Recentemente no meu canal do YouTube comecei a dar dicas de performance em geral, mas todas as dicas são aplicáveis para WordPress, e nesse post irei compartilhar 5 dicas para acelerar o seu site WordPress.
Performance sempre foi um item relevante na web, muitas vezes usuários donos de site, pensam que para deixar o WordPress mais rápido precisam ter conhecimento em programação, mas todas as dicas que irei compartilhar não necessitam de nenhuma alteração no código.
1 – Hospedagem
Esse é seu ponto de partida, uma hospedagem lenta pode aumentar em mais de 30% o tempo de carregamento do seu site então fique atento no tempo de resposta da sua hospedagem o famoso TTFB.
2 – Imagens
Segundo item que eu considero mais importante é a utilização de imagens, elas representam mais da metade do tamanho total de um site. Escolher os formatos adequados para web e dimensões corretas são extremamente essenciais para melhorar a performance do seu site.
3 – Plugins de Performance
Plugins de performance são essenciais para o sucesso de sua aplicação, especialmente para aplicações WordPress onde a consulta de dados é constante. Escolha bem o seu plugin de performance, atualmente eu recomendo WPRocket e LiteSpeed cache.
4 – CDN
Funcionalidade que ajuda na entrega de conteúdo do seu site, imagens, CSS e JavaScript além de outros recursos. Ele utiliza geolocalização para encontrar um servidor mais próximo e o seu usuário, assim reduzindo o tempo de entrega.
5 – Object Cache
Esse é um recurso difícil de achar em serviços de hospedagens de baixo custo, mas é um item que irá fazer uma diferença muito grande se você utilizar um WordPress com Woocommerce, por exemplo. Object Cache irá adicionar uma camada de cache nas consultas da sua aplicação assim reduzindo o tempo de resposta do seu WordPress.
Conclusão de como deixar o seu WordPress mais rápido
Performance para sites WordPress é muito importante para experiência do usuário e SEO, então sempre acompanhe a sua aplicação. Melhorias de performance é uma tarefa cíclica não termina em único dia. Fique testando sua aplicação de tempos em tempos e veja sempre onde é que você pode realizar essas melhorias.
Para mais dicas sobre WordPress confira a página da categoria.