Novidades da Microsoft e Apple sobre PWA

Nos meses de maio e junho tivemos as conferências para desenvolvedores da Microsoft Build e Apple WWDC. Nelas tivemos algumas novidades importantes para as Progressive web Apps.

Primeiramente a Microsoft reforçou a sua estratégia de investir em Progressive Web Apps para desktop e o suporte do time da Microsoft ao projeto Fugu, Durante a apresentação: Building rich app experiences with Progressive Web Apps foram exibidas as novas integrações de PWA com o Windows 10 como:

  • Executando uma PWA quando o OS é inicializado
  • App Shortcuts
  • Integração com Share target
  • Associação de extensões de arquivos com PWAs
  • Associação de protocolos com PWAs
  • Proposta para personalizar a barra de título da janela da aplicação.

A seguir irei listar alguns recursos com mais detalhes.

Executando uma PWA quando o OS é inicializado

Assim como aplicações nativas também será possível definir uma PWA auto inicializar quando o usuário realiza o login no sistema operacional. Para habilitar esse recurso no Windows 10 adicionamos a seguinte propriedade em nosso manifest.json:

request_on_install: [
  "runonstartup",
]Code language: JavaScript (javascript)

Quando requisitado a instalação o usuário terá a opção de habilitar o novo recurso como na imagem abaixo:

Esse recurso estará disponível para PWA no Edge canary em julho
Esse recurso estará disponível para PWA no Edge canary em julho

Share Target API para desktop

PWAs agora podem registrar se registrar como destino de compartilhamento em aplicações desktop. A share target API já um recurso disponível on Android, agora também estará disponível para Windows 10.

App shortcuts

Confesso que é um dos recursos que estou animado para testar, app shortcuts permite criar atalhos nas ações rápidas da sua aplicação, geralmente acessado pelo ícone na barra de tarefas(Desktop) ou na home screen(Android), este recurso estará em breve disponível para Chrome/Edge para mobile/desktop como podemos ver nas imagens abaixo:

Blog fellyph cintra - app shortcut pwa
app shortcuts windows
Blog fellyph cintra - app shortcut android
App shortcuts android

Para adicionar shortcuts incluímos o seguinte código em nosso manifest.json:

"shortcuts": [
    {
      "name": "Play Later",
      "description": "View the list of podcasts you saved for later",
      "url": "/play-later",
      "icons": [
        {
          "src": "/icons/play-later.svg",
          "type": "image/svg+xml",
          "purpose": "any"
        }
      ]
    },
    {
      "name": "Subscriptions",
      "description": "View the list of podcasts you listen to",
      "url": "/subscriptions?sort=desc"
    }
  ]Code language: JavaScript (javascript)

Associação de arquivos com PWA

Esse recurso permite associar sua aplicação PWA com tipos de arquivos, URLs e protocolos específicos, por exemplo dentro de seu arquivo manifest.json você irá adicionar as seguintes informações:

"file_handlers": [
  {
    "action": "/editimage",
    "accept": {
      "image/jpg": [".jpg"]
    } 
  }
]Code language: JavaScript (javascript)

Atualmente não conseguimos realizar isso com Windows, mas na nova versão do Windows 10 será possível associar uma PWA a um tipo de arquivo. Na sua PWA você saberá quando o usuário tentar abrir um arquivo na sua aplicação com o seguinte código:

if('launchQueue' in window) {
  launchQueue.setConsumer(e => {
    let jpgFile = e.files[0];
  })
}Code language: JavaScript (javascript)

Seguindo a mesma lógica, também conseguimos associar protocolos a PWAs, por exemplo, uma URL para enviar um email. A previsão para esse recursos são para a versão 86 do Edge.

Privacidade

Além dos recursos que listei anteriormente no Windows 10 também será possível o gerenciamento de acesso de recursos do sua app como, por exemplo, câmera e geolocalização.

WWDC 2020

WWDC é a conferência anual de desenvolvimento da Apple, nesse ano tivemos o anuncio do iOS14 e as nova versão do safari, já no lado da Apple não temos nenhum momento o uso do termo PWA parece algo proibido internamente, mas com a exclusão do termo tivemos melhorias relacionadas Progressive Web App no safari e para apps de terceiros.

Por exemplo, apps iOS anteriormente não tinham acesso na webview acesso a service worker, como a nova versão do WKWebView do iOS isso será possível. Isso ajudará apps como Chrome e Firefox iOS implementarem o suporte a recursos que dependem do service Worker.

No Safari a versão 14 temos os seguintes items:

Também foram anunciadas melhorias referentes a CSS, Web Animations, Web Components, SVG e finalmente o suporte a WebP. Durante a apresentação sobre as novidades para desenvolvedores web, também mencionaram novidades já lançadas esse ano como Clipboard Async API.

Mas Pessoalmente o anuncio mais significante da semana foi O Anuncio de Jen Simmons como Web Technologies Evangelist, ela fez um trabalho maravilhoso na Mozilla e cria um pouco de esperança que o time do webkit priorize a padronização de alguns recurso no webkit.

Mais informações sobre os anúncios do webkit/safari https://developer.apple.com/news/?id=e4u1mtfu

web.dev Live

Esse ano não tivemos o Google I/O principal conferência para desenvolvedores do Google. Mas no final do mês de junho teremos o web.dev live evento focado totalmente em conteúdo web. Teremos algumas palestras relacionadas a PWA estou bastante ansioso para esse evento ele acaba fechando o ciclo de eventos das principais Empresas de tecnologias.

Blog fellyph cintra - webdev live
web.dev Live 2020

Mais conteúdo sobre PWA acesse a página do curso.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *