Criando conteúdo com Inteligência Artificial

Em maio de 2022, eu utilizei pela primeira vez uma ferramenta para gerar conteúdo com inteligência artificial. Sempre fui um entusiasta da tecnologia em si. Aqui no blog já algumas vezes sobre como utilizar Inteligência artificial com JavaScript. Também apresentei uma palestra sobre o assunto no WordCamp São Paulo.

Palestra do WordCamp 2020 sobre inteligência Artificial

Muita gente pensa que inteligência artificial é algo que surgiu recentemente, mas é um ramo da computação de 1959. O que mudou de lá para cá foi a quantidade de informações que temos disponíveis e a capacidade de processamento para gerar modelos.

Como funciona a Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que computadores realizem tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecimento de padrões, tomada de decisão e aprendizado.

Existem vários tipos de IA, mas a mais comum é a chamada “aprendizado de máquina”, que envolve o treinamento de um algoritmo com grandes quantidades de dados.

Para treinar um algoritmo de IA, é preciso primeiro reunir um conjunto de dados de treinamento. Por exemplo, se quisermos treinar uma IA para reconhecer imagens de gatos, precisaríamos reunir uma grande quantidade de imagens de gatos. Esses dados são então usados para “ensinar” o algoritmo a reconhecer padrões e características comuns nas imagens de gatos.

Após treinado, se apresentarmos ao algoritmo uma nova imagem que ele nunca viu antes, ele poderá prever com certa probabilidade se a imagem é de um gato ou não.

Onde a inteligência artificial está presente?

A inteligência artificial já está presente na nossa rotina em várias ferramentas que não percebemos, atualmente as nossas câmeras do celular possuem recursos para otimizar a qualidade das nossas imagens. Até aquele filtro adorado pelas nossas mães que possuem inteligência artificial para identificar um rosto e adicionar cílios.

Além disso, temos filtragem de spam em e-mails, e até mesmo na condução de carros autônomos. Enquanto a IA pode ser muito útil em muitas tarefas, é importante lembrar que ela ainda precisa ser supervisionada e regulamentada por humanos para garantir que seja usada de forma ética e responsável.

Atualmente umas das profissões mais importantes do mercado são profissionais que “calibram” os algoritmos da inteligência artificial. Uma grande referência para mim, é Bianca Ximenes Head de Inteligência artificial na Gupy, ela tem um material incrível sobre o assunto, vale a pena seguir:

Blog fellyph cintra - bianca ximenes especialista em Inteligencia artifical jpg

Como inteligência artificial consegue escrever textos?

Tudo isso é possível graças a um ramo da inteligência artificial chamada linguagem natural, basicamente a linguagem que nos humanos utilizamos para nos comunicar e assim como podemos treinar a inteligência artificial para identificar imagens, podemos treiná-la para entender e responder à linguagem natural humana.

Isso pode ser feito de várias maneiras, mas uma das mais comuns é através do aprendizado de máquina, onde um algoritmo é treinado com grandes quantidades de exemplos de linguagem natural.

Existem vários exemplos do uso da linguagem natural em IA no dia a dia. Por exemplo, muitos dispositivos de assistência virtual, como o Google Home ou o Amazon Echo, usam IA para entender e responder a comandos de voz em linguagem natural. Alguns chatbots também são capazes de entender e responder às perguntas e mensagens de usuários em linguagem natural.

Outro exemplo é o uso da IA para tradução automática de texto ou áudio de uma língua para outra. Isso pode ser útil em situações em que duas pessoas falam idiomas diferentes e precisam se comunicar. A IA é capaz de entender o idioma de origem e produzir uma tradução precisa para o idioma de destino.

Em resumo, a linguagem natural é uma forma importante de IA se comunicar com os humanos e pode ser usada em muitas áreas do dia a dia para facilitar a comunicação e a realização de tarefas.

Geradores de conteúdo com inteligência artificial

No final de 2021 começou um boom de conteúdo sendo gerado por inteligência artificial. Ferramentas possibilitavam criar um post completo com apenas uma recomendação com 120 palavras. Em maio de 2022 assisti um vídeo sobre uma ferramenta de geração de conteúdo com inteligência artificial, a infinitycopy e decidi testar a ferramenta.

Criei alguns testes e fiquei encantado com a ferramenta e testei outras ferramentas, listarei aqui algumas ferramentas que testei:

  • infinitycopy.ai
  • copy.ai
  • copymatic.ai
  • ChatGPT

Infinitycopy.ai

Primeira ferramenta que utilizei possui foco no mercado brasileiro, uma das vantagens que o seu modelo já está treinado para o idioma português brasileiro. Infinity copy possui várias ferramentas, focadas na escrita de conteúdo, utilizando frameworks famosos como BAB(Before, After e Brigde), AIDA(Atenção, interesse, desejo e ação) e PAS(Problema, Agitação e solução). Além de funcionalidades específicas para redes sociais, blogs e Youtube.

Nos meus testes alguns tipos de temas os resultados foram satisfatórios, em outros temas já nem tanto. Isso se dar por conta que o script é treinado com o conteúdo que existe na internet. Se não existe conteúdo suficiente sobre o tema o modelo não conseguirá gerar conteúdo de qualidade.

Blog fellyph cintra - infinity copy ferramenta de geracao de conteudo com inteligencia artificial

Quanto custa o infinitycopy.ai?

Agora a pergunta quanto isso custa? Você precisa pagar uma mensalidade, e por mês você irá receber créditos para utilizar as funcionalidades e cada funcionalidade tem um custo. Quando eu assinei o serviço eu consegui pelo valor de 40 reais ao mês no plano básico, até hoje uso a ferramenta por conta do seu custo.

Atualmente a ferramenta cobra 70 reias, mas com esse link você consegue 20% de desconto na assinatura do serviço adicionando o código save20 ao final.

Copy.ai

Foi uma ferramenta que utilizei por três meses, tive uma boa experiência utilizando as suas funcionalidades, a qualidade do conteúdo e a quantidade de funcionalidades era maior que o infinity copy. Um único problema, a sua interface não era para um público iniciante, funcionava como um assistente de IA, mas você precisava saber o que perguntar. Enquanto o infinity copy as opções já estavam mastigadas.

Ferramenta de criação de conteúdo com inteligência artificial copy.ai
Ferramenta de criação de conteúdo com inteligência artificial copy.ai

Copy.ai tem a opção de gerar conteúdo em diversos idiomas, mas muitas vezes o conteúdo em português parecia uma tradução do conteúdo gerado em inglês e algumas vezes a tradução afetava o sentido do conteúdo.

Basicamente parei de assinar o serviço por conta do seu custo, que era de 39 dólares por mês, mas não tinha um limite de créditos como a infinity copy.

copymatic.ai

Atualmente é a ferramenta que utilizo como assistente para conteúdo em inglês, ele tem diversas ferramentas para escrita de conteúdo em diversos idiomas. Mas utilizo mais para conteúdo em inglês, as suas principais ferramentas são para escrita de artigos tendo até um score de SEO para os artigos.

Copymatic também possui ferramentas para escrever posts para LinkedIn, Welcome email, geração de hashtags para Instagram e descrições de vídeo para YouTube.

copymatic ferremanta para criação de conteúdo com inteligência artificial

Possui uma ferramenta para criação de posts que ajuda você com um passo-a-passo até obter um post completo, este recurso no infinitycopy só é possível na versão premium.

Blog fellyph cintra - exemplo do painel de escrita de conteudo com a ferramente de inteligencia artificial copymatic
Análise de conteúdo com inteligência artificial

ChatGPT

No final do ano tivemos o lançamento da ferramenta ChatGPT pela empresa OpenAI, foi uma verdadeira revolução sobre conteúdo com inteligência artificial, pois não era apenas um gerador de posts, mas é algo muito mais revolucionário. Para nos entender um pouco mais sobre o ChatGPT pegaremos uma descrição do site da OpenAI:

O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita os seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas. O ChatGPT é um modelo irmão do InstructGPT, que é treinado para seguir uma instrução em um prompt e fornecer uma resposta detalhada.

OpenAI

Em outras palavras, é um assistente de inteligência artificial onde você pode ter uma conversa em linguagem natural onde além de ter respostas sobre vários assuntos, e podemos ter feedback e correções sobre diversos temas. Incluindo programação. Eu fiquei particularmente espantado nos primeiros testes que realizei, tive conversas em inglês e português e a qualidade do conteúdo foi impressionante.

Perguntei sobre assuntos relacionados ao Brasil e Europa, viagem, culinária e programação. E em todos os pontos tive boas respostas e por se tratar de uma plataforma de chat podemos modificar as respostas ou pedir a inclusão de outros temas.

Blog fellyph cintra - exemplo de interacao com a ferramenta chatbot

ChatGPT será o fim dos programadores e criadores de conteúdo?

Muita gente levantou o tema sobre a morte dos programadores ou redatores com essas novas fontes de criação de conteúdo com Inteligência Artificial. Particularmente não vejo essa ferramenta substituindo programadores, mas funcionando como um assistente. A entrada dos comandos e a sua avaliação ainda depende de nós, a execução ficará a cargo da inteligência artificial.

Pensaremos uma orquestra, nos como programadores e redatores seremos o maestro dessa orquestra e iremos conduzir a AI para tocar as músicas, fica a cargo do maestro avaliar o gosto da audiência e conferir se cada instrumento está seguindo a melodia.

Trabalho com programação a 15 anos, durante esse tempo muita coisa mudou no mundo da programação, as IDEs otimizaram o nosso trabalho, já temos muita parte do código gerado automaticamente. OS CMS compilaram boa parte do nosso trabalho e os lints ficam de olho na qualidade do nosso código. Muitas dessas tarefas era executadas manualmente. Mas nos últimos 15 anos a demanda de programadores só vem a aumentar.

Da mesma forma aos redatores e criadores de conteúdo, cada vez mais tem a necessidade por conteúdo, mas também a necessidade de um ponto de vista sobre aquele conteúdo. A quantidade de informação que consumimos é exponencial, mais cada vez mais queremos saber a opinião sobre os assuntos que rodam a nossa rotina.

Vi resultados incríveis com conteúdo com inteligência artificial, mas grande parte responsável foi a criatividade que quem fez as perguntas corretas.

O Problema com a geração de conteúdo com Inteligência artificial

Em 2022 muita gente começou a criar sites inteiros com conteúdo gerados com inteligência artificial para somente adicionar ads e obter receita sobre esse conteúdo. Muito desse conteúdo era gerado sem nenhuma autoridade, simplesmente implementando técnicas de SEO esses conteúdos geravam tráfego.

Como mencionamos anteriormente, o conteúdo gerado pela inteligência artificial é através da análise de uma base de dados, se a fonte não possuir qualidade, a sua saída será de baixa qualidade, e existem um custo de processamento para obter um conteúdo de qualidade. Por isso muitos serviços fornecem um script que possui um baixo custo para obter mais lucros.

Todo conteúdo gerado precisa de uma avaliação, se você falar sobre programação precisa entender sobre o assunto para saber se o conteúdo gerado é verdadeiro ou não. Por exemplo, estava fazendo testes sobre core web vitals e o resultado foi o seguinte:

As métricas do core web vitals são fundamentais para medir a qualidade de uma página. A LCP (load time percentile), analisa o tempo de carregamento de uma página e classifica sua velocidade em relação às outras páginas da internet. O FID (First Interactive Delay), mensura a interatividade da página, quanto tempo ela leva para responder aos comandos do usuário. Já a CLS metrica (Content Layout Stability), avalia a estabilidade do layout de uma página, se ele fica esticado ou deformado quando o número de visitantes aumenta.

Para quem não conhece do assunto isso pode ser totalmente aceitável, mas quem conhece o assunto core web vitals pode identificar vários problemas, os nomes das siglas não batem e as suas definições também. Este é um exemplo simples, então no caso a inteligência artificial precisa de um acompanhamento, deve funcionar como um assistente e não um redator.

Atualizações nos motores de busca do Google

Atento a essa mudança, o Google lançou no final do ano passado uma atualização Google helpful content para valorizar conteúdo útil e original. Valorizando o conteúdo que traz uma experiência satisfatória aos leitores através de novas métricas de avaliação.

Uma das metas dessa atualização era combater conteúdo gerado por inteligência artificial, existem várias formas de identificar conteúdo gerado por IA, mas também existem comportamentos que podem identificar conteúdo gerado. Por exemplo, o site não tem um tema em particular, só aborda conteúdo estão em tendência. Ou se o usuário pesquisou novamente o conteúdo após visitar o seu site.

Muitos sites que utilizavam IA foram afetados, na sua maioria os sites que geravam centenas de posts como IA sem nenhuma auditoria. Mas essa regra não afetavam nem todos que utilizavam a tecnologia, particularmente tenho posts onde utilizei Inteligência artificial e continuam com tráfego, e qual é o segredo?

Em todos os posts trago a minha visão pessoal sobre o assunto onde incluo exemplos reais, a Inteligência artificial foi utilizada para descrever assuntos relacionados ou reescrever e complementar o meu conteúdo.

Conclusão

Estamos fazendo parte de uma nova revolução, grandes empresas estão envolvidas nesse processo, então devemos ficar de olho a essa revolução e quanto antes aprendermos utilizar essas ferramentas. Melhores ficaremos posicionados a guiar essa revolução.

Essas ferramentas irão potencializar 10x a nossa produtividade, não a criação de conteúdo com Inteligência Artificial, diversas áreas surgirão com essa revolução. Então se atualizem e pesquisem sobre os conceitos básicos.

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