O que são padrões de blocos WordPress?

Padrões de blocos WordPress são uma coleção pré-agrupada de blocos que você pode inserir em posts e páginas. É um recurso que pode ajudar criadores de conteúdo encontrar designs pre configurados.

Por que você deveria se empolgar com os padrões de blocos WordPress?


Você pode usar o Block Pattern Directory para encontrar uma variedade de padrões de blocos WordPress pré-projetados, e acelerar a criação de conteúdo, desde simples combinações de texto e imagem até um layout de página inteiro com colunas e sessões.

Usar um padrão de bloco é uma ótima maneira de aprender como diferentes blocos podem ser combinados para produzir efeitos interessantes.

Usando padrões de bloco

Nas últimas versões do WordPress é possível navegar por uma biblioteca de padrões de blocos WordPress, e com apenas alguns cliques é possível adicionar padrões de blocos nas suas páginas WordPress.

Clicando no botão de mais no canto superior direito do seu editor você te acesso à biblioteca de padrões de blocos WordPress.

lista de padrões de blocos do WordPress
lista de padrões de blocos do WordPress

Padrões de blocos pode ter diversas finalidades, estruturar o seu layout, depoimentos, cabeçalhos e galerias de imagens. Além disso, você pode personalizar e trabalhar com os blocos do core do WordPress.

Pesquisando padrões de blocos

Visto que você acessou o painel de padrões de bloco, você terá acesso a todos os blocos disponíveis e a lista será extensa, uma forma de agilizar o seu processo é utilizando o filtro de pesquisa e pesquisar os seguintes itens:

filtro de categoria de blocos
  • Botões
  • Colunas
  • Galerias
  • Cabeçalho
  • Texto
  • Consultas

Editando Blocos

Blocos quando incluídos, irão aparecer na sua tela de edição com um conteúdo padrão esse conteúdo pode ser modificado a qualquer momento. Como no exemplo a seguir que utiliza uma estrutura de citações:

Editando padrões de bloco WordPress
Editando padrões de bloco WordPress
Blog fellyph cintra - Padrões de de blocos WordPress do tema twenty twenty one

Além dos padrões de blocos da biblioteca do WordPress seu tema também pode vir com padrões cadastrados com é o exemplo do tema Twenty Twenty One do core do WordPress.

O ponto positivo desse recurso que você pode criar o seu tema cheio de sugestões de design, para sessões específicas do seu site. Por exemplo, sugestões para página de equipe, produtos e contato.

Repositório de padrões de blocos WordPress

Hoje os padrões de blocos tem uma sessão reservada dentro do site wordpress.org, lá você pode navegar e copiar padrões de blocos criados por desenvolvedores de tema ao redor do mundo.

repositório de padrões de bloco WordPress
Repositório de padrões de bloco WordPress

Quando você escolher um padrão você será redirecionado para a página do padrão onde você poderá copiar o código e reutilizar em seu tema.

Página de teste do padrão de bloco
Página de teste do padrão de bloco

Mais conteúdo relacionado


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *