Categoria: Tutoriais

  • Como converter imagens AVIF para PNG ou JPG?

    Como converter imagens AVIF para PNG ou JPG?

    Possivelmente você baixou uma foto que pode fazer parte do seu projeto gráfico e viu que o formato AVIF não era compatível com o seu Editor de imagens. Daí a pergunta como converter AVIF para PNG ou outro formato compatível? A resposta rápida: use o conversor de imagens online Squoosh. Mas se que saber um…

  • Elemento HTML Dialog

    Elemento HTML Dialog

    Já pensou em utilizar um elemento HTML Dialog para adicionar uma caixa de diálogo sem javascript? Em outras palavras um pop-up totalmente acessível sem nenhum javascript.

  • Novos critérios para instalação de uma PWA

    Foi anunciado pelo Google que na versão 93 do Chrome os critérios para instalação de uma PWA irão mudar. Nas versões anteriores era possível exibir o pop-up de instalação para sites que apenas possuíam um service worker instalado.

  • 17 Dicas de segurança para WordPress

    17 Dicas de segurança para WordPress

    Se fala muito sobre as vulnerabilidade de segurança no Wordpress. Os problemas de segurança nem sempre são problemas da Aplicação, mas maior parte vem da forma em que ele é utilizado. Não sou um perito em segurança mas nesse post vou listar algumas dicas básicas de segurança para o seu site Wordpress.

  • Use o Input type apropriado para cada tipo de dado

    Use o Input type apropriado para cada tipo de dado

    Com o HTML5 foram introduzidos as novas categorias de input type, isso representou um ganho enorme para a experiência de usuários mobile que utilizam formulários na sua aplicação e site, utilizar o input type correto é muito importante para acessibilidade e experiência do usuário. Eles podem melhorar a experiência do usuário especialmente quando o usuário…

  • Otimização de performance com Priority Hints

    Otimização de performance com Priority Hints

    Priority hints é uma nova propriedade aguardada para versão 101 do Google Chrome, que indica a prioridade de carregamento de recursos pelo navegador. É uma importante ferramenta para melhorar os números do Core Web Vitals.

  • Como utilizar o Google Search Console

    Como utilizar o Google Search Console

    Você sempre quis saber como utilizar o Google Search console nesse post iremos abordar os principais pontos sobre essa poderosa ferramenta.

  • Trabalhando com a propriedade CSS currentColor

    Nesse post falaremos sobre CSS currentColor, ele já está aí a um bom tempo e ela pode ser bem útil para melhorar o nosso código CSS e nesse tutorial veremos como. Muitas vezes queremos efetuar uma referência a cor atual do nosso elemento, algo como a palavra-chave this, comum nas linguagens de programação. No CSS…

  • Lazy loading nativo dos browsers

    Lazy loading nativo dos browsers

    Lazy loading ou Carregamento tardio para imagens e vídeos é um recurso onde você prioriza o carregamento dos itens visíveis na tela do usuário. O resultado dessa ação melhora o tempo de carregamento para a área visível do usuário e o carregamento de recursos somente quando necessário super relevante para usuários mobile. Esse Recurso foi…

  • Trabalhando com Fetch API e XMLHttpRequest

    Trabalhando com Fetch API e XMLHttpRequest

    Nesse post vamos trabalhar com duas opções para realizar requisições Assíncrona a dados no servidor XMLHttpRequest e Fetch API. Com a popularização do jQuery por muito tempo utilizamos a biblioteca para fazer requisições AJAX pela facilidade, melhorias com recursos extras e o suporte aos browsers antigos.