Blog fellyph cintra - 5 dicas para atualização de sites WordPress

5 Dicas para atualização de sites WordPress

Recentemente publiquei um vídeo no meu canal sobre a atualização de sites WordPress 6.0, e um das perguntas frequentes foram sobre problemas na atualização do WordPress. Nesse artigo compartilharei dicas para atualizar o seu site WordPress e evitar esse tipo de problema durante a atualização de sites WordPress.

Vídeo sobre dicas de atualização de sites WordPress

Por que atualizar um site WordPress?

O que são atualizações e por que precisamos delas? As atualizações de qualquer software são lançadas por quatro motivos.

  • Corrigir vulnerabilidades de segurança.
  • Corrigir bugs que foram descobertos no código.
  • Melhorias de código atual
  • E por último, para adicionar novos recursos.

Por isso Precisamos instalar consistentemente as atualizações disponíveis para nossos sites porque todos os sites precisam de patches de segurança para não ficarem vulneráveis ​​a ataques hackers. Além disso, todos os sites se beneficiam de correções de bugs porque executam uma base de código mais estável.

WordPress 6.0 - Dicas de atualização de sites WordPress
WordPress 6.0 – Dicas de atualização de sites WordPress

Quais são os tipos de atualizações dentro do WordPress?

Existem três componentes do seu site WordPress que envolvem atualizações no ecossistema WordPress:

  • WordPress Core
  • Temas
  • Plugins

Dentro do WordPress, temos várias regiões onde podemos gerenciar atualizações, no painel de administração:

Painel com atualização de sites WordPress
Painel com atualização de sites WordPress

As setas mostras as possibilidades de atualização de sites WordPress, seguindo a ordem do topo até a base.

  • O ícone no banner superior
  • Atualizações do core do WordPress através do banner
  • Lista de atualizações no menu lateral
  • Por fim a lista de atualizações disponíveis para plugins

Os plugins também podem ser administrados a partir da tela de plugins, você pode ir até lá clicando no botão Plugins na navegação do lado esquerdo. Uma vez nesta página, você verá uma lista de todos os plugins que estão instalados e prontos para serem atualizados no seu site, estejam eles ativados ou não.

Qual o risco com atualização de sites WordPress?

WordPress é um sistema CMS muito simples de se trabalhar, mas, ao mesmo tempo, pode ser um ambiente muito para realizar atualizações isso por que, o WordPress pode ser instalado em qualquer tipo de hospedagem que milhares de configurações diferentes. Cada site WordPress possui uma configuração específica com temas e plugins.

Além disso, temos uma infinidade de hospedagens que podem variar a sua configuração, tipo de serviço, tipo de servidor, versão do PHP e versão do mySQL. São alguns dos pontos que podem ter uma variação entre serviços. E no topo desse ambiente existe o compromisso que todas as versões do WordPress devem ser retro compatíveis em outras palavras uma versão de 5 anos atrás do WordPress deve conseguir atualizar para versão 6.0.

E tudo isso funcionando em código de fonte único, por isso sempre existe um risco de atualização por que é impossível prever esses milhões de combinações possíveis.

Dicas para atualização de sites WordPress

Agora vamos a nossa lista de dicas para atualização de sites WordPress, vou listar 5 itens para você ter atenção durante a atualização do seu site WordPress.

1 – Faça backup

Se você já atualizou um site WordPress, certamente chegarmos às atualizações, veremos uma mensagem muito importante; “Antes de atualizar, faça backup do seu banco de dados e arquivos.” Backup significa simplesmente salvar uma cópia do seu site numa determinada data e mantê-la segura.

Se você tiver um backup, poderá restaurar o seu site ao estado anterior se houver algum problema durante a atualização. Você pode saber mais sobre como fazer backups abaixo dos recursos. Duas opções simples, por exemplo, são instalar um plugin de backup ou fazer login no painel de hospedagem e seguir as etapas rápidas para fazer backup lá. Portanto, é aconselhável fazer backup do seu site antes de executar qualquer atualização.

2 – Cuidado com o armazenamento da sua hospedagem

Um dos problemas que podem acontecer durante a instalação da atualização de sites WordPress é não conclusão do processo devido à falta de espaço no servidor. Para evitar esse tipo de problema confira se a sua hospedagem tem espaço suficiente para realizar a atualização do WordPress.

3 – Crie um ambiente de teste

Outro ponto importante é ter um ambiente de teste para realizar a simulação de testes num site WordPress, podemos ter uma cópia do nosso site localmente, mas o melhor caso é ter um ambiente de teste online. Onde podemos realizar simulação mais próxima à estrutura que temos nos nossos sites de produção.

Algumas hospedagens oferecem o serviço já configurado para realização de testes, também certifique-se de ser esse ambiente privado sem o acesso de terceiros. Para não ter o risco desse conteúdo ser indexado pelo Google e não ter o seu conteúdo marcado com duplicado.

4 – Espere um pouco

As vezes queremos testar todas as novas funcionalidades, hoje em dia o time do core do WordPress faz testes exaustivos antes de lançar uma nova versão, mas mesmo assim a chance de afetar algum grupo de usuários. Por conta da sua flexibilidade é possível ter bilhões de configurações diferentes para um site WordPress assim tornando quase impossível cobrir todos os cenários durante os testes de uma atualização do WordPress.

Por isso, tenha um pouco de paciência antes de apertar o botão de atualizar. Hoje o WordPress tem um esquema de atualizações automáticas, você pode reduzir o filtro para receber apenas atualizações de segurança. Também é uma opção para não atualizar o seu site de imadiato.

5 – Atenção aos plugins de cache

Plugins de cache podem afetar a atualização do site, pelo fato de manter arquivos no cache da sua aplicação que podem confundir a atualização de plugins e do próprio WordPress, esse caso é um caso não tão comum. Caso se depare com esse tipo de atualização, desabilite o plugin de Cache, faça a atualização e depois que o processo é concluído. Ative novamente o plugin de cache.

Essa são as minhas 5 dicas para atualização de sites WordPress, para mais dicas sobre WordPress, confira os posts relacionados:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *