Blog fellyph cintra - configurando o arquivo wp config jpg

Configuração e opções extras com wp-config.php

Além das informações de conexão com o banco podemos definir algumas configurações do WordPress pelo wp-config.php nesse post listarei algumas configurações que podemos definir, mas uma dica use com moderação.

O que é o arquivo wp-config?

O arquivo wp-config.php é um arquivo de configuração para o WordPress, nele contém configuração básica do seu site WordPress. No arquivo wp-config.php também podemos adicionar informações básicas para a personalização de um site WordPress, além disso, podemos incluir:

  • Conexão com o banco de dados do WordPress
  • Chaves de segurança do site
  • Prefixos das tabelas do WordPress
  • Caminho absoluto do WordPress

Dos muitos arquivos na pasta raiz do seu site WordPress, o arquivo de configuração do WordPress é tão importante que o seu site não pode operar sem um arquivo de configuração. Outro ponto importante tenha muito cuidado na hora de alterar o conteúdo desse arquivo, pois uma falha pode tirar o seu site do ar. Antes de fazer qualquer alteração tenha um backup deste arquivo.

Este arquivo PHP possui uma sintaxe específica que deve ser seguida, e existem diversas variáveis que podem ser configuradas dentro dele. Em suma, este arquivo é usado para dizer ao WordPress como se comportar em diferentes cenários e parecerá muito diferente para diferentes sites.

table_prefix

Para não ter conflito com outras tabelas que já existem e uma boa prática de segurança não utilizar o prefixo padrão mudamos o prefixo das tabelas do banco do wordpress. Para fazer essa mudança, no caso dentro do arquivo wp-config configuramos apenas atribuindo um valor a variável $table_prefix.

$table_prefix  = 'exemplo_';Code language: PHP (php)

Faça a definição do prefixo da tabela de preferência na hora da instalação para evitar de duplicar as tabelas.

URL do WordPress

Caso queira sobrescrever a informação siteurl que está na tabela wp_options, sem alterar a base de dados, simplesmente ele lê as informações do wp-config.php. Essa opção desativa a opção de editar o URL na tela de configurações no painel do WordPress.

Dois pontos importantes um essa configuração deve ser definida uma única vez caso fique a alterar esse comando causa conflito no admin e outro ponto é necessário incluir o http:// no início da URL como no exemplo a seguir:

define('WP_SITEURL', 'http://fellyph.com.br/blog/');Code language: JavaScript (javascript)

Renomeando a pasta wp-content

Essa recurso é permitido a partir da versão 2.6 do WordPress, nesse caso apenas é possível renomear a pasta wp-content, mas é preciso redefinir o caminho da pasta plugins para evitar conflito. No exemplo abaixo renomearei a pasta wp-content para ‘conteudo’:

define('WP_CONTENT_FOLDERNAME', 'conteudo');
define('WP_CONTENT_DIR', ABSPATH . WP_CONTENT_FOLDERNAME );
define('WP_CONTENT_URL', 'http://seusite.com/'.WP_CONTENT_FOLDERNAME);
define('WP_PLUGIN_DIR', WP_CONTENT_DIR .'/plugins' );
define('WP_PLUGIN_URL', WP_CONTENT_URL.'/plugins');Code language: JavaScript (javascript)

Essas definições acima devem ser feitas antes da linha require_once(ABSPATH . ‘wp-settings.php’);

Modificar Intervalo AutoSave

Essa opção interfere no intervalo do autosave do editor de texto tanto para o editor de posts quanto o editor de páginas. Por padrão, o editor usa um intervalo de 60 segundos para cada save. Esse valor pode ser alterado para um valor maior ou menor. Só adicionar a seguinte linha e passar o valor em segundos:

   define('AUTOSAVE_INTERVAL', 100 );Code language: JavaScript (javascript)

Desativando o recurso de revisão

Caso queira que o seu WordPress apague o histórico das alterações realizadas no post ou página, para desativar essa recurso use a seguinte função:

  define ('WP_POST_REVISIONS', false);Code language: JavaScript (javascript)

Definindo o número máximo de revisões

Também é possível definir o número máximo de revisões que o WordPress armazenará.

define('WP_POST_REVISIONS', 3);Code language: JavaScript (javascript)

Ativar versão Debug

É possível exibir erros e warnings do WordPress ativando o versão Debug, essa opção foi habilitada na versão 2.3.1 do wordpress

define('WP_DEBUG', true);Code language: JavaScript (javascript)

Gostou desse conteúdo sobre o arquivo wp-config, confira mais posts sobre WordPress aqui no blog:


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Configuração e opções extras com wp-config.php”

  1. Avatar de Renato Oliveira

    Orra tem umas dicas legais aqui, vou conferir esse curso de WP tbm….. eu realizei um pelo universogeeks que foi muito bom tbm… criei até o meu, rsrs… abs….

  2. Avatar de Fellyph

    Valeu Renato, o link curso do wp tem os slides do curso de wordpress que dou na DRC treinamentos aqui em são paulo. Deixo o link aberto mais para pessoal conhecer o programa do curso e os ex-alunos consultarem depois do curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *