Utilizando Componentes AMP em qualquer lugar

Já pensou em utilizar Componentes AMP em qualquer tipo de aplicação? O time do AMP vem trabalhando a mais de 2 anos tentando habilitar componentes AMP fora do ecossistema do AMP e esse projeto é chamado de Bento AMP.

Nova biblioteca de componentes AMP
Nova biblioteca de componentes AMP

O projeto foi lançado no final de 2021, mas a divulgação está bem calma após várias peças chaves saírem do projeto. O projeto ainda está em modo de descoberta.

O que é AMP Framework?

AMP é um framework que surgiu com o foco na performance e entrega de conteúdo. A sua biblioteca de componentes AMP é ideal para a criação de sites, matérias, e-mails e anúncios. Com AMP, você tem a certeza de que está trabalhando com uma plataforma focada no usuário.

Os seus componentes foram desenvolvidos pensando na rapidez de carregamento e na melhor experiência possível para o internauta. O AMP Framework é uma ótima escolha para quem quer ter resultados positivos em termos de audiência e conversões. Além disso, os seus componentes são responsivos e funcionam perfeitamente em dispositivos móveis.

Porque usar os componentes Bento AMP?

O objetivo do AMP é criar uma experiência para usuários e desenvolvedores, usuários tendo uma experiência responsiva e rápida. Para desenvolvedores com um conjunto de ferramentas que ajudam a otimizar o fluxo de desenvolvimento. Os componentes de alta performance focados nos usuários são uma parte essencial para entrar essa experiência para os desenvolvedores.

E agora com Bento AMP você poderá usar os componentes AMP somente quando necessário. Isso significa com a situação atual, de ter somente duas soluções: somente AMP ou prover duas versões não será o único caminho. Podemos unir os dois mundos. Assim achando um equilíbrio entre as duas opções.

Por exemplo, agora é possível utilizar os componentes AMP de forma isolada, você pode adicionar um, carrossel numa página não AMP. Isso abre possibilidade para uma série de melhorias em usa aplicação sem ter a necessidade de tem uma aplicação inteira em AMP.

Como Bento funciona ?

Anteriormente, componentes AMP utilizavam web components mais o AMP runtime para executar esses elementos. Agora com Bento esse processo é realizado com preact, os componentes Bento AMP são processados e Web components e entregues aos usuários seguindo os padrões web.

Preview para desenvolvedores

Atualmente já é possível testar Bento AMP se você é um desenvolvedor você pode acessar a página do projeto e o guia para iniciantes do projeto. Atualmente o bento AMP continua precisando do AMP runtime para funcionar, mas não é mais necessário ter uma página válida AMP para fazer uso desses recursos.

Por exemplo, atualmente o plugin de AMP na sua versão 2.2 faz uso dos componentes bento.

Plugin de AMP para WordPress

O plugin de AMP para WordPress, é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios da tecnologia AMP nos seus sites WordPress. Isso permite que o conteúdo HTML seja convertido em conteúdo compatível com AMP, melhorando assim as características do CSS e diminuindo o tempo de carregamento dos conteúdos externos.

Com esse plugin, a sua página ficará mais rápida e leve, o que significa uma melhor experiência para o usuário e também um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Certamente esse é um recurso que você não pode ignorar!

O que está disponível hoje?

Caso queira testar o componentes Bento, hoje estão de forma experimental os seguintes componentes:

  • amp-accordion
  • amp-base-carousel
  • amp-inline-gallery
  • amp-stream-gallery
  • amp-date-countdown
  • amp-date-display
  • amp-fit-text
  • amp-instagram
  • amp-lightbox
  • amp-selector
  • amp-social-share
  • amp-timeago
  • amp-youtube
  • amp-video

Para acompanhar a lista de componentes que estão sendo desenvolvidos, você pode conferir a documentação oficial do projeto.

O futuro de Bento

Uma vez que o tenha uma versão estável e com todos os principais componentes a ideia é publicar uma versão de Bento AMP para React com uma estrutura de pacotes npm facilitando o uso de AMP para aplicações React.

Para acompanhar as novidades sobre AMP, confira a playlist que eu criei em meu canal do Youtube:

Playlist sobre Componentes AMP

Gostou do conteúdo sobre o futuro dos componentes AMP confira os posts relacionados:


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *