Como utilizar o Google Search Console

Blog fellyph cintra - como utilizar google search console

Você sempre quis saber como utilizar o Google Search Console nesse post iremos abordar os principais pontos sobre essa poderosa ferramenta.

Home page do google search console

O que é o Google Search Console?

Search Console é uma ferramenta do Google criada para ajudar proprietários de sites a entender como as pessoas chegam no seu site e como obter melhor desempenho do seu site. Uma vez que a ferramenta é conectada, o que é possível obter com a ferramenta?

  • Acompanhar como o google indexa e visualiza suas páginas
  • Corrigir erros
  • Submeter atualização de conteúdo
  • Monitorar a performance das suas páginas na busca

Você pode acompanhar os relatórios via painel ou simplesmente ter um resumo da sua audiência mensalmente via email.

Como começar a utilizar o Google Search console?

Para começar a utilizar Google Search Console, vamos precisar seguir algumas etapas.

  1. Confirmar a propriedade do site.
  2. Verificar se o Google pode encontrar e ler as suas páginas
  3. Enviar o sitemap para o Search Console
  4. Monitore o desempenho do seu site

Verificando a propriedade do site

Quando conectamos com o Google Search Console precisamos, confirmar junto ao Google que aquele site que iremos ter acesso ao relatório é nosso, para isso temos diferentes métodos disponíveis:

  • Enviando um arquivo de confirmação que o Google disponibiliza para a raiz do nosso site
  • Adicionando uma meta tag no nosso site
  • Através do Código do Google analytics
  • Google Tag Manager
  • Plugin de WordPress site kit
Plugin para WordPress google site kit

Confirmando se o Googlebot consegue ler a suas páginas

O relatório de cobertura de índice fornece uma visão geral de todas as páginas indexadas pelo Google ou que foram indexadas no seu site. O relatório irá compartilhar as páginas, Válidas, excluídas, válidas com aviso ou com erro

As páginas válidas são as páginas indexadas pelo Googlebot já as excluídas, são páginas não indexadas por diversos motivos.

  • Rastreadas, mas não indexadas
  • Página com redirecionamento
  • Página Alternativa
  • Não Encontrada
  • Excluída pela tag “noindex”
  • Bloqueadas por robots.txt
  • Conteúdo duplicado

Enviando o sitemap do seu site

Uma das fases mais importantes da integração do Google Search Console com o seu site é o envio do sitemap, é um arquivo XML que contém todas as páginas do seu site, nele o Googlebot terá um guia de como navegar por seu conteúdo.

Para sites WordPress, o recurso de sitemap agora vem por padrão no WordPress sem a necessidade para instalação de plugins, muitos usuários ainda não sabem, mas desde a versão 5.7 esse recurso está disponível.

Acompanhe o desempenho do seu site

Os relatórios de desempenho na busca mostram quanto tráfego você recebe da busca, e quais as palavras mais buscadas. Tudo isso num gráfico separados por cliques, impressões e taxa de clique, ainda dando a possibilidade de comparar intervalo de semanas e meses.

Exemplo do painel do Google Search Console

Ele é muito importante para saber como o seu tráfego muda ao longo do tempo e quais as consultas vindas de smartphones e desktop. Essas informações quando usadas ao seu favor podem ser muito valiosas.

Porque você deve usar o Google Search console?

Se você tem um site pequeno ou grande aplicações o Google Search Console será o seu grande aliado.

  • Para quem está começando é muito importante ficar atento nos relatórios da busca, quais países dos seus usuários, qual o assunto mais pesquisado e as páginas mais populares.
  • Para grandes sites, o caminho será como você consegue otimizar a sua audiência, relatórios sobre cobertura, usabilidade e AMP serão muito importantes.

Vamos falar um pouco mais sobre Google search console alguns itens pontuais. Mas se você gostou deste post, compartilhe e para mais tutoriais como esse confira a página de tutoriais.

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

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