Blog fellyph cintra - plugin yoast seo

Plugin Yoast SEO otimizando resultados

O plugin Yoast SEO é um dos plugins de SEO mais populares do mercado, durante anos eu utilizei o plugin no meu blog pessoal. Nesse post vamos aprender a tirar o máximo de proveito do plugin passando pela configuração até a otimização do SEO do seu conteúdo.

Atualmente utilizo Rank Math SEO por uma questão de preço entre as suas versões PRO, mas não quer dizer que o Plugin Yoast SEO é uma má opção pelo contrário a sua versão gratuita vem com uma série de recursos que ajudam a otimizar o SEO do seu site.

Vários dos meus Clientes utilizam o plugin e conseguem obter ótimos resultados. Mas é importante lembrar que a instalação do plugin por si só não resolverá os seus problemas, é preciso configurar corretamente o plugin e otimizar o seu conteúdo.

Pilares de SEO

Antes de entrarmos a fundo na parte prática, precisamos entender que SEO não é uma ciência exata, pois não temos acesso ao código-fonte da busca do Google, o que temos são recomendações e testes realizados por terceiros.

Os fatores de posicionamento da busca podem chegar a centenas de itens e esses itens podem variar por categoria de conteúdo. Mas temos uma pergunta principal que é seu conteúdo atende as expectativas do seu leitor?

Quando a busca do Google recomenda o seu site ela fica atento se o seu conteúdo atendeu as expectativas e um desses fatores é se o usuário volta a pesquisar o assunto relacionado segundos após acessar o seu site via busca. Essa é umas das métricas utilizadas, na documentação oficial da busca do Google você poderá encontrar mais fatores de avaliação da qualidade do seu conteúdo.

Mas e forma geral temos 4 pilares que ajudam a determinar o SEO do seu site:

Blog fellyph cintra - pilares de SEO plugin Yoast SEO
  • Conteúdo que você aborda
  • Tem de entrega dessa informação, em outras palavras performance. Para isso o Google criou um conjunto de métricas para avaliar a performance do seu site o core web vitals.
  • Classificação interna do seu conteúdo.
  • Referências internas e externas do seu conteúdo, também conhecido como links e backlinks

Esses quatro pilares para serem resolvidos por apenas um plugin seria muito difícil, além disso, existem fatores externos como backlinks que fogem de um controle programático.

Responsabilidades de um plugin de SEO

Outro ponto importante para abordarmos, é a questão referente as responsabilidades de um plugin de SEO. Olhando para os 4 pilares, um plugin de SEO deve cobrir a parte de otimização de conteúdo para SEO e a otimização da classificação do seu conteúdo, com inclusão de metatags e dados estruturados.

Esses são os pontos básicos que um plugin de SEO deve ter, por outro lado, também podemos concluir que o sucesso de uma estratégia de SEO não está apenas relacionado a um plugin de SEO. Um bom plugin de SEO com uma configuração completa é só parte do processo para ter o seu conteúdo listado na busca do Google.

Etapas para ter sucesso com o seu plugin Yoast SEO

Para obter sucesso junto com o Plugin Yoast SEO, devemos focar em três otimizações:

  • Otimização de configurações
  • Otimização de conteúdo
  • Otimização de links internos

Esses são os três itens que você deve ter atenção na hora de configurar o seu site junto com o plugin Yoast SEO. Primeiramente precisamos saber que existem duas versões do plugin Yoast SEO, a versão free e a versão premium, neste artigo irei focar na versão gratuita.

Otimizando a configuração do seu site

Quando instalamos o plugin Yoast SEO pela primeira vez, temos o wizard como sugestão de configuração do nosso site, é muito importante realizar essa etapa preenchendo as informações requeridas. Essas informações serão essenciais para você passar informações gerais sobre o seu site que serão utilizadas em configurações de SEO específicas no seu site. Por exemplo, qual o tipo de organização está por trás do site e referências as redes sociais relacionadas ao site.

Configuração pela primeira vez

passo-a-passo da configuração do plugin Yoast SEO
Tela de configuração inicial do plugin Yoast SEO

Wizard num WordPress em português é chamado “configuração pela primeira vez”. Essa configuração como nome sugere é inicializada quando você ativa o seu plugin, mas vale lembrar que essa etapa pode ser acessada a qualquer momento caso o plugin já esteja ativo no seu site.

tela de otimização de dados para SEO do plugin Yoast
Acessando a tela de configurações iniciais via paniel de configurações do Plugin Yoast SEO

1 – Otimização de dados de SEO

Primeiro passo nesta etapa é otimizar os dados do seu site para SEO, são alterações feitas na base de dados do seu site para separar informações essenciais para o SEO do seu site. Muitos dados são incluídos utilizando dados estruturados, informações que não são visíveis aos usuários normais apenas para os motores de busca.

2 – Representação do site

Esta etapa é extremamente importante que você irá cadastrar informações sobre que tipo de site você possui: Empresa ou Pessoa.

Essa informação será importante para construção dos dados estruturados que serão enviados para busca do Google visando melhorar a classificação do conteúdo do seu site.

Depois caso escolha empresa, você poderá definir:

  • Nome do site
  • Nome da empresa
  • Logo da empresa

Caso escolha pessoal, as informações requisitadas irão mudar um pouco no lugar de logo, você poderá enviar um avatar.

3 – Perfis sociais

Essa etapa pode ser muito importante, pois redes sociais podem sinalizar a busca do Google a sua presença online. Além de ajudar a incluir informações quando os seus usuários compartilham o seu conteúdo.

tela de configurações de redes sociais do site

Nessa etapa, por padrão, apenas Facebook e Twitter são requisitados, mas é possível adicionar outras redes sociais.

4 – Preferências pessoais

Finalizando o processo, vão ser feita duas perguntas simples, uma para ajudar o plugin Yoast, rastrear alguns dados do seu site. Calma lá! Nada de informação pessoal, apenas a versão do WordPress e quais plugins estão instalados. Isso irá ajudar ao time do Yoast identificar problemas do plugin com outros plugins e versões do WordPress.

último passo do wizard de configuração do plugin Yoast SEO

Segunda pergunta é para fazer parte da newsletter do Yoast é uma lista semana que manda informações relevantes sobre SEO é atualizações do plugin e da busca do Google.

Por fim, é só confirmar o processo! Pode parecer demorado, mas esse processo leva 5 minutos.

Ferramentas para webmaster

Depois que o seu site está configurado, vale lembra de outra ferramenta essencial para o SEO do seu site é o Google Search console. Lá você irá saber como as pessoas pesquisam pelo seu site e quais os problemas que o robô de indexação do Google está achando no seu site.

Etapa de configuração de integração de ferramentas para webmaster

O plugin Yoast SEO, faz integrações com outros motores de busca, mas a primeira integração deve ser o Google, a segunda o Bing, além disso, você tem a opção de trabalhar com Yandex e Baidu. Para fazer a integração clique no link para a configuração do seu site e siga os passos.

Outra opção de integração é a utilização do plugin site kit

Otimização de Conteúdo

Essa etapa é uma fase que deve ser repetida para todos os posts e páginas do seu site, caso não tenha tempo de otimizar todos os itens, foque nas páginas principais do seu site. Mas agora analisaremos um post em particular é uma página de serviços de um site de uma cabeleireira.

veja como acessar o painel do plugin de SEO yoast

Com um conteúdo como exemplo, fica mais fácil de mostrar as suas funcionalidades, primeiramente temos o ícone do plugin do Yoast no canto superior direito, lá vamos ter acesso às funcionalidades do plugin.

Painel do plugin Yoast SEO pode ser acessado em duas regiões.
Painel de Otimização de conteúdo para SEO com o plugin Yoast

O plugin Yoast SEO fornece dois painéis de otimização: SEO e legibilidade, que podem ser acessados em duas áreas na sidebar direita ou ao final da página. Vamos inicialmente cobrir as melhorias de SEO. O primeiro fator-chave é a escolha da keyword ou palavra-chave. Pare isso é recomendado realizar uma pesquisa de palavra-chave para escolher uma palavra que traga um bom tráfego para o seu site e com relevância.

Utilizando o nosso exemplo assim, a palavra no cabeçalho serviços não diz muita coisa. Se utilizarmos essa palavra além da concorrência, teríamos uma audiência muito genérica. Uma outra opção seria “Serviços de cabeleireiro”, já sabemos qual serviço se trata, mas nesse caso agora temos uma concorrência muito alta.

Dai para atingir um público mais específico, vamos utilizar, “Serviços de cabeleireiro em Caruaru” e depois que incluímos a palavra-chave temos a análise de SEO a funcionar.

Otimização de SEO com o plugin Yoast

Análise de SEO do plugin Yoast SEO com a listagem de oportunidades de melhoras no conteúdo.

As recomendações serão agrupadas em:

  • Problemas: marcados com um ícone vermelho, são os pontos que você precisa melhorar no seu site.
  • Melhorias: itens que não prejudicam o SEO da sua página, mas necessitam atenção
  • Bons resultados: As melhorias que você já implementou no seu site.

No topo da imagem acima temos a pontuação geral, nesse caso a página está com o score vermelho, diferente do plugin do Rank Math que apresenta uma pontuação com números. O plugin Yoast SEO apresenta apenas o semáforo, isso é uma escolha do plugin, pois uma pontuação com número não tem um significado real para SEO e pode dar uma noção de falso positivo.

Mas lembrando a otimização de SEO não garante o seu conteúdo nas primeiras páginas do Google. Apenas um pilar de SEO entre vários como mencionamos anteriormente.

Otimização de legibilidade

Outra otimização muito importante é a questão de legibilidade do seu conteúdo, essa etapa o plugin Yoast SEO irá utilizar técnicas de linguística para avaliar se o seu conteúdo está otimizado para os seus usuários. Isso porque nada adianta o seu conteúdo está otimizado para SEO, mas não é legível para sua audiência.

Otimização de linguística pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição do seu site, fator que impacta no posicionamento do seu site na busca do Google.

Este recurso está disponível apenas no plugin Yoast SEO, por exemplo, o plugin Rank Math não possui este recurso. Outro ponto importante que essa funcionalidade de linguística está disponível para vários idiomas e o português é uma delas.

Blog fellyph cintra - plugin yoast seo realizando analise de legibilidade jpg

Como podemos ver na imagem acima, o plugin olha para vários itens:

  • Uso de voz passiva
  • Frase consecutivas
  • Distribuição de subtítulos
  • Tamanho de parágrafos
  • Tamanho de frases

Esses itens são tirados das recomendações do Google e com a análise de milhares de websites que utilizaram o plugin Yoast SEO.

Agora chegou a hora de falar da última etapa de recomendações de otimizações do plugin Yoast SEO, a estrutura de links internos. É uma etapa extremamente importante na otimização do SEO do seu site. Eles irão mostrar quanto você tem domínio sobre o assunto, quando você fala sobre um serviço específico.

Exemplo, hidratação capilar na sua página de serviços e tem um link para uma página detalhada sobre hidratação capilar, isso ajuda a mostrar domínio sobre aquela área. Além de linkar links externos relevantes, uma marca de um produto essencial para o tratamento ou de um centro de pesquisa relacionado ao serviço, podem ajudar na classificação das suas páginas perante o Google. Além dos links internos podem ajudar a busca do Google saber qual é o conteúdo mais relevante em sue site.

O plugin Yoast SEO mostra dentro dos seus posts e na listagem de posts, contagem de links internos e externos das suas páginas e posts.

Blog fellyph cintra - contagem de links internos e externos com o plugin yoast seo jpg
Contagem de links internos e externos com o plugin Yoast SEO

Gostou do post sobre o plugin Yoast SEO, confira mais conteúdo relacionado a SEO aqui no blog:


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Plugin Yoast SEO otimizando resultados”

  1. Avatar de Victor

    Fala Fellyph, tudo certo? Cara, como você criou o ícone do seu site? Que parece ser uma foto sua, mas no formato de ícone

    1. Avatar de Fellyph Cintra

      Olá Victor peguei uma foto minha desenhei num site de pixel art maker. Tem algumas soluções de automatização, mas essa foto foi boa parte manual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *