5 dicas para acelerar o seu WordPress

5 dicas para deixar o seu site wordpress voando

Recentemente no meu canal do YouTube comecei a dar dicas de performance em geral, mas todas as dicas são aplicáveis para WordPress, e nesse post compartilharei 5 dicas para acelerar o seu WordPress.

Performance sempre foi um item relevante na web, muitas vezes usuários donos de site, pensam que para deixar o WordPress mais rápido precisam ter conhecimento em programação, mas todas as dicas que irei compartilhar não necessitam de nenhuma alteração no código.

A importância de performance para WordPress

WordPress é uma plataforma extremamente popular para criação de sites e blogs. Uma das principais razões pelas quais WordPress é tão popular é a sua flexibilidade. No entanto, essa flexibilidade também pode ser um problema, pois muitos temas e plugins são mal codificados e a forma que os usuários administram o conteúdo, podem ser causar problemas de performance.

Performance é um fator essencial para o sucesso da sua aplicação e É por isso que a performance é tão importante para WordPress – um site lento pode aumentar a taxa de rejeição dos visitantes, o que pode afetar negativamente o tráfego e as conversões. Além disso, os motores de busca, como o Google, tendem a classificar melhor os sites mais rápidos. Portanto, se você quer ter um site bem-sucedido no WordPress, é importante garantir que ele seja o mais rápido possível aqui compartilharei dicas para acelerar o seu WordPress.

Lista de dicas para acelerar o seu WordPress

Confira agora as 5 dicas para acelerar o seu WordPress

1 – Hospedagem

Esse é seu ponto de partida, uma hospedagem lenta pode aumentar em mais de 30% o tempo de carregamento do seu site então fique atento no tempo de resposta da sua hospedagem o famoso TTFB.

Video onde eu explico o que é o TTFB e porque ele é tão importante – dicas para acelerar o seu WordPress

2 – Imagens

Segundo item que eu considero mais importante é a utilização de imagens, elas representam mais da metade do tamanho total de um site. Escolher os formatos adequados para web e dimensões corretas são extremamente essenciais para melhorar a performance do seu site.

Dicas de como otimizar as imagens do seu site – dicas para acelerar o seu WordPress

3 – Plugins de Performance

Plugins de performance são essenciais para o sucesso da sua aplicação, especialmente para aplicações WordPress onde a consulta de dados é constante. Escolha bem o seu plugin de performance, atualmente eu recomendo WPRocket e LiteSpeed cache.

4 – CDN

Funcionalidade que ajuda na entrega de conteúdo do seu site, imagens, CSS e JavaScript além de outros recursos. Ele utiliza geolocalização para encontrar um servidor mais próximo e o seu usuário, assim reduzindo o tempo de entrega.

Saiba mais como funciona uma CDN

5 – Object Cache

Esse é um recurso difícil de achar em serviços de hospedagens de baixo custo, mas é um item que irá efetuar uma diferença muito grande se você utilizar um WordPress com Woocommerce, por exemplo. Object Cache irá adicionar uma camada de cache nas consultas da sua aplicação assim reduzindo o tempo de resposta do seu WordPress.

Conclusão de como deixar o seu WordPress mais rápido

Performance para sites WordPress é muito importante para experiência do usuário e SEO, então sempre acompanhe a sua aplicação. Melhorias de performance é uma tarefa cíclica não termina em único dia. Fique testando sua aplicação de tempos em tempos e veja sempre onde é que você pode realizar essas melhorias.

Mais conteúdo relacionado

Gostou do artigo com dicas para acelerar o seu WordPress, para mais dicas sobre WordPress confira as posts:

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.