plugin web stories para wordpress

Plugin Web Stories do Google versão 1.0

Recentemente fiz um post testando a versão beta do plugin web stories e na semana passada saiu a versão 1.0 do plugin. Com uma série de correções e melhorias. Nesse post falaremos sobre as novidades do plugin na sua versão 1.0.

O que é o plugin de Web story para WordPress?

O plugin foi lançado em 2020 possibilita usuários de sites WordPress criarem e hospedarem stories nos seus sites indepedente de redes sociais. Web Story é um formato onde é possível utilizar audio, vídeo e imagens. E o melhor de tudo é um formato aberto onde pode ser indexado por motores de busca. Atualmente Web Story está sendo testado no Brasil, Índia e Estados Unidos.

Plugin web stories oficial do Google
Plugin web stories oficial do Google

1 – Mudança dos endereços

Umas das mudanças da versão beta para a versão final foi a alteração do URL /stories/ para /web-stories/. O agora todos os seus stories ficarão na pasta web-stories, mas isso será mais relevante caso tenha utilizado o plugin na versão beta.

2 -Salvar cores e fontes

Umas dos pontos que tinha até criado uma issue no github era a opção de criar opções pré-definidas para fontes e cores. Agora na versão 1.0 temos a opção de salvar cores estilos de texto.

propriedades salvas no editor visual
Opções salvas no editor visual

3 – Melhorias em acessibilidade no plugin Web stories

Uma série de melhorias relacionadas a acessibilidade foram incluídas nessa versão do plugin web stories para WordPress, sempre quando o elemento possui um contexto de acessibilidade uma aba de acessibilidade será exibida no menu de contexto, como podemos ver na imagem a seguir:

opções de acessibilidade no editor visual
Images e vídeos possuem a opção de adicionar texto descritivo

Além de melhorias referentes a conteúdo o editor visual também possui melhorias, como teclas de atalhos e navegação e edição via teclado.

4 – Integração com imagens e vídeos do Unsplash

Imagens e vídeos tem um importante papel da criação do seu web stories ter uma imagem relativa ao seu conteúdo demanda tempo para seleção e upload desse conteúdo. Com o plugin de web stories possui uma integração com o repositório de imagens unsplash.

galeria de imagens unsplash
Integração com o repositório de imagens unsplash

5 – Canal Google Web Creators

Umas das novidades junto com o plugin foi o lançamento do canal Google Web Creators, uma iniciativa para apoiar criadores de conteúdo na Web.

Vídeo de introdução do Google Web Creators

Então essas são as novidades que eu gostaria de listar em breve estará saindo mais um vídeo no canal sobre plugin Web Stories.

Mais conteúdo relacionado

Gostou do post sobre o plugin de web stories para WordPress? Confira mais conteúdo relacionado no meu blog:


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *