WordPress State of the Word 2022

Todos os anos temos a apresentação do State of the Word por Matt Mullenweg o criador do WordPress. Nessa apresentação temos um resumo das ações relacionadas ao CMS e uma introdução do que vem por ai para o ano seguinte.

Neste ano, assim como 2021, a apresentação foi realizada no escritório da Automattic em Nova York, onde foram apresentados os seguintes assuntos:

  • Novidades do projeto Gutenberg
  • Meetups e WordCamps
  • WordPress completa 20 anos em 2023
  • Learn WP
  • Openverse
  • Melhorias no WP
  • Block Themes
  • Styles Themes
  • Fechando a fase 2
  • Create Block Theme
  • Editor, Padrões, Estilos de Blocos
  • Contribuidores
  • Fase 3

Não irei cobrir todos os temas, mas agruparei em tópicos maiores.

Gutenberg

Sempre é um tópico de destaque nas apresentações do State of the Word. Nessa apresentação foi lembrado que os blocos Gutenberg é um projeto que passa as fronteira do WP é pode ser utilizados em outros projetos.

Agora os BBPress forms possuem suporte ao editor de blocos, agora é possível criar posts customizados em forums. E essa suporte também está previsto para BuddyPress, isso só é possível por conta de um projeto chamado Blocks Everywhere.

Os blocos gutenberg também podem ser usados agora em projetos Laravel, projeto foi criado pela empresa engineawesome.com. Day One outra empresa adquirida pela automattic, também vai passar a usar o editor de blocos para criação de conteúdo. A licença dos blocos sofreu uma pequena alteração para permitir que apps nativos utilizarem os editores de blocos.

Editor de blocos WordPress, rodando do tumblr

Por fim, foi exibido o demo do novo editor do Tumblr que utiliza o editor de blocos com uma skin totalmente diferente.

WordPress Completa 20 anos

Em 2023 o WordPress vai completar 20 anos, o CMS presente em mais de 40% dos sites na internet completa duas décadas. É um marco muito significante, especialmente no mundo de tecnologia que é tão competitivo.

E no próximo ano uma série de eventos irão ocorrer ao redor do mundo. Já tem um endereço disponível para compartilhar informações sobre o evento.

Site especial para comemorar o aniversário de 20 anos do WordPress

Meetups e WordCamps

Claro que as comunidades de desenvolvimento voltam a se encontrar presencialmente. E isso é um grande desafio ter grupos que não se encontravam presencialmente a 2 anos voltar a organizar encontro e eventos.

Meetups e WordCamps teve uma atenção especial e eu acho que é merecido, pois todo recomeço é muito difícil, mas a comunidade WordPress está de parabéns com a sua retomada nos eventos presenciais.

Melhorias no WordPress em 2022

No ano de 2022, tivemos 3 grandes atualizações no WordPress focadas no editor de site, uma das atualizações mais impactantes dos depois do lançamento de blocos Gutenberg. Pois agora temos a possibilidade de editar um site WordPress inteiramente via painel.

Essa funcionalidade trouxe outros termos muito importantes para criação de sites com WordPress, como Block Themes, Styles e Padrões de blocos. Peças importantes na construção de sites com esse novo paradigma de construção de sites com o WordPress.

Block Themes

Block themes é a nova forma de criar temas dentro do WordPress e os temas de blocos permitem criar temas com blocos WordPress. Assim como os blocos representam peças de legos que podem montar estruturas complexas, os temas de blocos são essas estruturas montadas com as peças de lego.

Styles

Estilos foi um outro item que eu fiquei muito empolgado em 2022, ele permite criar variações do mesmo tema, com cores, fontes e espaçamento para temas de blocos WordPress. Assim, aumentando bastante a possibilidade de variações de um site WordPress. E o poder dessas variações podemos encontrar no novo tema padrão do WordPress o Tema Twenty Twenty-Three que possui dez variações do mesmo tema.

WordPress 6.2

WordPress 6.2, versão prevista para março de 2023, representa o fim da fase 2 do projeto gutenberg, o qual foi planejado em 4 fases.

  • Fase 1: Editor de blocos
  • Fase 2: Editor de sites
  • Fase 3: Edição simultânea de conteúdo
  • Fase 4: Multi-idioma

Um dos itens que podemos ter um impacto na criação de temas, é o plugin create block theme. Ele permite você criar o seu próprio tema no admin do WordPress, adicionar fontes, criar regras de espaçamento e cores. Esse plugin está sendo desenvolvimento em paralelo com a versão do WordPress 6.2 mas pode fazer parte do core do WordPress no futuro.

Melhorias no editor

Uma das novidades previstas para WordPress 6.2 é o modo de edição Zen mode, são melhorias implementadas no editor para evitar a distrações na hora da criação do conteúdo, esse modo já pode ser testado caso tenha o plugin do Gutenberg instalado no seu site.

Novidades do WordPress 6.2

Como podemos ver na imagem acima dentro do meu editor, eu estou testando o modo zen, onde somente o bloco em que estou editando possui o destaque e o resto do conteúdo é exibido com opacidade baixa.

Padrões de blocos

Padrões de blocos é um recurso que está no WordPress por um bom tempo. Mas na versão 6.2 do WordPress ele irá passar a ter melhorias na sua navegação e organização dos padrões.

melhorias em gerenciamento de padrões de blocos

Na imagem acima, temos um preview do novo esquema de navegação. Como vocês podem ver é um recurso que eu utilizo bastante. Particularmente eu tenho esses blocos de introdução ao um determinado assunto, quando que falo sobre um assunto relacionado eu incluo esse resumo sobre o assunto específico.

Por exemplo, se eu falo sobre algo relacionado a core web vitals eu já tenho uma breve introdução. Assim eu não perco tempo reescrevendo o assunto. Mas o ponto principal que essa visão facilita muito mais encontrar meus blocos reutilizáveis.

Outro item que ganhou destaque foi o acesso as mídias do meu site, agora podemos incluir imagens e vídeos rapidamente em nosso conteúdo sem bloquear a edição do conteúdo.

Melhorias no gerenciamento de mídias

Como podemos ver as imagens do meu site ficam acessíveis no menu lateral do meu editor junto com os blocos e padrões de blocos.

Style Book

Um novo recurso que será incluído na versão 6.2 do WordPress irá funcionar como uma biblioteca do design system do seu WordPress. Onde você terá o preview de todos os blocos do seu site interagindo com o seu tema.

Basicamente é um guia completo do seu site em uma única página, isso será extremamente útil para desenvolvedores de temas e usuários. Quando criava temas utilizava plugins para fazer esse tipo de teste. Agora o conteúdo pode ser testado sem o uso de plugins.

Fase 3 do Projeto Gutenberg

A nova fase do projeto começa a ser desenvolvida em 2023, um boa descrição que Matt fez sobre a fase 3 do projeto Gutenberg é a mudança da estrutura single player que WordPress tem hoje. Para uma dinâmica multi-player.

Algo que já acontece com o Google Docs, onde podemos escrever um documento ao mesmo tempo com outro editor ou adicionar comentários e revisões sobre um parágrafo em particular. Isso irá ajudar bastante times que já criam conteúdo em colaboração. Projetos que participei que tinham esse fluxo, de revisão e colaboração trazia a necessidade de escrever o conteúdo em dois locais, o conteúdo final no WordPress e seu rascunho no Google docs.

Além dessa capacidade de colaboração, também estão previstos melhorias na tela de revisões de posts e galeria de mídias como já mostramos anteriormente nesse post. E com essa estrutura de colaboração também será necessária uma estrutura de notificações eficiente para gerenciar essas mudanças.

Nem todas essa novidades estarão presentes em 2023, mas será o ano de partida para essas funcionalidades.

WP Playground

Por fim, o último item apresentado foi um projeto desenvolvido pelo core contributor Adam, que permite criar um playground WordPress no browser sem a necessidade de ter um servidor PHP e um banco de dados rodando.

Essa instância criada, tem a finalidade para testar plugins, temas e conteúdo educacional. Algo que pareceu bastante interessante e vale a pena dar uma olhada com mais detalhes.

Para entender o poder desse recurso, um estudante pode rodar no próprio navegador um WP, sem a necessidade de se preocupar com PHP, apache ou banco de dados. Simplesmente ter as mudanças ao vivo no browser. Outro caso de uso é referente a atualizações do WP no futuro o próprio WP pode criar um clone da sua aplicação e testar a versão atualizada do seu site.

Mais informações sobre o projeto você irá encontrar em: https://developer.wordpress.org/playground/

Assuntos relacionados


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *