10 novidades do WordPress 6.1

10 Novidades do WordPress 6.1

Acaba de sair o WordPress 6.1, o último dos três grandes lançamentos de 2022. Essa versão levou o nome do músico Misha e foca nas melhorias no editor de sites e o novo tema Twenty Twenty Three.

Novidades do WordPress 6.1
Novidades do WordPress 6.1

No meu canal antecipei várias funcionalidades mostrando um pouco das funcionalidades do Editor de sites também conhecido full site editing. Melhorias no gerenciamento de estilos, menus e templates foram abordados no meu canal.

Veja como funciona o editor de sites do WordPress

No canal você irá encontrar diversos vídeos sobre edição completa de site. Mas agora vamos cobrir agora as principais novidades na versão WordPress 6.1.

Novidades do WordPress 6.1

Essa atualização conta com mais de 800 contribuições de voluntários e uma delas eu tive a chance de contribuir com uma pequena correção no bloco de autor. Mas nesse artigo listaremos as principais novidades relacionadas aos usuários e administradores do WordPress.

Além das correções, essa versão conta com 25 melhorias relacionadas a performance resultado do grupo dedicado a performance do core do WordPress. As melhorias afetam a REST_API, multisite, WP_Query, registro de blocos do core.

Vídeo onde eu listo as novidades do WordPress 6.1

1. Novo tema padrão Twenty Twenty Three

Construido como os fundamentos aplicados no editor de sites na versão 5.9 e 6.0, o tema Twenty Twenty Three, ele trás funcionalidades refinadas mostrando o poder da nova funcionalidade full site editing. O novo tema vem com 10 variações de temas e melhorias de acessibilidade.

2. Acessibilidade

Falando em acessibilidade, o editor e o admin ganharam mais de 40 melhorias na acessibilidade. Tentam resolver problemas de perda de foco no editor, melhorar rótulos de formulário e mensagens audíveis, facilitar a edição de texto alternativo e corrigir a sobreposição de submenu na navegação expandida do lado do administrador em tamanhos de tela menores e níveis de zoom mais altos.

3. Novas funcionalidades referente ao travamento de blocos

Na versão 6.0 do WordPress foi introduzida a funcionalidade de travar blocos, é uma funcionalidade que ajuda a manter o layout de páginas, muito importante para criadores de temas garantirem a entrega do layout. Agora essa experiencia foi melhorada com mais opções de configuração.

4. Melhorias nos blocos de lista e citação

O bloco de lista agora tem a possibilidade de reordenar itens da lista, antes essa ação não era possível. Além do bloco de citação permite a composição com outros blocos assim resolvendo vários problemas de compatibilidade na hora de migrar conteúdo do editor clássico para o editor de blocos.

5. Tipografia fluida

Para mim é uma das funcionalidades favoritas, não muda muito a experiência de edição, mas entrega uma melhor experiência responsiva para os usuários. O recurso irá depender se o tema tem suporte a funcionalidade.

Mas desenvolvedores de temas pode aplicar a funcionalidade ao seu arquivo theme.json.

6. Melhor experiência no gerenciamento de templates

Novos templates foram incluídos, assim a possibilidade de definir templates iniciais para páginas e posts. Busca e substituição de templates foram melhoradas.

7. Consistência nas ferramentas de controle de design

Controles de espaçamento, margens e bordas fazendo paineis mais consistentes entre diferentes configurações.

8. Melhorias na criação e gerenciamento de menus

Um dos elementos mais complicados de se trabalhar nas versões anteriores do WordPress passou por uma reformulação, na versão do WordPress 6.1 o bloco de navegação teve opções reorganizadas, nova opções de fallback, otimização no gerenciamento de menus. No meu canal eu gravei um vídeo sobre o assunto.

Vídeo onde eu mostro como editar navegação do site com o bloco de navegação do WordPress 6.1

9. Sistema de gerenciamento de estilos simplificado

As regras CSS para margem, preenchimento, tipografia, cores e bordas no mecanismo de estilos agora estão num só lugar, reduzindo o tempo gasto em tarefas específicas de layout e ajudando a gerar nomes de classes semânticas.

Recentemente no meu canal adicionei um vídeo de como trabalhar com o gerenciador de estilos de WordPress.

Vídeo com as novidades do WordPress 6.1 para gerenciamento de estilos

10. Mais filtros para o bloco de loop de consulta

Novos filtros permitem que as variações do bloco de consulta ofereçam suporte a consultas personalizadas para variações mais poderosas e opções avançadas de filtragem de tipos de postagem hierárquica.

Conclusão

O WordPress 6.1 é uma versão que não traz nenhuma funcionalidade revolucionária, mas vem com grandes refinamentos referente a edição completa de sites e a experiência de edição com blocos.

Se você gostou desse conteúdo, confira os posts relacionados a WordPress.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *