Editor de site o novo page builder do WordPress

Blog fellyph cintra - novo editor de site o page builder nativo do WordPress

Você sabe que as novas versões do WordPress tem um page builder nativo? Hoje vamos dar uma olhada no Editor do Site o novo page builder do WordPress totalmente nativo incluído recentemente na versão 5.9 do WordPress.

Para fazer o uso do novo page builder do WordPress é necessário ter um tema que suporte a edição completa do site como também é conhecido como tema de bloco, por exemplo, o tema mais recente do WordPress Twenty Twenty-Two.

Testando o Editor de site do WordPress

Quando você habilta um tema de bloco, você irá notar que a opção de personalisar irá desaparecer e uma nova opção estará disponível, chamada editor com uma marcação de beta.

Painel de aparências do WordPress com um tema de blocos habilitado

Acessando o editor de site o novo page builder do WordPress

E ao clicar no Editor, você será levado ao Editor do Site. E aqui você pode modificar:

  • modelos
  • partes de modelos
  • também personalizar o estilo de todo o seu site.

O Editor do Site fornece uma Visualização de Lista de Modelos, como você verá na imagem abaixo:

Painel de edição de site do WordPress o novo page builder do WordPress

Permitindo que os usuários naveguem entre o Site, modelo de página, e partes do modelo. Esta é uma peça importante do quebra-cabeça do Editor de Site o novo page builder do WordPress, você essencialmente poderá editar o design de todo o seu site.

Para alternar o que você está visualizando, clique no ícone do WordPress ou no ícone do site no canto superior esquerdo. Você poderá então selecionar entre voltar ao seu Painel.

Alterando o estilo do seu site com o editor de site

Ao clicar no ícone Estilos, você pode alterar a tipografia e as cores de todo o seu site.

E se você olhar mais abaixo na primeira imagem, você também tem a opção de personalizar a aparência de blocos específicos para todo o seu site.

Se você clicar em Tipografia, poderá gerenciar as configurações de tipografia para texto e links. Você pode alterar a cor de fundo do seu site ou a cor do texto e dos links com um clique. Você verá no canto superior direito que diz “definir uma cor de fundo ou gradiente para todo o site”.

Como gerenciar modelos através do Editor do Site?

Dentro do novo page builder do WordPress os modelos são grupos de blocos combinados para criar um design para uma página web. Clique no ícone do WordPress no canto superior esquerdo e vá até os modelos para visualizar o painel de edição de templates.

Página de gerenciamento de modelos – novo page builder do WordPress

Vamos abrir o modelo de página. Você também pode dizer que os modelos podem ser descritos como um layout de página inteira. Isso inclui coisas como áreas de cabeçalho, conteúdo e rodapé. Clique na visualização de lista.

novo page builder do WordPress sem instalação de plugins

E no topo você verá o cabeçalho e na parte inferior da página, o seu rodapé e no meio o seu bloco Post Content. E é importante observar que o conteúdo é exibido pelo bloco Post Content.

Como é organizado o modelo de página?

Ao criar um modelo, você obtém o melhor uso ao separar as partes reutilizáveis ​​da parte dinâmica. A parte dinâmica é a parte de conteúdo que mudará para cada página que usa o modelo. As partes utilizáveis ​​são as partes estáticas do modelo que permanecerão as mesmas. Por exemplo, o cabeçalho e o rodapé.

O conteúdo central da página como vimos na imagem acima continua a ser alterado pelo editor tradicional.

Gerenciamento de partes do modelo

Por contexto, uma parte de modelo é melhor usada para criar áreas como cabeçalho, rodapé e barra lateral. Elas serão os conteúdo auxiliares do design de suas páginas.

Tela de gerenciamento de partes de modelo

Como podemos ver acima temos a tela para edição de partes do modelo, nela podemos ver as partes criadas pelo tema e as partes criadas por usuários. Quando o ícone do usuário ou tema tem um ponto azul, significa que a parte do modelo foi alterada.

Adicionando novas partes de modelo

Por fim, você pode decidir adicionar uma nova parte do modelo. E quando você adiciona uma nova parte do modelo, você tem uma opção entre as partes do modelo geral, cabeçalho e rodapé. As peças do modelo geral não estão vinculadas a nenhuma área específica.

Adicionando novas partes de modelo

Quando clicamos em adicionar nova no topo esquerdo um pop-up será exibido com as opções de criar três categorias de modelo:

  • Geral: Os modelos gerais usualmente desempenham uma função específica, como exibir o conteúdo do post e não estão vinculados a nenhuma área específica.
  • Cabeçalho: O modelo de cabeçalho define uma área da página que geralmente contém um título, logo-marca e navegação principal.
  • Rodapé: O modelo de rodapé define uma área da página que normalmente contém créditos do site, links sociais ou qualquer outra combinação de blocos.

E por fim lembre-se de dar à sua parte do modelo um nome descritivo onde será fácil de identificar no novo page builder do WordPress. Visto que, você criar partes do modelo você irá conseguir comparilhar em qualquer região do seu site.

Esses são elementos chaves para edição completa de site um vídeo com exemplo prático é a melhor forma de demostrar o poder dessa ferramenta. Brevemente estarei a publicar um vídeo no meu canal e compartilhando aqui no blog.

Referência

Conteúdo relacionado

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.