Blog fellyph cintra - 5 novidades

Nova versão do Plugin de AMP WordPress para 2022

A nova versão do plugin de AMP WordPress, vem repleta de novidades na sua parte funcional e ferramentas para os criadores de conteúdo e desenvolvedores onde abordaremos nesse post.

  • Repositório de temas e plugins compatíveis
  • Site Scan
  • Nova tela de suporte
  • Maior flexibilidade com o uso de AMP WordPress

O que é AMP Framework?

AMP é um framework que surgiu com o foco na performance e entrega de conteúdo. A sua biblioteca de componentes AMP é ideal para a criação de sites, matérias, e-mails e anúncios. Com AMP, você tem a certeza de que está trabalhando com uma plataforma focada no usuário.

Os seus componentes foram desenvolvidos pensando na rapidez de carregamento e na melhor experiência possível para o internauta. O AMP Framework é uma ótima escolha para quem quer ter resultados positivos em termos de audiência e conversões. Além disso, os seus componentes são responsivos e funcionam perfeitamente em dispositivos móveis.

Repositórios de plugins e temas compatíveis

Agora é possível verificar dentro do seu painel de controle, quais são os plugins e temas compatíveis com AMP WordPress. Para sinalizar se o plugin/tema é compatível com AMP, o card no repositório terá um ícone de AMP no topo esquerdo, como podemos observar na imagem abaixo.

Blog fellyph cintra - plugins directory
repositório de plugins com a marcação amp-compatible

Site Scan

Site scan ou varredura de site é a funcionalidade que irá ajudar os administradores de site manter o seu site compatível com AMP WordPress, com essa funcionalidade o plugin irá verificar 7 principais URLs, por exemplo, template de página single, homepage, página de busca e arquivo.

painel de site scan do plugin de amp
Site Scan irá verificar a compatibilidade do seu site com AMP

Nessa etapa o plugin AMP WordPress irá verificar se o site possui tema ou plugins não compatíveis com AMP, caso algo seja encontrado será exibido o seguinte relatório:

Resultado do site scan do plugin de amp
Resultado do site scan

Como podemos ver na imagem acima temos os temas e plugins não compatíveis serão reportados para o seu conhecimento, nesse caso você pode continuar a instalação e escolher o modo a qual se adequa a sua realidade.

Nova tela de suporte

Antes de falar da nova funcionalidade, você sabia que o plugin de AMP tem suporte em português? Sim, caso tenha alguma dúvida sobre o plugin só abrir tópico em português. Voltando para a nova versão do plugin.

Essa nova tela tem como o objetivo de acelerar o processo de suporte, ao plugin oficial de AMP, onde você pode enviar dados somente relevantes para o time de suporte assim quando você abrir um tópico, compartilhe o código UUID e descreva qual é o seu problema.

O time de suporte terá todas as informações relevantes para ajudar como o seu problema, as informações serão armazenadas apenas durante 30 dias e ficarão num ambiente totalmente privado.

nova área de suporte do plugin de amp
Nova tela de suporte do plugin de AMP

Páginas AMP WordPress mais flexíveis

Um trabalho de anos para a evolução da plataforma AMP é o projeto chamado bento. Ele possibilita fazer o uso de componentes AMP/Bento fora de uma página AMP. Até então isso ainda não era possível agora com o uso de níveis de sandboxing é possível ter um conteúdo híbrido com componentes Bento apenas quando compatível.

Com essa flexibilização teremos apenas uma página totalmente com AMP quando ela for compatível, mas ainda assim teremos melhora de performance quando os componentes Bento são aplicados.

O sandboxing possuí três níveis sendo eles, solto, moderado e estrito.

  • Nível Solto: apenas componentes compatíveis com AMP serão convertidos, nenhum script externo será excluído e o limite de CSS não será aplicado.
  • Nível Moderado: conteúdo não compatível com AMP, assim como scripts externos serão removidos, exceto formulários e o limite de CSS não será aplicado.
  • Nível Estrito: a validação será aplicada como acontece hoje no modo padrão.

Remoção de dados durante a desinstalação do plugin

Agora é possível remover os dados do plugin durante a sua desinstalação, anteriormente alguns dados eram mantidos caso você desejasse reinstalar o plugin, as configurações seriam mantidas.

Agora fica ao seu cargo decidir se as informações serão mantidas ou não. Você pode escolher no painel de configurações, na sessão de outras opções.

Precisa de ajuda com o plugin de AMP?

Agora o plugin de AMP WordPress tem suporte em Português, caso precisa de ajuda com o plugin AMP, pode entrar com contato com o suporte oficial, descrevendo o seu problema.

Para saber mais sobre amp confira a página da categoria AMP.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *