Configuração e opções extras com wp-config.php

Além das informações de conexão com o banco podemos definir algumas configurações do WordPress pelo wp-config.php nesse post eu vou listar algumas configurações que podemos definir, mas uma dica use com moderação.

table_prefix

Para não ter conflito com outras tabelas que já existem e uma boa prática de segurança não utilizar o prefixo padrão mudamos o prefixo das tabelas do banco do wordpress. Para fazer essa mudança, no caso dentro do arquivo wp-config configuramos apenas atribuindo um valor a variável $table_prefix.

$table_prefix  = 'exemplo_';

Faça a definição do prefixo da tabela de preferência na hora da instalação para evitar de duplicar as tabelas.

URL do WordPress

Caso queira sobrescrever a informação “siteurl” que está na tabela “wp_options”, sem alterar a base de dados simplesmente ele passa a ler as informações do “wp-config.php”. Essa opção desativa a opção de editar a url na tela de configurações no painel do wordpress, como podemos ver na imagem abaixo:

Dois pontos importantes um esse configuração deve ser definida uma única vez caso fique alterando esse comando causa conflito no admin e outro ponto é necessário incluir o “http://” no início da URL como no exemplo a seguir:

define('WP_SITEURL', 'http://fellyph.com.br/blog/');

Renomeando a pasta wp-content

Essa recurso é permitido a partir da versão 2.6 do wordpress, nesse caso apenas é possível renomear a pasta wp-content, mas é preciso redefinir o caminho da pasta plugins para evitar conflito. No exemplo abaixo vou renomear a pasta ‘wp-content’ para ‘conteudo’:

define('WP_CONTENT_FOLDERNAME', 'conteudo');
define('WP_CONTENT_DIR', ABSPATH . WP_CONTENT_FOLDERNAME );
define('WP_CONTENT_URL', 'http://seusite.com/'.WP_CONTENT_FOLDERNAME);
define('WP_PLUGIN_DIR', WP_CONTENT_DIR .'/plugins' );
define('WP_PLUGIN_URL', WP_CONTENT_URL.'/plugins');

Essas definições acima devem ser feitas antes da linha “require_once(ABSPATH . ‘wp-settings.php’);”

Modificar Intervalo AutoSave

Essa opção interfere no intervalo do autosave do editor de texto tanto para o editor de posts quanto o editor de páginas. Por padrão o editor usa um intervalo de 60 segundos para cada save. Essa valor pode ser alterado para um valor maior ou menor. Só adicionar a seguinte linha e passar o valor em segundos :

   define('AUTOSAVE_INTERVAL', 100 );

Desativando o recurso de revisão

O WordPress guar um histórico das alterações que foram realizadas no post ou página para desativar essa recurso use a seguinte função :

  define ('WP_POST_REVISIONS', false);

Definindo o número máximo de revisões

Também é possível definir o número máximo de revisões que o wordpress vai armazenar.

define('WP_POST_REVISIONS', 3);

Ativar versão Debug

É possível exibir erros e warnings do WordPress ativando o versão Debug, essa opção foi habilitada na versão 2.3.1 do wordpress

define('WP_DEBUG', true);

2 respostas para “Configuração e opções extras com wp-config.php”

  1. Valeu Renato, o link curso do wp tem os slides do curso de wordpress que dou na DRC treinamentos aqui em são paulo. Deixo o link aberto mais para pessoal conhecer o programa do curso e os ex-alunos consultarem depois do curso.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.