Blog fellyph cintra - dicas para wordpress

7 dicas de segurança para WordPress

Recentemente publiquei no meu canal, 5 dicas de segurança para WordPress, esse é um assunto bem recorrente. Por muitos casos de ataques a site WordPress.

Mas muitas vezes a falha vem do administrador do site, então para não passar pelo mesmo problema eu irei compartilhar algumas dicas para evitar dor de cabeça com o seu site WordPress.

Blog fellyph cintra - 7 dicas de seguraça para WordPress
7 dicas de segurança para WordPress

Porque segurança para WordPress é importante?

Segurança para WordPress é importante porque é uma das principais plataformas de desenvolvimento de sites na internet. É importante proteger o seu site WordPress contra hackers e ataques, para você pode continuar a oferecer um serviço seguro e confiável para os seus usuários.

Um ataque pode prejudicar o seu projeto em várias maneiras, seja na parte de SEO, por que projeto será penalizado caso seja listado como site infectado. Prejudicar os seus usuários que terão informações expostas e caso não tenha backup todo o conteúdo criado pode ser perdido

Lista de dicas de segurança para WordPress

Segurança para WordPress é item primordial em qualquer aplicação, seja essa online ou não. Por isso, é importante adotar medidas de segurança que protejam os dados dos usuários e garantam o sigilo das informações.

Nunca divulgue a sua senha para terceiros e nunca use a mesma senha em dois lugares diferentes e Crie backups frequentes dos seus arquivos e mantenha-os armazenados num local seguro. Agora vamos conferir a nossa lista de sugestões.

1 – Nunca utilize plugins piratas

Muitos usuários tentam economizar dinheiro baixando plugins piratas, mas na maioria dos casos o barato sai muito caro, onde em alguns casos a perda total dos dados do site. Os plugins podem conter códigos maliciosos para danificar a sua aplicação eu abrir brechas para invasores roubarem os dados do seu site WordPress.

Então tenha paciência e comece com opções free, existem vários plugins no repositório e muitos deles podem resolver o seu caso.

2 – Instale plugins através do repositório do WordPress

Uma tarefa simples sempre quando instalar plugins, procure primeiramente no repositório oficial do WordPress, ou pelo site wordpress.org ou pelo seu próprio painel de administração. Evite instalar plugin de sites de terceiros, claro que existem algumas exceções, mas esses casos são mínimos.

3 – Mantenha os seus plugins atualizações

Sempre que possível, habilite as atualizações automáticas de segurança nos plugins e temas do seu WordPress. Isso ajudará a manter a segurança do seu site em dia e protegido contra possíveis brechas de segurança. Essa é uma medida importante de segurança, que todo dono de site deve tomar. Fique atento às atualizações de segurança disponibilizadas para os plugins e temas do WordPress.

4 – Instale um plugin de segurança

Existem diversos plugins de segurança no mercado, pesquise e use um plugin que se adeque a sua realidade. Plugins de segurança sempre adicionam uma camada a mais de segurança no seu site WordPress. Recentemente publiquei uma web story com uma lista de plugins de segurança.

5 – Utilize senhas seguras

Parece algo básico, mas alguns administradores desconhecem os riscos de utilizar uma senha fraca “nomedosite1” ou “nomedoadmin1”, esse tipo de senha é fácil de ser descoberto utilizando scripts para descoberta de senhas.

Sempre quando possível utilizar uma senha longa com caracteres especiais. Sem preguiça nessa etapa para evitar dor de cabeça no futuro.

6 – Utilize HTTPS

Para manter o seu site WordPress seguro, é importante tomar algumas medidas de precaução. Uma das melhores maneiras de aumentar a segurança para WordPress é usar o protocolo HTTPS em todas as suas páginas. O HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é um protocolo de comunicação que criptografa as informações transmitidas entre o servidor e o navegador.

Isso significa que, mesmo que um hacker intercepte as informações transmitidas entre o seu servidor e o navegador do visitante, eles não conseguirão ler essas informações. Essa camada de segurança serve tanto para você como administrador quanto os seus usuários.

Além da criptografia, o HTTPS também fornece autenticação. Isso significa que você pode ter certeza de que está conectado ao servidor correto e que as informações transmitidas não foram alteradas durante a transmissão. Com autenticação e criptografia, o HTTPS oferece uma camada adicional de segurança para os sites WordPress.

7 – Tenha um Backup

Caso tudo dê errado você irá precisar de um plano b. Uma ação de segurança para WordPress não de prevenção, mas sim de contingência é a utilização de backups. A forma rápida de reduzir os dados de um ataque é recuperando o backup do site dia antes do ataque. E depois da recuperação do backup modifique todas as senhas do painel do WordPress quanto da sua hospedagem e banco de dados.

Essas foram as 7 dicas de segurança para WordPress são práticas que adicionam um pouco mais de trabalho na hora de realizar a manutenção do seu site WordPress, mas não se compara com a dor de cabeça de recuperar um site WordPress danificado por um ataque hacker.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *