Atualização nas diretrizes do Google de proprietários de sites

Outubro de 2022, saiu uma atualização bem importante nas recomendações de SEO do Google. Um desses guia é a diretrizes do Google para proprietários de sites lá você encontrará recomendações para o seu site ter um bom desempenho na busca.

Esse guia que já completa 20 anos, passou por várias atualizações para se adaptar as mudanças da Web, pois a internet de hoje é totalmente diferente da internet de 20 anos atrás. Lá atrás quando o guia foi criado se chamava Diretrizes para webmasters, o termo com o passar do tempo ficou desatualizado, agora se chama diretrizes para proprietários de sites.

Fundamentos da Pesquisa do Google

Assim como qualquer tecnologia ou técnica, conhecer os fundamentos é essencial para obter sucesso. Agora os fundamentos básicos se dividem em três grupos.

  • Requisitos técnicos: o que o google precisa em uma página para saber o que se trata o conteúdo e exibi-lo na pesquisa.
  • Políticas de spam: regras para evitar comportamentos e táticas mal intencionadas para burlar o posicionamento da busca.
  • Principais práticas recomendadas: fatores que ajudam a melhorar a exibição do seu conteúdo.

O que mudou nas diretrizes do Google?

A atualização inclui algumas mudanças para simplificar as regras para os proprietários de sites. Agora elas são apresentadas em categorias que mencionamos anteriormente: requisitos técnicos, políticas de spam, práticas recomendadas.

Muitas das diretrizes do Google já existiam, mas agora ficam agrupadas nessas categorias, assim os proprietários de sites podem se organizar na hora de tomar uma ação.

Nova seção focada em requisitos técnicos

Modificações técnicas sempre são mais complexas devido à necessidade de programação em alguns casos, mas são essenciais para o Google conseguir identificar o seu conteúdo. Existe uma série de requisitos mínimos para seu conteúdo ser indexado na busca.

  • O googlebot não está bloqueado.
  • A página funciona, ou seja, o status HTTP deve ser 200
  • A página tem conteúdo indexável, ou seja, imagens e texto.

Para ajudar o seu conteúdo aparecer na busca, siga o manual de boas práticas do Google.

Novidades nas Políticas de spam

As políticas de spam abrangem formas comuns de spam e condutas que podem impactar negativamente a sua classificação na busca ou até removê-lo dos resultados da Pesquisa Google na Web. A maioria dos tópicos foi retirada das antigas “Diretrizes de qualidade”, além de outras diretrizes do Google relacionadas publicadas na Central da Pesquisa que eram originalmente independentes, como malware e conteúdo invadido.

As novas adições e modificações importantes são as seguintes:

Essa parte foi reescrita devido aos recentes problemas referentes a conteúdo enganoso, um problema em crescimento na web. Por isso o time de conteúdo do Google atualizou cuidadosamente essa categoria e as suas recomendações.

Principais práticas recomendadas para ter sucesso

As principais práticas recomendadas são um conjunto de recomendações que acreditamos que as pessoas precisam considerar ao criar sites. Obedecer aos requisitos faz os sites aparecerem e permanecerem na Pesquisa.

No entanto, são as práticas recomendadas que dão vida aos sites para que eles sejam encontrados com mais facilidade na Pesquisa e também o seu leitor tenha uma boa experiência.

Gostou do post sobre diretrizes do Google Para proprietários de sites? Confira mais posts sobre SEO aqui no blog.


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