O novo plugin Performance Lab

Plugin Performance Lab foi criado pela iniciativa do time de performance da plataforma WordPress, uma proposta criada pelo Google e Yoast, para criar um time especializado em melhorias no core do WordPress. Essa proposta foi enviada em outubro de 2021 e em abril de 2022 tivemos a primeira versão do plugin Performance Lab.

Performance Lab plugin focado em melhorar performance para WordPress

O plugin criado pela iniciativa, testará e gerar relatórios referente a possíveis melhorias de performance. Durante o WordCamp Europe 2022, um dos membros do time apresentou alguns resultados já alcançados pelo time do perfomance do WordPress.

Palestra do Felix Arntz sobre melhorias de performance para WordPress

Porque performance para WordPress é tão importante?

Desde o início, o WordPress preocupou-se em ser uma plataforma rápida e eficiente. No entanto, com o crescimento do número de usuários e a popularidade da plataforma, isso tornou-se cada vez mais importante.

A performance do WordPress é crucial para os usuários finais, pois afeta diretamente a experiência do usuário. Além disso, a performance do WordPress também é importante para os motores de busca, que consideram a velocidade do site ao classificar os resultados da pesquisa, onde podemos saber mais com as métricas do Core Web Vitals.

Números do core web vitals na plataforma WordPress

Hoje a plataforma WordPress representa 43% da web, melhorar a performance da plataforma WordPress é melhorar quase metade da web. Desde o início da implementação das métricas do core web vitals, a plataforma WordPress tinha apenas 13% dos seus sites atingindo as métricas do Core web vitals, hojé já são mais de 27% dos sites WordPress atingindo as métricas de performance para WordPress do Core web vitals, uma melhora de 104%.

Se compararmos com outros CMSs Duda teve uma melhoria de 282% e Wix uma melhoria de 970%, a plataforma WordPress está a ficar fora desse jogo. Melhorar a performance é manter a plataforma WordPress competitiva, não somente pelo seu legado, mas sim por suas qualidades.

Otimizar site WordPress tem que ser uma tarefa que se início no topo da sua estrutura, o seu núcleo e é isso que o plugin do Performance Lab visa.

O que é o plugin Performance Lab?

O plugin é um conjunto de módulos cujo objetivo é melhorar o desempenho do seu site. Isso pode parecer familiar como inúmeros outros plugins de performance no ecossistema do WordPress. Mas o plugin de Performance LAB não é apenas um plugin para acelerar site WordPress, mas existe por um propósito inteiramente diferente: ele é uma coleção de recursos relacionadas a performance para o núcleo do WordPress.

Qual o objetivo do plugin Performance Lab

O plugin Performance Lab tem três principais objetivos:

  • Melhorar a performance do core do WordPress
  • Facilitar decisões do core do WordPress baseado em métricas de performance
  • Conscientizar criadores de temas e plugins sobre a importância de implementação de melhorias de performance.

Historicamente, os projetos de features são geralmente implementados como plugins de recursos separadamente. O plugin de Performance LAB fornece local centralizado para os recursos relacionados a desempenho que devem ser eventualmente introduzidos ao núcleo do WordPress.

Como o plugin é estruturado

Os módulos de desempenho serão habilitados individualmente na tela de configurações do plugin, e dentro da sua estrutura de código possuem uma estrutura independente assim permitindo a fácil implementação desses recursos no core do WordPress.

Atualmente o plugin vem com os seguintes módulos:

  • Otimização de imagens para WebP
  • Auditorias de performance para o site health check
  • Check de cache de objeto para Performance WordPress

Alguns dos recursos sugeridos no plugin já foram implementados no core do WordPress, nas versões 5.9 e 6.0.

Melhorias sugeridas pelo plugin Performance Lab que já fazem parte do core do WordPress

Desde que o grupo iniciou, já foram incluídas 3 melhorias no core do WordPress desde a versão 5.9 lançado no começo de 2022:

Novos recursos do core do WordPress introduzidos pelo plugin performance lab

Essas melhorias já fazem parte da realidade de muitos usuários, mas o processo da sua implementação é longo e pode durar meses, especialmente numa estrutura tão democrática como o core do WordPress onde diversas opiniões precisam ser escutadas antes de qualquer introdução de um novo recurso.

O ciclo de vida para os módulos de performance seguem o seguinte calendário:

  1. Proposta do módulo
  2. Exploração e definição
  3. Proposta para novo recurso do core do WordPress
  4. Implementação do módulo
  5. Proposta de inclusão no core do WordPress
  6. Patch principal
  7. Inclusão no core do WordPress

Quais serão os próximos recursos implementados pelo plugin

Durante a apresentação de Felix no WordCamp 2022, novos recursos foram apresentadas com futuras features do plugin performance lab. Eles foram tanto relacionados a performance front-end quanto ferramentas para desenvolvedores.

Dominant Color

É um recurso bem simples, mas ajuda bastante com a experiência do usuário, ela adiciona no container que a imagem será carregada a cor predominante da imagem. Esse recurso funciona especialmente como otimizar site WordPress para celular, onde conexões lentas podem ser mais visível o efeito de lazy-loading imagens.

Utilização de formatos modernos de imagens

Hoje serviços CDN WordPress conseguem melhorar a performance de sites WordPress utilizando a conversão de images para formatos modernos, mas o objetivo da iniciativa é tornar webP um formato padrão para a plataforma. A primeira proposta foi rejeitada pela comunidade devido a receio de alguns proprietários de sites WordPress preocupado com o consumo de espaço que essas novas imagens iriam gerar.

O time de performance ouviu esse feedback e está escrevendo uma nova proposta para solucionar esse problema que tem um impacto de 21% na peformance de sites WordPress.

Melhoria de imagens responsivas

É um dos problemas mais conhecidos e complexos da plataforma WordPress é a utilização de formatos corretos de imagens em temas e plugins, métricas WordPress relacionadas a performance especialmente LCP têm um grande impacto com a falta de soluções para o carregamento de dimensões corretas de imagens.

Ferramentas para desenvolvedores

Relatórios de performance já fazem parte do health check, mas um dos grandes contribuidores da baixa performance da plataforma WordPress são os plugins, e o time do Performance Lab está ciente desse problema por isso, também estão desenvolvendo ferramentas para desenvolvedores criarem auditoria de perfomance nos seus temas em plugins.

Quais são as metas para futuro do WordPress

Metas apresentadas por Felix para melhoria da plataforma WordPress

As metas para logo prazo são bem ousadas, o plano inicial do time é manter o crescimento de performance em sites WordPress que passam nas métricas do core web vitals em 67% ao ano assim atingindo em 2024 a marca de 75%.

De acordo com Felix essa é uma meta ousada, mas muito importante para o crescimento e sustentabilidade da plataforma WordPress. Com as recomendações de performance para WordPress do Core Web Vitals é só uma das possíveis melhorias que o WordPress pode oferecer para se manter competitivo no mercado com novos competidores.

Mais conteúdo relacionados
Também confira o vídeo relacionado ao plugin performance lab
publicado
Categorizado como Geral

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.