Web Story para WordPress em 2022

Blog fellyph cintra - Plugin de web story para WordPress em 2022

A primeira vez que testei Web story para WordPress foi em agosto de 2020, quando o plugin estava na sua versão beta e era praticamente uma aposta. Hoje posso falar que o plugin veio para ficar após 2 anos o plugin vem crescendo em uso e possui mais de 50 mil instalações ativas.

Quando fiz os primeiros testes em 2020 com plugin de web story para WordPress que estava na sua versão notei um pico no meu tráfego orgânico por um intervalo curto de tempo. Recentemente comecei postar mais stories e tive resultados melhores que em 2022.

Nessa post além de compartilhar algumas novidades do plugin eu adicionarei o que eu utilizando web stories nesses últimos anos. Antes de entramos de como está web stories hoje e como eu venho utilizando esse formato, vou responder algumas perguntas comuns entre os leitores.

Como fazer um Stories no WordPres?

No meu canal do youtube eu publiquei um vídeo mostrando como fazer stories no WordPress como o plugin oficial do Google:

Criando seu primeiro web story – canal Fellyph Cintra

O que é um Web Story?

São um formato de storytelling para web aberta, permitindo que você crie facilmente narrativas visuais com animações envolventes, combinadas com texto, áudio e vídeo, assim criando uma experiência imersiva como os stories de apps nativos.

Como fazer um Web Stories?

Para a criação de web stories com programação vou dedica um post exclusivo para esse post vamos ter uma introdução e ver alguns conceitos relacionados utilizando editores visuais. Os editores visuais têm algumas opções plataformas gratuitas com recursos premium como

Mas qual é o segredo desse formato Web Story?

Além de ser um formato onde podemos reciclar o nosso conteúdo e entregar num formato mais atraente, web story para WordPress vem ganhando destaque entre criadores de conteúdo. Muito foi se perguntado porque o formato não ganhou a mesma rejeição que AMP.

Plugin de web Story para WordPress

Isso pode ser explicado pela mínima interferência do plugin no conteúdo principal, enquanto AMP alterará o conteúdo principal web stories vive por si só sem interferir na estrutura principal do site.

Quais os benefícios de utilizar Web Stories?

Web Stories é uma ferramenta gratuita para a criação de histórias interativas. Além da liberdade de criação que criadores de conteúdo tem com a ferramenta, o formato de Web story vem com uma série de benefícios com a sua utilização.

1. Aumento do tráfego orgânico

Web Stories é mais uma oportunidade de alcançar usuários de forma orgânica, o seu conteúdo pode ser sugerido via Google Discover para usuários baseados no seu interesse, atualmente é a forma mais fácil de aparecer no Google Discover devido baixo volume de web stories.

2. Capacidade de monetização os seus stories

Assim como toda página web é possível adicionar Google Ads em web stories, para isso você irá precisa de uma conta Google Ads válida e habilitar Ads para páginas AMP. Uma vez que a conta está habilitada o processo para adicionar as em seus web stories é super simples conectar a sua conta Google Ads com o plugin de web stories e adicionar ID publisher e o ID do slot do seu ads.

3. Controle total sobre a criação do conteúdo

Diferente de outras plataformas você tem controle total sobre o conteúdo e a estrutura dos seus web stories. Você pode alterar o conteúdo em tempo real, adicionar imagens, vídeos e arquivos de áudio. Além da inclusão de links ser totalmente livre para websites externos ou outras histórias digitais que foram criadas por outros usuários. Assim podendo criar uma lista de histórias relacionadas.

4. Baixa concorrência

Web Story para WordPress é uma ótima maneira de se destacar da multidão, hoje portais de blogs e notícias tem uma concorrência muito alta compara a web stories. O plugin do WordPress, por exemplo, está ativo em apenas 50 mil web sites, é um número ainda muito baixo comparado a Plugins de SEO que estão presentes e mais de 1 milhão de sites. Quanto mais cedo começar a criar web stories maiores serão a sua chance de aparecer num espaço premium como Google discover.

5. Liberdade de criação

Se você não é um designer ou desenvolvedor, não se preocupe o plugin de Web Story para WordPress contém uma série de templates que você seguir para criar os seus stories, os editores visuais vão ser incrivelmente úteis. Eles tornam possível a qualquer pessoa criar imagens e vídeos de alta qualidade por conta própria, sem ter qualquer experiência prévia em design.

Mais de 50 templates disponíveis no plugin de web story para WordPress

Isto dá mais liberdade criativa que apps nativos que disponibilizam somente GIFs ou WordArt, com o editor de Web Story para WordPress temos disponível um mini photoshop, com uma série de recursos disponíveis num navegador sem a necessidade de instalação de apps extras.

6. Oportunidade para reciclar conteúdo

Último item que gostaria de listar como benefício do uso de Web Stories, é a capacidade de reciclar conteúdo. Você pode usar conteúdo antigo que tenha sido publicado no seu website, resgatar esse conteúdo numa nova abordagem, adicionando mais contexto com imagens e animações. Isso pode trazer uma nova audiência para seu site e ajudar na manutenção do seu conteúdo.

Quais são os pontos negativos do Web stories WordPress Plugin?

Falando com o time do plugin de Web story para WordPress, o plugin tem algumas dificuldades.

1. Necessidade de noção gráfica

O plugin possui diversos templates, mas nem todo muito tem o toque artístico para criar um WordPress story com um bom apelo visual. O plugin disponibiliza várias sugestões para você melhorar a qualidade do seu web story:

Sugestões de design do plugin de Web Story para WordPress

2. É um trabalho extra

Com o plugin de web story para WordPress a dinâmica de criação de conteúdo é diferente. É um novo fluxo e nem todo mundo tem tempo para criar mais conteúdo onde o seu tráfego pode ser menor que um post normal ao longo do tempo.

3. Tráfego do Web Stories é muito volátil.

Os web stories são impulsionados pelo Google discover podendo ter um pico de acesso durante 2 a 3 dias e depois a audiência se normaliza, para muitos usuários esse pico pode ser frustante, mas é o mesmo que acontece com Stories em plataformas fechadas.

Picos de acesso vindo de web stories

Com uma diferença o seu conteúdo permanece na web, e pode ser encontrado a qualquer momento.

Otimizando a criação de Web Story para WordPress

Um dos desafios para criadores de conteúdo é a quantidade de plataformas para dar atenção. No meu caso eu não sou um criador de conteúdo full-time e tenho que me virar para criar conteúdo no blog e no meu canal do YouTube.

Para otimizar o meu trabalho na criação de conteúdo eu tento desenvolver o mesmo conteúdo em diferentes plataformas, não ficar repetitivamente, pois desenvolvo o mesmo conteúdo em diferentes formas e tipo de audiência também muda entre plataformas.

Fluxo de trabalho com o plugin

Para exemplificar essa estratégia eu vou utilizar um assunto, por exemplo, o assunto segurança para WordPress:

  1. Primeiro eu defino os tópicos que quero abordar.
    1. Introdução
    2. O que é segurança web
    3. Como funciona segurança em site WordPress
    4. Porque segurança para WordPress é importante
    5. Quais os principais plugins de segurança para WordPress
  2. Em seguida desenvolvo cada tópico com um parágrafo.
  3. Dai eu finalizo o conteúdo esses tópicos para meu conteúdo com uma variação para um post no meu blog ou Script para um vídeo no Youtube.

Esse era meu fluxo tradicional, se tivesse tempo eu iria criar uma web story sobre o assunto. Mas recentemente comecei a ter uma abordagem diferente.

  1. Seleciono o tópico
  2. Defino o esqueleto do tópico para a web story com os títulos.
  3. Adiciono o texto de cada página da minha web story.
  4. Seleciono as imagens para cada página, guardando um formato extra caso a web story vire uma postagem no blog.
  5. Se eu gostar do desenvolvimento do conteúdo eu crio uma postagem no meu blog ou um vídeo sobre o assunto.

Reciclando conteúdo antigo

Outra abordagem é revisitar posts populares e desenvolver uma web story sobre o assunto. Isso pode funcionar muito bem, pois o conteúdo já tem uma relevância no seu site.

Crie um template próprio

Uma das técnicas que me ajuda bastante é reutilizar stories antigos utilizando a opção de duplicar do plugin de web story para WordPress, eu já defini um formato básico e ir criando cópias desses stories fazendo pequenas alterações na estrutura do conteúdo.

O plugin de Web Story para WordPress, vem trabalhando bastante nas melhorias referentes ao editor, recursos como agrupamento de camadas e bloqueio de elementos ajudam na produtividade na criação das suas web Stories.

Uso de AI para criar conteúdo

Falando com Felix o engenheiro responsável pelo plugin de Web Story para WordPress, existem estudos de converter posts WordPress em web stories utilizam inteligência artificial. Hoje é possível resumir conteúdo com algumas ferramentas do mercado para geração de conteúdo com Inteligência artificial.

Onde o processo de simplificar o seu conteúdo para Google web stories será manual.

O que aprendi criando mais de 30 stories

Trabalhando com o plugin de AMP, alguns usuários da comunidade brasileira sempre me perguntavam sobre o plugin de web story para WordPress. Tinha conhecimento técnico, sabia das boas práticas para web stories, mas não como usuário.

Então decidi criar web stories no meu blog novamente, nos primeiros stories tive um acesso de 500 visualizações, a minha estratégia foi inicialmente olhar para um conteúdo que já tinha uma boa visibilidade no meu blog. Primeiro você precisa entender como seu web story é elegível para o Google discover e seguir as recomendações. E trabalhando com o plugin de web story para WordPress eu aprendi os seguintes itens.

Audiência das web stories

A primeira semana comecei com duas web stories por semana, depois aumentei para três e por fim postei todos os dias. O que eu notei a audiência semanal é quase fixa. Por exemplo, eu tinha uma média de 900 visualizações por stories. Se eu publicasse 3 stories por semana cada story recebia 300 visitas. Com 5 web stories a audiência permanecia um pouco acima de 900 visualização.

Conclusões sobre frequência de postagens

Acredito que esses números podem mudar pelo tipo de conteúdo, o meu conteúdo é mais focado em tecnologia acredito que isso possa mudar em outras áreas. Mas recomendo realizar uma análise sobre a audiência para encontrar a melhor frequência de postagens com o plugin de Web Story para WordPress.

Também preste atenção quais são os dias da semana que o seu web story tem um melhor desempenho.

SEO para web stories

Outro teste que realizei com o plugin de web story para WordPress como os posts se comportavam quando cadastrava as informações referentes a meta informações e quantidade de páginas.

  • Stories com 7 páginas tinham melhor desempenho, mas stories muito longo pode ter um nível de desistência alta também caso tenha uma call-action no final do seu post o idela é não ter um story muito longo.
  • Títulos curtos com 50 a 60 caracteres tinha um melhor desempenho
  • Stories sem uso de tags tinham baixo desempenho
  • Stories sem descrição ou descrição muito curta tinham baixo desempenho
  • Stories com imagem de capa limpa tinham melhores desempenho

Ações ao final do Story

Outro teste que fiz ao final do story com o plugin de web story para WordPress, era a adição de uma ação que poderia ser redirecionar para o meu canal do YouTube ou para meu próprio Blog. Primeiro elemento que eu aprendi com o plugin de web story para WordPress era referente ao tamanho dos meus stories.

Stories quando ficam muito longo tem uma taxa de desistência alta então vá direto ao ponto nos sues temas.

Ações dentro do seu própio site é muito mais fácil de monitorar os resultados do plugin de Web Story para WordPress. Ao final do Story recomendar outro story ou até um produto é muito mais eficiente que um redirecionamento para um canal do YouTube, durante a semana que meus stories bombaram eu senti um acressimo da audiência do meu canal quando eu realizava a recomendação.

Oportunidade de tráfego e concorrência mais leal

Com o plugin de web story para WordPress eu foquei nos keywords que tinham uma alta tráfego e uma alta concorrência para conteúdo Web, pois o nível de concorrência para web stories eram mais baixos com web stories.

Retendo tráfego de eventos pontuais

Outra estratégia que realizei era criar stories antecipando eventos como por exemplo, O google I/O e o WWDC e os dois tiveram desempenho bem diferentes. O story do google I/O teve um desempenho melhor pois em meu blog eu tenho mais conteúdo relacionado.

Enquanto o WWDC é um evento da Apple eu não tenho muito conteúdo relacionado em meu blog então isso pode ser um fator de atenção na hora de criar stories com o plugin de Web Story para WordPress, evite abordar conteúdo que não é relacionado ao seu site.

Futuro do plugin de web Story para WordPress

No momento, o time do plugin de web story para WordPress está focado em templates, animações, SEO e integrações com o Woocommerce e outras plataformas. E eles querem fazer ainda mais. Isso inclui coisas como suporte para desktop, integrações adicionais e recursos visuais ainda mais atraentes.

Como o plug-in atingiu um desenvolvimento estável com lançamentos mensais para suporte, também lançamos o programa de parceiros do Web Stories for Publisher.

A próxima grande interação do Plugin web story para WordPress é V2 tornou-se seu próprio plugin WordPress com recursos exclusivos, pois o projeto se revelou substancialmente diferente do plugin AMP genesis.

Enquanto a equipe preparava uma grande refatoração da base de código, eles iniciaram uma nova versão no outono de 2019 como um plugin autônomo. A equipe queria uma versão melhorada, seguindo seu próprio ciclo de desenvolvimento. Com a V2, a equipe buscou um foco mais refinado na poderosa compatibilidade com AMP com ênfase na ativação pronta para adoção universal.

O time do plugin de web story para WordPress considera uma maior integração com o Editor de blocos do WordPress e esse processo de desenvolvimento foi o primeiro WordPress e aproveitou as APIs do WordPress.

Mas foi projetado como um editor autônomo no React. Em teoria, poderia ser adaptado para suportar outras plataformas CMS ou SaaS. Dito isso, o plugin utilizou grande parte do WordPress Core e deve ser considerado principalmente um projeto orientado ao WordPress.

O plugin de Web Stories ainda está em teste no Brasil, India e Estados unidos, muitos itens ainda estão sobre avalição, a adoção do recurso, a qualidade do conteúdo criado. E impacto da ferramenta na open web. Particularmente eu estou muito feliz com o uso do plugin e espero que o criadores de conteúdo entendam sobre o poder dessa ferramenta.

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

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