SEO envolve a otimização de vários elementos do site, incluindo o conteúdo, as imagens, a estrutura do site e os links para outros sites. Todos esses elementos são usados pelos motores de busca para classificar os sites nos resultados da busca.

Como usar SEO para WordPress?

As técnicas de SEO para WordPress funciona da mesma que um site tradicional, a estrutura de títulos dos seus artigos, links internos do seu site e a classificação do seu conteúdo são as práticas mais comuns para usar SEO no seu site WordPress.

O gerencimento de todas as técnicas de SEO pode levar muito tempo para serem aplicadas e a melhor forma de realizar isso num site WordPress é com a utilização de plugins de SEO que irão automatizar boa parte do seu trabalho de SEO. Os plugins de SEO para WordPress mais populares do mercado são:

Atualmente eu estou utilizando o plugin Rank Math e recentemente eu fiz uma comparação entre o plugin Yoast e o Plugin Rank Math no meu canal do YouTube:

Qual é o melhor plugin de SEO?

Qual é o melhor Plugin de SEO para WordPress?

No vídeo anterior eu faço uma comparação entre os dois plugins mais populares no ecossistema WordPress. Mas qual é a melhor solução? Atualmente entre versões free e pro, o plugin do Rank Math é o plugin que disponibiliza mais funcionalidades.

Search engine optimization WordPress ou SEO para WordPress é um processo gradual a instalação do plugin é apenas o primeiro passo. O Melhor plugin é difícil de definir em regras gerais, mas isso vai depender muito de como você trabalha e qual é o tipo de conteúdo que você cria.

A estrutura de pontuação do Rank Math foi muito simples de entender, comparado ao Yoast SEO, mas você como criador de conteúdo vai definir qual a ferramenta que você tem mais facilidade de trabalhar. Também vale lembrar não adianta nada ter o melhor plugin com uma versão PRO se o seu conteúdo não é atrativo para sua audiência.

Como configurar o SEO do site WordPress?

Todo o processo começa através de uma definição de uma palavra-chave(keyword) ele é o termo pesquisado pelos usuários na busca, por exemplo, “como fazer um bolo de chocolate”. Nesse caso você irá definir a palavra-chave do seu conteúdo “bolo de chocolate” e otimizar o seu post sobre essa palavra adicionada a palavra-chave de uma forma natural espalhada pelo seu post.

Também tenho um vídeo onde eu mostro como configurar o plugin de SEO Rank Math:

Guia Completo do Rank Math SEO

A vantagem de utilizar plugins de SEO para WordPress é que eles serão o seu guia para otimizar o seu conteúdo para aquela palavra-chave trazendo sugestões onde incluir a palavra-chave e controlar a estrutura do seu conteúdo.

O que é uma palavra-chave?

Uma palavra-chave é um termo ou frase que os usuários digitam num mecanismo de busca quando estão procurando por um determinado categoria de conteúdo. As palavras-chave podem ser usadas para ajudar a posicionar um site nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP).

Como fazer SEO para elementor?

Elementor ou qualquer outro page builder irá gerar HTML como conteúdo final, então o processo de configuração para site elementor será similar a um site WordPress utilizando o editor de blocos, os plugins de SEO para WordPress mais populares do mercado possuem integrações com elementor.

Então siga as recomendações do plugin de SEO na hora de criar conteúdo e fique atento a performance da sua página.

Como Performance influencia o SEO?

Performance é um dos fatores de posicionamento do seu site na busca, em outras palavras um site lento pode impactar negativamente o seu site na busca. Para avaliar a performance do seu site a busca do Google Utiliza as métricas de core web vitals elas são métricas que avaliam tempo de carregamento do seu site, tempo de interação e estabilidade de layout.

Performance é um fator importante de SEO para WordPress
Performance é um fator importante de SEO para WordPress

Para analisar a performance do seu site existem várias ferramentas disponíveis no marcado duas ferramentas que recomendo são PageSpeed insights e Webpagetest. Elas vão dar um relatório sobre o core web vitals e sugestões para melhorar a performance do seu site.

Como monitorar o desempenho de SEO de um site?

A melhor ferramenta para acompanhar o desempenho de SEO para WordPress é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google, chamada Google search console. Ela será o seu principal aliado de como fazer site WordPress aparecer no Google.

Com o Search Console você vai ter relatórios de quais páginas foram encontradas pelo google bot e como enviar o mapa do seu site para busca do Google. Se ainda não possui o Search console ainda crie logo a sua conta e comece a acompanhar os relatórios.

Search console - a sua principal ferramenta para acompanhar o SEO do seu site
Search console: a sua principal ferramenta para acompanhar o SEO do seu site

Fatores de SEO não relacionados ao WordPress

Por fim precisamos entender que SEO para WordPress, possui fatores diretamente e indiretamente relacionados ao WordPress. Links externos possuem um poder muito grande no posicionamento do seu site. Além de criar uma boa estrutura interna você irá precisar ganhar referências de outros sites que irão funcionar como votos para a reputação do seu site.

Esses votos também precisam ter relevância ao assunto que você está abordando. No caso você tem um blog de culinária você irá precisar de referências de sites de culinária para o seu site. Existem diversas técnicas para conseguir referencias externas e elas são chamadas de link building.

Link building é a prática de criar links para um site a partir de outros sites. Isso pode ser realizado através do envio de artigos para diretórios, participação em fóruns e participações em blogs também conhecido como guest posting, bem como troca de links com outros sites.

Mais conteúdo relacionado

Gostou do conteúdo sobre SEO Para WordPress, confira mais conteúdo relacionado a SEO no blog.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *