Blog fellyph cintra - converter imagens AVIF para PNG

Como converter imagens AVIF para PNG ou JPG?

Possivelmente você baixou uma foto que pode fazer parte do seu projeto gráfico e viu que o formato AVIF não era compatível com o seu Editor de imagens. Daí a pergunta como converter AVIF para PNG ou outro formato compatível?

A resposta rápida: use o conversor de imagens online Squoosh.

Mas se que saber um pouco mais sobre o assunto continue comigo. Se você ainda não ouviu falar do AVIF, prepare-se para conhecer o futuro da web! Ele é um formato de imagem que usa técnicas de compressão super avançadas, reduzindo o tamanho dos arquivos pela metade, sem perder qualidade. Isso significa páginas que carregam mais rápido, menos consumo de dados e uma experiência geral melhor para seus usuários.

O que é o formato AVIF?

O formato de imagens AVIF foi desenvolvido especialmente para a web, AVIF é um novo formato de imagem baseado no codec open-source de vídeo AV1 que possuem uma alta taxa de compactação de dados. Este formato pode ter uma redução de até 50% comparado aos formatos WebP, JPEG ou PNG.em Janeiro de 2024 todos os navegadores principais suportam este formato de imagem. Mas algumas vezes precisamos sair do online para o offline, por isso, atualmente precisamos converter imagens AVIF para PNG.

Mas e o Photoshop?

O problema é que o Photoshop, como muitos outros editores de imagem, ainda não suporta o AVIF nativamente. Isso pode ser a causa de alguns pontos:

  • Adoção recente do formato pela indústria web: apenas em 2024 todos os navegadores passaram a ter suporte.
  • Confusão sobre os direitos do formato: diferente do webp que é propriedade do Google AVIF é um formato de padrão aberto encabeçado pelo Grupo Alliance for Open Media(AOMedia) liderado por empresas como Cisco, Google, Mozilla e Netflix
  • Complexidade nos Codecs: devido a sua alta taxa de compressão, o formato pode ser um desafio técnico para os editores gráficos
  • Prioridade de produto: por ser um formato focado na web, AVIF pode estar fora da lista prioridade dessas empresas, mas gradualmente os editores gráficos estão a adicionar suporte, GIMP anunciou recentemente o suporte ao formato.

Mas se o seu editor gráfico não suporta AVIF, não se preocupe, converter AVIF para PNG é mais simples do que você imagina!

Squoosh: o seu aliado na conversão de imagens AVIF para PNG

web app squoosh ajuda na conversão de imagens AVIF para PNG

Conheça o Squoosh.app, um site gratuito e superfácil de usar que converte as suas imagens AVIF para PNG em segundos. Basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site https://squoosh.app/.
  2. Clique em “Escolher arquivo” e selecione a sua imagem AVIF.
  3. Escolha “OxiPNG” como formato de saída.
  4. Ajuste a qualidade da imagem, se desejar.
  5. Clique em “Converter” e pronto! A sua imagem estará pronta para ser usada no Photoshop.

Dicas Extras:

  • O Squoosh também permite converter imagens para outros formatos, como JPG, WebP e GIF.
  • Você pode ajustar o nível de compressão para encontrar o equilíbrio ideal entre tamanho e qualidade da imagem.
  • O site oferece recursos avançados para otimizar a suas imagens ainda mais, como redimensionamento de largura e altura, corte e ajuste de paleta de cores.
  • Caso queira ter sempre acessível à ferramenta instale a versão PWA para ter acesso rápido a ferramenta.
Veja também o vídeo sobre AVIF que gravei no meu canal em 2020

Conclusão:

Você deve aproveitar os benefícios do AVIF nas suas aplicações web sem se preocupar com compatibilidade. Recentemente a plataforma WordPress adicionou suporte ao formato AVIF. Pouco a pouco ferramentas e plataformas irão aumentar a adesão ao formato. Mas caso precise fazer um tratamento nas imagens, sempre guarde os formatos originais, caso não tenha disponível, sempre use o Squoosh para converter as suas imagens AVIF para PNG ou outro formato compatível.

Confira também os posts:

E aí, curtiu a dica? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas experiências com o AVIF! 😉


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *