Boas práticas para Web Stories

Blog fellyph cintra - boas praticas para web stories

No mês de setembro de 2020 Google lançou o plugin oficial de Web Stories para WordPress. Nesse post vamos abordar boas práticas para Web Stories, essas são recomendações feitas pelo time da busca do Google.

O que são Web Stories?

O formato de stories já é algo tradicional em aplicações nativas como Snapchat e Instagram. Agora, com Web Stories, é possível ter esse formato gráfico de contar histórias totalmente aberto onde você tem controle total sobre o conteúdo.

Esse recurso pode ser usado para vários fins, seja para mostrar um produto ou serviço, divulgar um evento ou até mesmo apresentar a sua empresa.

Além disso, as web stories são uma ótima maneira de engajar o público e conquistar novos consumidores. Então, experimente usar essa nova funcionalidade para contar as histórias da sua marca!

Como fazer um Web Stories?

Antes de entrar nas boas práticas sobre web stories, no meu canal do YouTube eu tenho uma série de vídeos sobre como fazer web stories:

Playlist sobre criação de web stories Google

Dicas de boas práticas para web stories

Agora depois dessa breve revisão vamos falar sobre as boas práticas para web stories, nas últimas atualizações do plugin, ele possui um guia com recomendações de acordo com o seu conteúdo.

Guia de recomendações do plugin

Esses itens estão divididos nas seguintes categorias:

  • Storytelling
  • Design
  • SEO
  • Técnico

Storytelling

Na era digital, contar histórias é mais importante do que nunca. O Storytelling permite que as marcas e os produtos se conectem com os consumidores de forma emocional, gerando uma experiência única. Com técnicas cada vez mais sofisticadas, o Storytelling está se tornando uma arma poderosa para envolver e conquistar os corações dos consumidores.

A capacidade de contar histórias bem é essencial para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho. Além de ser uma habilidade incrível para expressar idéias e transmitir uma mensagem, o Storytelling ajuda a construir um relacionamento mais próximo com o público-alvo.

Vídeo em primeiro lugar: vídeo é mais cativante que texto ou imagens, trabalhe sempre com vídeo quando possível e complemente o conteúdo com imagens e texto.

Lista de boas práticas para web stories

Design

Reduza a quantidade de caracteres: evite incluir uma “redação” na sua página do story, tente fazer um post do tamanho de um tweet com 280 caracteres.

Não bloqueie o texto da sua página: verifique se não tem nenhum elemento bloqueando o conteúdo, verifique como o seu texto responde em diferentes telas mobile, tablet e desktop. Também certifique que o seu texto não está saindo da tela

Use animações com moderação: cuidado para não usar animações excessivamente e tirar a atenção ou cansar o usuário.

Não adicione texto nas imagens: além de não ser indexado pelos motores de busca o texto pode sair da tela caso a imagem seja redimensionada.

SEO

Promover conteúdo de qualidade: como uma página web, web stories SEO seguem o mesmo critério para qualidade, necessita ter um conteúdo útil e interessante para os leitores. Tenha cuidado em adicionar uma narrativa para sua história. Recentemente criei um story sobre 5 dicas de SEO para Web stories.

Mantenha títulos curtos: mantenha os títulos menores que 90 caracteres, o recomendado é um título descritivo com 70 caracteres.

Garanta que a busca Google possa encontrar a sua web story: não inclua noindex na sua web story, isso pode bloquear o Google de indexar o seu conteúdo e adicione web stories no site. Para ter garantia que seu conteúdo está sendo indexado confira no Google search console o status de suas URLs.

Adicione meta informação: Inclua no seu markup o que normalmente você adicionar numa página web:

  • Título e descrição (meta tags)
  • dados estruturados
  • OGP
  • Twitter card

Mais informações na documentação do AMP.

Técnico

Tenha um web stories válidos: sempre quando postar uma web story verifique se ele está válido com o teste AMP.

Adicione uma imagem de capa livre de texto: a sua imagem de capa pode atrapalhar o título utilizado pelos motores de busca e Google Discovery.

Adicione imagem de capa com as dimensões corretas: Web Stories precisa de uma imagem de capa pelo menos com 640x853px seguindo a proporção de 3:4.

Inclua logos com tamanhos corretos: A Logo da sua web story precisa ter no mínimo 96×96 e uma proporção de 1:1

Então é isso pessoal no meu canal do YouTube eu tenho uma série de vídeos sobre web stories, onde eu deixei o link no começo desse post onde você irá saber mais sobre o assunto. Para mais conteúdo sobre WordPress confira a página da categoria.

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.