Plugins WordPress não são tecnologias ou processos

Navegando pelo YouTube encontro muitos vídeos, plugin de performance WordPress, plugin de SEO WordPress e outros casos como AMP pode matar o seu projeto. Muitas vezes criam uma visão com dois cliques eu irei resolver todos os meus problemas, plugins WordPress ajudam na automatização de tarefas, mas muitas vezes criamos essa visão que eles resolvem todos os nossos problemas ou representam uma tecnologia, ou um processo.

Problemas com a falta de entendimento sobre plugins WordPress

Por exemplo, SEO é um assunto muito complexo, temos ótimos plugins WordPress disponíveis, mas o fato de instalar um plugin de SEO não vai resolver todos os seus problemas referentes ao tema. Eles ajudam e otimizar a realização de tarefas, mas temos que implementar o SEO da nossa aplicação como, inclusão de meta informações, inclusão e otimização de palavra-chave e manutenção.

Somente a inclusão do plugins WordPress sem o cadastro de nenhuma informação pode prejudicar o SEO da sua aplicação, mas nessa situação é um problema do plugin ou do seu mal uso?

Dai caímos num segundo problema, culpar toda uma tecnologia ou processo por conta plugin, isso é muito comum de achar, por exemplo, no canal do mestre SEO do Fabio Ricotta que eu admiro bastante eu vi o seguinte relato:

Fabio sempre aponta informações baseado em experiências próprias, falando que a sua experiência não foi válida, mas analisando o vídeo vou comentar certos pontos:

  • Começando pelo título “Como AMP pode matar o seu projeto” já temos o direcionamento de para a tecnologia.
  • Nenhum momento ele especifica qual plugin utilizou generaliza o problema para tecnologia
  • Falhas como esquecer de adicionar código de tracking não é um problema da tecnologia
  • Depois atribuiu o fato plugin remover o código de tracking, novamente não é uma falha da tecnologia. Quando esse tipo de problema acontecer recomendado é notificar o desenvolvedor do plugin para que o problema não se repita
  • Por fim atribui limitações de não ter caixa de comentários, eu utilizo o plugin oficial do AMP tenho todas as funcionalidades do core do WordPress rodando normalmente, mas isso pode ser a limitação do plugin a qual ele utilizou
  • “Por padrão o plugin cria uma versão tosca” – Importante especificar qual plugin foi utilizado, por exemplo, novamente a tecnologia sendo resumida a um plugin do AMP oficial a versão reader não é recomendada pelo próprio Google, mas existem opções de customização. Mas temos opções de disponibilizar uma versão idêntica à versão não-AMP.

Opiniões de influenciadores como o Fabio tem um peso muito grande e quem não conhece a tecnologia cria resistência sem mesmo nunca ter utilizado.

Por isso é importante antes de compartilhar experiências sobre um produto específico pesquisar e procurar trazer o máximo de informação possível e ser mais específico sobre plugins WordPress e cenários da sua experiência.

Instalar plugins por instalar

Perfomance, SEO ou AMP, por exemplo, não se resumem apenas a instalar um plugin. O plugin de AMP facilitam o seu uso, mas a instalação sem o mínimo de configuração prejudicam a experiência do usuário. Além disso, podemos criar um tema totalmente com AMP.

Performance não se resume a adicionar cache tem outra série de recursos que ações que melhoram o desempenho da sua aplicação. Além disso, SEO e Performance são tarefas continuas que nunca acabam precisam de manutenção constante.

Qualquer pessoa tem o total direito de não gostar de uma tecnologia específica, mas é importante validar certos pontos antes de compartilhar qualquer opinião.

Sou totalmente aberto a tecnologias e contra a clubismo com tecnologia. AMP possui pontos a melhorar assim com WordPress, JavaScript, PHP e outras linguagens, frameworks e CMSs.

Que você acha sobre o assunto? Deixe um comentário com a sua opinião.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *