Como o plugin de AMP ficou mais flexível com o Bento

Na versão 2.2 será incluída uma nova funcionalidade ao plugin de AMP, que o tornará mais flexível. Anteriormente você só conseguia ir 100% ou 0% como AMP. Agora temos a possibilidade de adicionar uma versão hibrida, isso graças ao projeto Bento onde temos a possibilidade de utilizar componentes amp sem precisar ir 100%, assim temos a flexibilidade de utilizar componentes não-AMP com componentes AMP.

projeto bento JS promete deixar o plugin de amp mais flexível
projeto bento JS promete deixar o plugin de amp mais flexível

Com esse recurso do plugin de AMP funciona?

Por exemplo, num modo padrão, todo a otimização de performance será mantida, caso algum elemento crie uma página AMP inválida os componentes AMP serão mantidos quando aplicáveis e página não será marcada como AMP.

O que é o plugin de AMP para WordPress?

O plugin de AMP WordPress é uma ferramenta que ajuda você a criar sites WordPress com foco no usuário, compatíveis com o biblioteca AMP. Um site que prioriza a performance e a entrega do conteúdo.

E, ao contrário que muita gente pensa sites AMP não são apenas para mobile ou cria uma versão limitada do seu site. Com uma estrutura de plugins e temas compatíveis você entregará uma experiência similar de um site tradicional para mobile e desktop.

Bento criar componentes com web componentes assim utilizando Shadow DOM, reduzindo ainda mais o risco de incompatibilidade. Bento é um projeto feito em Preact, onde qualquer desenvolvedor pode criar o seu próprio componente ou utilizar os componentes bentoJS em qualquer projeto, react, preact, gutenberg ou vanilla JavaScript.

Como funciona o novo processo de validação

O processo de validação um problema para muitos usuários, será menos doloroso por conta da sua flexibilidade, onde teremos níveis de sandbox para indicar o quão rigoroso será o processo de validação:

L1: O nível de sandboxing envolve o plugin convertendo a marcação para componentes Bento onde for possível, por exemplo, incorporação de redes sociais, vídeos e imagens. E tudo que for não compatível com AMP ele irá manter. Em outras palavras esse nível de validação não irá quebrar páginas.

L2: O Segundo nível irá introduzir limpeza de componentes que não são compatíveis com Bento ou AMP.

L3: Esse é o nível mais restrito correspondente ao modo Padrão onde a sua aplicação será full AMP, somente permitindo componentes AMP válidos

Para essa primeira versão com Bento, os níveis de Sandbox estará apenas disponíveis para o modo padrão. E o level 3 será o modo padrão, mantendo a validação de AMP estrita. Uma vez que, o Bento JS evoluir o modo leitor poderá ser correspondente ao nível L1.

Como Ativar esse recurso com o plugin de AMP WordPress?

Para ativar esse recurso com o plugin de AMP para WordPress você precisa ir em configurações do plugin e rolar a página até a sessão sandboxing(Experimental).

Como ativar o modo sandboxing com o plugin de amp para WordPress
Como ativar o modo sandboxing com o plugin de amp para WordPress

Abra a sessão e marque ativar experimento de sandboxing, então você terá acesso aos três níveis de validação:

Escolhendo os modos de validação no plugin de AMP
Escolhendo os modos de validação no plugin de AMP

Escolha o modo que deseja e salve as alterações.

Google Analytics 4 e AMP

Atualmente não tem uma solução oficial do Google para o Google Analytics 4 e o plugin de AMP, mas atualmente possui um plugin desenvolvido pela comunidade que conecta o plugin com o Google Analytics 4.

Blog fellyph cintra - Plugin de AMP para conectar AMP com o Google Analytics 4
Plugin de AMP que adiciono suporte ao Google Analytics 4

Baixe o plugin aqui

Outra solução é utilizar o modo sandboxing para permitir o carregamento de JavaScript.

Video falando um pouco mais sobre o recurso

Conteúdo relacionado


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *