5 dicas de segurança para WordPress

Blog fellyph cintra - dicas para wordpress

Recentemente publiquei no meu canal, 5 dicas de segurança para WordPress, esse é um assunto bem recorrente. Por muitos casos de ataques a site WordPress.

Mas muitas vezes a falha vem do administrador do site, então para não passar pelo mesmo problema eu irei compartilhar algumas dicas para evitar dor de cabeça com o seu site WordPress.

5 dicas de segurança para WordPress

Lista de dicas de segurança para WordPress

Segurança é item primordial em qualquer aplicação, seja essa online ou não. Por isso, é importante adotar medidas de segurança que protejam os dados dos usuários e garantam o sigilo das informações.

Nunca divulgue a sua senha para terceiros e nunca use a mesma senha em dois lugares diferentes e Crie backups frequentes dos seus arquivos e mantenha-os armazenados num local seguro. Agora vamos conferir nossa lista de sugestões.

1 – Nunca utilize plugins piratas

Muitos usuários tentam economizar dinheiro baixando plugins piratas, mas na maioria dos casos o barato sai muito caro, onde em alguns casos a perda total dos dados do site. Os plugins podem conter códigos maliciosos para danificar a sua aplicação eu abrir brechas para invasores roubarem os dados do seu site WordPress.

Então tenha paciência e comece com opções free, existem vários plugins no repositório e muitos deles podem resolver o seu caso.

2 – Instale plugins através do repositório do WordPress

Uma tarefa simples sempre quando instalar plugins, procure primeiramente no repositório oficial do WordPress, ou pelo site wordpress.org ou pelo seu próprio painel de administração. Evite instalar plugin de sites de terceiros, claro que existem algumas exceções, mas esses casos são mínimos.

3 – Mantenha seus plugins atualizações

Sempre que possível, habilite as atualizações automáticas de segurança nos plugins e temas do seu WordPress. Isso ajudará a manter a segurança do seu site em dia e protegido contra possíveis brechas de segurança. Essa é uma medida importante de segurança, que todo dono de site deve tomar. Fique atento às atualizações de segurança disponibilizadas para os plugins e temas do WordPress.

4 – Instale um plugin de segurança

Existem diversos plugins de segurança no mercado, pesquise e use um plugin que se adeque a sua realidade. Plugins de segurança sempre adicionam uma camada a mais de segurança no seu site WordPress. Recentemente publiquei um web story com uma lista de plugins de segurança.

5 – Utilize senhas seguras

Parece algo básico, mas alguns administradores desconhecem os riscos de utilizar uma senha fraca “nomedosite1” ou “nomedoadmin1”, esse tipo de senha é fácil de ser descoberto utilizando scripts para descoberta de senhas.

Sempre que possível utilizar uma senha longa com caracteres especiais. Sem preguiça nessa etapa para evitar dor de cabeça no futuro.

Essas 5 dicas de segurança para WordPress são práticas que adicionam um pouco mais de trabalho na hora de realizar a manutenção do seu site WordPress, mas não se compara com a dor de cabeça de recuperar um site WordPress danificado por um ataque hacker.

Para mais dicas WordPress confira a página dedicada a categoria.

Sobre Fellyph Cintra

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.