Blog fellyph cintra - web push notification wordpress blog fellyph

Push Notifications em sites WordPress com OneSignal

Neste post, mostrarei a você como adicionar Push notifications em sites WordPress com o plugin do OneSignal. Atualmente o plugin WordPress está 100% compatível com AMP.

Web push notifications em sites WordPress  com o plugin OneSignal
Web push notifications em sites WordPress com o plugin OneSignal

O que é push notifications?

As notificações Web push são uma ótima maneira de manter os seus usuários engajados e voltar ao seu website. Elas podem ser usadas de várias maneiras, mas o caso mais comum é informar aos usuários sobre uma promoção ou lançamento que esteja acontecendo no seu site.

Elas podem ser disparadas a qualquer momento via uma aplicação externa, desde quando tenha a permissão do usuário. Inicialmente disponíveis em aplicações nativas, hoje graças as Progressive Web Apps é possível receber notificações em aplicações web.

OneSignal: plataforma push notifications

OneSignal é uma plataforma de notificação push que permite que você envie notificações aos seus usuários nos seus dispositivos móveis. Ela funciona em segundo plano, para você poder se concentrar na construção do seu aplicativo e não ter que se preocupar em enviar notificações.

Porque precisamos de uma plataforma de push notification, para as nossas aplicações? Além de ter a infraestrutura que irá enviar as mensagens utilizando os protocolos necessário, com a OneSignal podemos separar os nossos usuários por grupos ou notificar apenas um usuário.

Além disso, há uma série de benefícios em usar o OneSignal para suas notificações:

  • Você pode enviar notificações push direcionadas com base no comportamento do utilizador.
  • Você pode personalizar o visual de cada notificação.
  • Você pode enviar vários tipos de notificações de uma só vez.

Como o meu site fica elegível para enviar push notifications?

Para seu site ser elegível para o envio de notificações, ele irá precisa de um Service Worker e uma conexão segura HTTPS, mas a plataforma OneSignal possui soluções para sites sem HTTPS.

Plugin OneSignal de web push notifications em sites WordPress
Plugin OneSignal de web push notifications em sites WordPress

Se o seu site ainda não disponibiliza conexões seguras é super-recomendado aplicar no seu site, pois é um fator de rankeamento na busca. Referente ao Service Worker o plugin de Push notifications do OneSignal também irá cuidar desse ponto.

Como habilitar web push notifications numa página AMP?

Há várias maneiras de implementar push notifications WordPress, basta pesquisar por Push Notifications no repositório de plugin, mas um dos plugins de mais fácil implementação é o OneSignal. Se você não conhece a tecnologia AMP, existem vários posts no blog sobre o assunto.

Recentemente trabalhando com o Plugin de AMP para WordPress, consegui contactar o time do plugin do OneSignal para deixar o plugin 100% compatível com AMP, pois faltava uma pequena correção no plugin. E no começo de 2022 o saiu uma atualização de deixou o plugin do OneSignal 100% compatível com AMP.

homepage amp wordpress website
Plugin de AMP para WordPress

O processo de implementação é idêntico à implementação WordPress sem necessidade de nenhum passo extra, agora vamos falar como você pode adicionar no seu website push notifications com o Plugin do OneSignal.

Como adicionar Push notifications em sites WordPress?

Recentemente no meu canal publiquei um vídeo onde mostro como adicionar Push notifications em sites WordPress como plugin do One Signal onde eu mostro os passos necessários para ter esse recurso no seu site.

Adicionando Push notifications em sites WordPress

O plugin do One Signal pode funcionar sozinho sem a necessidade de uma plugin extra de PWA, mas claro se você deseja adicionar outros recursos de PWA no seu site você tem duas opções Super Progressive web apps ou PWA plugin.

Boas práticas para push notifications

Quando se pensa em notificações por impulso, provavelmente se pensa em como elas são irritantes. Não é mesmo? A verdade é que as Push Notifications podem ser úteis no contexto certo. Por exemplo, se você é uma organização de notícias ou outro tipo de criador de conteúdo, você pode usá-las para trazer os usuários de volta ao seu aplicativo e mantê-los envolvidos.

guia de boas práticas para Push notifications em sites WordPress
Guia de boas práticas

Quando os usuários assinam para receber notificações, certifique-se de que a notificação é relevante para eles – se não for relevante, então não a envie! Você perderá rapidamente a confiança dos usuários se enviar notificações não relacionadas apenas por causa do envio (e ninguém gosta de spam).

Com isso fora do caminho, aqui estão alguns exemplos de quando não há problema em usar as Push notifications em sites WordPress:

  • Quando há notícias de última hora que possam interessar a um determinado usuário
  • Quando há uma oferta para um desconto exclusivo ou acordo por um período de tempo definido

O ponto principal aqui é que deve ficar claro a partir do título e da descrição o que a notificação atual conterá – não dê falsas esperanças escrevendo uma cópia vaga como “Você tem correio!”

Gostou desse conteúdo?

Se você gostou desse conteúdo por favor compartilhe, esse é um resumão sobre Push notifications em aplicações WordPress para mais posts como esse confira a página da categoria WordPress.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *