Blog fellyph cintra - sitekit header

Monitorando seu site com Site Kit by Google

O Site Kit é o plugin oficial do Google para monitoramento de site WordPress, o plugin agrupa as principais ferramentas de monitoramento do Google, como:

  • Google Search Console – relatórios sobre como sua aplicação se comporta na busca
  • Google Analytics – relatórios de como o usuário navega pelo seu site
  • Google Tag manager – Permite adição de tags de monitoramento sem a adição de código
  • AdSense – Relatórios sobre os ganhos com anúncios do Google
  • PageSpeed Insights – Veja como sua aplicação se comporta referente a desempenho
  • Optimize – Ferramentas para teste A/B

O plugin conecta com todas essas ferramentas, mas não polui a interface do painel do WordPress. Com o Site kit podemos listar algumas Vantagens:

  • Ele traz uma interface com informações simplificadas dos seus relatórios caso queira ter um relatório mais completo você é direcionado para as ferramentas específicas.
  • O plugin que você consegue centralizar essas informações num único painel.
  • Também disponibiliza métricas por postagem.
  • As permissões podem ser disponibilizada por ferramentas
  • O plugin é inteiramente grátis
Relatórios por página do plugin site kit
Relatórios por página do plugin site kit

Instalação em 3 passos

tela de configuração do Site Kit
Site Kit Wizard

Para instalar o plugin você precisará de acesso para a conta que administra as contas dos serviços o qual você deseja vincular. E os passos serão os seguintes:

  • Verificar se você é proprietário da aplicação
  • Permitir acesso ao Google aos dados do domínio relacionado
  • Configurar a ferramenta desejada

Um ano utilizando o plugin

No ano passado tomei conhecimento do plugin visitando o WordCamp Europe em Berlin, na ocasião vi que o plugin estava em beta e comecei a testar-lo desde então. De um ano para cá vi a sua evolução nos primeiros meses após o lançamento. Na fase inicial alguns problemas foram encontrados devido ao teste em massa realizado pela comunidade. Agora vou falar um pouco sobre a minha experiência particular com o Site Kit.

Utilizei por anos o MonsterInsights plugin que trazia bastante informação era um plugin bem completo, mas acabava comprometendo o desempenho do painel do WordPress. Depois de uma tempo utilizando o Site Kit não senti mais falta da quantidade de gráficos e informações que o MonsterInsights disponibilizava. A solução pelo Site Kit de redirecionar os relatórios completos para as ferramentas específicas.

Outro detalhe importante com o Site Kit habilitei apenas os serviços do meu interesse. No caso Search console, PageSpeed Insights e Google Analytics. Então tenho um painel customizado sem a necessidade de carregar scripts desnecessários.

Por fim a integração com outros plugins do Google, por exemplo, o plugin de AMP para WordPress do Google eu não tenho interferência na validação das minhas páginas.

Limitações do plugin

Algo já de conhecimento do time do Google são algumas limitações na ativação ou na utilização do plugin.

Browsers

  • Opera: Para ativar o Site Kit com o Opera desative temporariamente a funcionalidade de Ad Blocker.
  • Firefox e Chrome: Se o seu site seguro (HTTPS) fizer uso de recursos HTTP, ele poderá ser classificado como conteúdo misto enquanto estiver usando o navegador Chrome ou Firefox.

Plugins WordPress

Plugins de cache (WP Super Cache, Breeze, Autoptimize): desative temporariamente os plugins de cache enquanto estiver configurando o Site Kit.

Monster Insights: desative temporariamente o Monster Insights enquanto estiver realizando a configuração do módulo do Google Analytics.

Updraft Plus: Desative a opção de armazenamento de backup do Google Drive durante a configuração do Site Kit ou desative o Updraft Plus durante a instalação do Site Kit.

WordPress Multisite

Atualmente o Site Kit não dá suporte a versão multisite do WordPress. Se você deseja utilizar em uma aplicação multisite realize a ativação de forma individual. O suporte para cobertura de toda a aplicação multisite está sendo desenvolvida para versões futuras mas sem previsão de Release.

Conclusão

Apesar das limitações existentes e períodos de instabilidade nas primeiras versões. Após um ano minha experiência com o plugin é satisfatória, apesar do contratempo das primeiras versões a integração de todos os serviços de monitoramento um um lugar só e sem ser de forma poluída ajuda bastante, lembrado que todas as funcionalidades são de graça.

Caso tenha alguma dúvida sobre o plugin deixe um comentário e para ler mais sobre WordPress acesse a página da categoria.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *