dicas de seo para wordpress

5 dicas de SEO para WordPress

SEO é a melhor forma de conseguir tráfego para seu site sem nenhum custo. Confira agora 5 dicas de SEO para WordPress, as dicas que eu irei listar são para iniciantes, em breve teremos listas com conteúdo complementar.

O que é SEO?

Primeiramente precisamos falar o que é SEO, a palavra vem da sigla para Search Engine Optimization é o termo utilizado para otimizar o posicionamento das suas páginas em motores de buscas, os mais populares Google e Bing. Mas SEO pode ser aplicado em diversas plataformas não somente em sites web.

A facilidade de postar e categorizar conteúdo, foi um dos grandes aliados da plataforma WordPress referente a SEO, o CMS em si, é conhecido por ser SEO-friendly. Mas o uso de WordPress por si só não substitui a necessidade de implementar otimização de páginas nas buscas, falando nisso vamos agora vamos listar as 5 dicas básicas para melhorar o SEO das nossas páginas.

Como melhorar o SEO do seu site?

Confira agora 5 items que podem ser aplicados a qualquer momento para melhorar o SEO do seu site, mas geralmente são itens que devemos ter atenção quando lançamos o nosso site WordPress.

Mas fique atento que SEO não é a bala de prata, o seu conteúdo é o seu carro chefe, então atenção a qualidade do seu conteúdo. Além disso tivemos a inclusão dos core web vitals como fatores de rankeamento.

1 – Escolha um tema SEO-friendly

A plataforma WordPress possui centenas de plugins bons e gratuitos, muitas vezes o plugins tem um apelo visual muito bom, mas o que ninguém confere antes de instalar um plugin é se aquele plugin tem um bom desempenho em SEO.

Então antes de começar a usar o tema um novo tema WordPress realize testes, alguns temas possuem uma página de demo onde você pode testar o tema online, caso contrario crie um ambiente de teste antes de instalar o plugin.

Em relação a ferramentas de testes existem várias até o próprio Chrome tem relatórios de SEO dentro do lighthouse. Outra opção é utilizar o site web.dev/measure, lá você pode verificar a pontuação de SEO do tema pretendido.

2 – Verifique a visibilidade do seu site

Quando estamos criando um novo site não queremos que o site seja indexado antes de ser finalizado e dentro do painel de configuração do WordPress existe uma opção para evitar que motores de busca indexem o seu site.

Muitas vezes usuários esquecem de desabilitar essa opção e deixam o site bloqueado para motores de busca. Para evitar isso vá ao painel do WordPress > configurações > leitura e confira se a opção “Evitar que mecanismos de busca indexem este site” está desmarcada:

Painel do WordPress, com a página de configurações de leitura aberta com uma marcação para as opções de visibilidade
Painel de configurações e leitura do WordPress

3 – Habilite links permanentes

Esse recurso permite a sua estrutura de URLs serem SEO-friendly, por padrão o WordPress Cria uma estrutura com o seusite.com?p=12, como podemos ver essa estrutura não diz nada sobre o conteúdo.

Para ter palavras chaves importantes no nosso endereço com um URL descritivo, precisamos habilitar links permanentes e para isso vamos em Configurações  > links permanentes e escolhemos o URL com título do post.

painel de configurações do wordpress com a tela de links permanentes aberta
painel de links permanentes do WordPress

4 – Envie o sitemap.xml para o Google Search Console

O sitemap.xml é o mapa do seu site, ele irá ajudar o Google navegar em seu site. É um recurso superimportante para indexação do seu site.

Para isso Crie uma conta no Google Search Console, conecte o seu site com a sua conta, para isso você pode usar o Google Site Kit que faz essa tarefa super simples.

E por fim envie o seu sitemap.xml do seu site WordPress. Por padrão o endereço é seusite.com/wp-sitemap.xml, caso esteja utilizando um plugin de SEO confira o caminho disponibilizado no seu plugin. Por exemplo, no plugin Rank Math, você irá achar em configurações do plugins > sitemap:

Blog fellyph cintra - tela de configuração de sitemap do rank math
Tela de configurações do sitemap do rank math

Uma vez que você tem o endereço do sitemap a próxima etapa é enviar o endereço do sitemap para o Search Console:

Blog fellyph cintra - tela de envio de sitemap do google search console
Tela de envio de sitemap do Search Console

5 – Instale o plugin de SEO

Instale um plugin de SEO, o plugin por somente instalado não irá fazer mágica, mas será o seu guia para criar um conteúdo otimizado. Então siga as recomendações dos plugins na hora de criar o seu conteúdo e domine todas as ferramentas disponibilizadas para se destacar diante da concorrência.

Qual é o melhor plugin SEO para WordPress?

Os plugins Rank Math e Yoast são os plugins mais populares no momento. Por muitos anos eu utilizei o Yoast, ele foi uma ferramenta bastante útil na otimização do meu conteúdo e por dois anos, utilizei a versão paga do Yoast, onde não vi grandes melhorias.

Atualmente eu utilizo plugin Rank Math versão PRO, ele tem uma série de recursos free, mas sua versão paga possui mais recursos que o Yoast SEO plugin por um custo mais acessível, hoje Rank Math é a ferramenta que eu recomendo, mas você também deve escolher a ferramenta que melhor se adequa a sua rotina.

Como começar uma estratégia de SEO?

Estratégia de SEO é um trabalho progressivo essas dicas são apenas o começo da sua caminhada, exige pesquisa, acompanhamento e ficar de olho nos usuários e nas suas necessidades.

Essas dicas são seus passos iniciais, a medida que você planeja o seu conteúdo, olhe como esse conteúdo pode agregar valor ao seu usuário final.

Plugins de SEO são uma ótima ferramenta para ver os pontos de melhorias, por exemplo, o Rank Math SEO tem uma tela de status onde irá indicar pontos de melhoria no seu site:

Blog fellyph cintra - tela de analise de SEO do rank math
Tela de análise de SEO do rank Math

Conclusão

Essas dicas são para iniciantes, trabalho de SEO envolve muito mais itens que essa lista, mas aqui temos uma boa ideia de onde começar. SEO é super importante, mas não vale de nada se você não tem um conteúdo de qualidade. Então foque na qualidade do seu conteúdo e tenha atenção ao SEO que o seu sucesso na web estará próximo.

Para mais dicas sobre WordPress e SEO, confira a página da categoria WordPress.

Avatar de Fellyph Cintra

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *