Blog fellyph cintra - migrando conteúdo do squarespace para wordpress

Squarespace para WordPress: como importar o conteúdo do seu site

Recentemente ajudando o time de uma startup, uma pergunta surgiu como eles podem migrar o conteúdo do site institucional do Squarespace para WordPress. E a resposta é sim, mas tem um detalhe a migração passará apenas o conteúdo. Replicar o design precisará de alguns passos extras.

Squarespace

O Squarespace possui a quarta posição dos CMS mais usados do mercado com 3% do mercado de CMS. É uma plataforma de criação de sites que oferece aos usuários uma maneira fácil e intuitiva, funciona com uma estrutura de SAAS software as a service, então a complexidade de instalar e gerenciar um CMS é abstraída.

A plataforma oferece aos usuários um conjunto completo de ferramentas para criar o seu site, desde o design, marketing, internacionalização e SEO. Algumas ferramentas também estão presentes na plataforma WordPress como no caso da weglot.

Vantagens de utilizar o Squarespace

Uma das vantagens de utilizar o Squarespace é a facilidade de importar o conteúdo do seu site e não se preocupar como itens como hospedagem e configuração de domínio. Com apenas alguns cliques, você pode ter o seu site rodando.

Outra vantagem é que o Squarespace oferece opções bem organizadas de design, uns formatos mais fechados, assim ficando mais difícil de “bagunçar” um tema Squarespace. Além disso, você não precisa se preocupar com a instalação e atualização de plugins.

Desvantagens de usar o Squarespace

Não é tão flexível quanto o WordPress: com o Squarespace, você está limitado ao que eles oferecem. Se você quiser algo fora do padrão, pode ser difícil ou impossível de personalizar. Com o WordPress, você tem acesso a milhares de plugins e temas que lhe permitem criar qualquer tipo de site que você deseja.

Pode ser mais caro: O Squarespace oferece planos mensais, mas se você quiser algumas das funcionalidades mais avançadas, precisará pagar por um plano anual. Além disso, se você quiser adicionar um plugin ou tema premium, terá que pagar pelo download separadamente. Com o WordPress, você pode encontrar plugins e temas gratuitos que lhe permitem adicionar qualquer funcionalidade que desejar ao seu site.

Migrando o conteúdo do Squarespace para WordPress

Dentro do Squarespace podemos exportar e importar o nosso conteúdo caso queira, exportar o conteúdo para um site WordPress, a plataforma Squarespace tem a opção de exportar o formato XML padrão do WordPress. Para isso seguiremos os seguintes passos:

  1. Acessar o painel de administração do site Squarespace.
  2. Ir para o painel de configurações.
  3. Acessar painel de configurações avançadas.
  4. Selecionar a opção importar/exportar conteúdo.
  5. Exportar conteúdo para WordPress.

Agora que sabemos os passos, eu vou compartilhar os passos via screenshots:

Painel de administração do Squarespace - migrando conteúdo do squarespace para WordPress
Painel de administração do Squarespace – migrando conteúdo do squarespace para WordPress
Painel de configurações - migrando conteúdo do Squarespace para WordPress
Painel de configurações – migrando conteúdo do Squarespace para WordPress
Importando e exportando conteúdo - migrando conteúdo do Squarespace para WordPress
Painel de configurações avançadas para migrar Squarespace para WordPress
Blog fellyph cintra - 4 exportando site para wordpress
Exportando conteúdo do Squarespace para WordPress

Uma vez que você tem o XML do exportado pelo squarespace, é hora de importar o conteúdo no seu WordPress para isso vamos acessar o painel do WordPress e Importar o conteúdo. Para isso acessamos o painel de ferramentas > importar como podemos ver nas imagens abaixo:

Blog fellyph cintra - 5 importando conteúdo do squarespace para um site wordpress
Importando as informações para o site WordPress

Uma vez que você acessa o painel, ao final da listagem de opções para importar o conteúdo temos a Opção para importar conteúdo do WordPress, porque o Squarespace exportou o conteúdo compatível com WordPress. Essa opção não vem instalada por padrão, para habilitar o recurso é só instalar o plugin e realizar a importação do conteúdo seguindo os passos do painel.

Mais conteúdo relacionado

Gostou deste conteúdo, para mais conteúdo relacionado a WordPress confira os artigos anteriores sobre o assunto.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *