Atualização do algoritmo do google helpful content

Atualização na Busca: Google’s Helpful Content

Atenção! Criadores de conteúdo vem aí mais uma atualização da busca do Google chamada “Google’s Helpful Content” ou atualização sobre conteúdo útil. Dessa vez terá um impacto grande na busca, essa atualização já está sendo aplicada para conteúdo em inglês e em breve estará disponível para outros idiomas.

O que a atualização Google’s Helpful Content foca?

Google tem notado nos últimos tempos a frustração de usuários visitando páginas que não atendem as suas expectativa, no último ano tivemos várias pequenas atualizações e testes sobre a busca, e o resultado disso foi a criação dessa grande atualização.

A Google’s Helpful Content que visa priorizar conteúdo original e útil, como na documentação oficial mencionada conteúdo escrito por pessoas para pessoas. Também dá para notar que na documentação a atualização foca combater a quantidade de conteúdo gerado por AI.

Atualização do algoritmo Google's helpful content
Atualização do algoritmo Google’s helpful content

Priorize os seus usuários

A atualização Google’s Helpful Content foca valorizar conteúdo útil para os usuários, enquanto o conteúdo que não atende as expectativas do visitante não terá um desempenho tão bom assim.

Isso é simples de medir, se um usuário pesquisa por um assunto e continua a navegar no site é um sinal positivo, caso contrário o usuário volta a pesquisar o mesmo assunto será um sinal que o conteúdo não atendeu as expectativas.

Como garantir se o seu conteúdo será bem sucedido após a atualização google’s helpful content?

Para isto basta seguir as recomendações e ficar de olho nas diretrizes do Google, mas o processo mais simples é se decide abordar um assunto veja se o conteúdo atende a sua proposta. Foque a quem se destina em primeiro lugar e, ao mesmo tempo, seguindo as recomendações de SEO para dar mais relevância ao seu conteúdo aos motores de busca.

Dentro da documentação oficial do Google tem um questionário que irá ajudar a identificar se o seu conteúdo será impactado pela atualização Google’s helpful content ou não, então analise o seu conteúdo e caso responda sim você está no caminho certo:

  • Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa, ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?
  • O seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e profundidade de conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço, ou visitado um lugar)?
  • O seu site tem um propósito ou foco principal?
  • Após ler o seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir o seu objetivo?
  • Alguém lendo o seu conteúdo deixará a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?
  • Você está tendo em mente as orientações do Google para atualizações principais e análises de produtos?
Usuários vs. Bots - pontos de atenção com o Google's Helpful Content update
Usuários vs. Bots – pontos de atenção com o Google’s Helpful Content update

Evite criar conteúdo somente para motores de busca

Boas práticas de SEO são essenciais para o sucesso do seu conteúdo, mas criar conteúdo apenas para motores de busca e esquecer dos seus usuários pode trazer uma má experiência para os seus usuários e isso pode ser identificado por motores de busca, como no exemplo que eu citei anteriormente.

Mas como evitamos ter um comportamento apenas focado em motores de busca e não atender as expectativas dos nossos usuários? Confira as perguntas a seguir e caso responda, sim, será um alerta para dar uma atenção ao seu conteúdo.

  • O conteúdo é principalmente para atrair cliques em mecanismos de pesquisa, em vez de usuários?
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
  • Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
  • Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
  • Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
  • O Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? (Não, nós não).
  • Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
  • O seu conteúdo promete responder a uma pergunta que, na verdade, não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV quando uma não está confirmada?

Como a atualização Google’s Helpful Content irá funcionar?

A atualização já começou a ser aplicada gradualmente no dia 25 de agosto, o Google geralmente posta no seu blog quando a atualização está completa, isso pode durar semanas ou até meses. Como mencionado, essa atualização será aplicada em buscas em inglês.

A atualização irá introduzir um novo fator de posicionamento na busca, esse sinal irá classificar em diversos níveis o conteúdo: como pouco valor, baixo valor e não é particularmente útil.

Qualquer conteúdo será avaliado

Não apenas conteúdo inútil será avaliado pelo algoritmo Google’s Helpful Content, em sites determinados como tendo quantidades relativamente altas de conteúdo inútil em geral tem menos probabilidade de ter um bom desempenho na Pesquisa. Supondo que haja outro conteúdo em outro lugar da Web que seja melhor exibir. Por esse motivo, remover conteúdo inútil pode ajudar na classificação de outros conteúdos.

Quanto tempo levará para um site melhorar, se remover conteúdo inútil?

Os sites identificados por esta atualização podem encontrar o sinal aplicado a eles durante um período de meses. O nosso classificador para esta atualização é executado continuamente, permitindo monitorar sites recém-lançados e existentes. Como determina que o conteúdo inútil não retornou a longo prazo, a classificação não será mais aplicável.

Esse processo classificador é totalmente automatizado, usando um modelo de aprendizado de máquina. Não é uma ação manual nem uma ação de spam. Em vez disso, é apenas um novo sinal e um dos muitos sinais que o Google avalia para classificar o conteúdo.

Vídeo sobre a atualização Google’s Helpful Content

Isso significa que alguns conteúdos que priorizam as pessoas em sites classificados como tendo conteúdo inútil ainda podem ter uma boa classificação, se houver outros sinais identificando esse conteúdo em primeiro lugar como útil e relevante para uma consulta. O sinal também é ponderado; sites com muito conteúdo inútil podem notar um efeito mais forte. De qualquer forma, para obter o melhor sucesso, certifique-se de remover o conteúdo inútil e também de seguir todas as nossas diretrizes.

Mais conteúdo relacionado

Gostou do conteúdo sobre a atualização Google’s Helpful Content, confira mais conteúdo sobre SEO:


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Atualização na Busca: Google’s Helpful Content”

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ótimo conteúdo!
    Tem algum contato para prestação de serviços wordpress?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *