Utilizando Componentes AMP em qualquer lugar

Já pensou em utilizar Componentes AMP em qualquer tipo de aplicação? O time do AMP vem trabalhando a mais de 2 anos tentando habilitar componentes AMP fora do ecossistema do AMP e esse projeto é chamado de Bento AMP.

Nova biblioteca de componentes AMP

O projeto foi lançado no final de 2021, mas a divulgação está bem calma após várias peças chaves saírem do projeto. O projeto ainda está em modo de descoberta.

O que é AMP Framework?

AMP é um framework que surgiu com o foco na performance e entrega de conteúdo. A sua biblioteca de componentes AMP é ideal para a criação de sites, matérias, e-mails e anúncios. Com AMP, você tem a certeza de que está trabalhando com uma plataforma focada no usuário.

Os seus componentes foram desenvolvidos pensando na rapidez de carregamento e na melhor experiência possível para o internauta. O AMP Framework é uma ótima escolha para quem quer ter resultados positivos em termos de audiência e conversões. Além disso, os seus componentes são responsivos e funcionam perfeitamente em dispositivos móveis.

Porque usar os componentes Bento AMP?

O objetivo do AMP é criar uma experiência para usuários e desenvolvedores, usuários tendo uma experiência responsiva e rápida. Para desenvolvedores com um conjunto de ferramentas que ajudam a otimizar o fluxo de desenvolvimento. Os componentes de alta performance focados nos usuários são uma parte essencial para entrar essa experiência para os desenvolvedores.

E agora com Bento AMP você poderá usar os componentes AMP somente quando necessário. Isso significa com a situação atual, de ter somente duas soluções: somente AMP ou prover duas versões não será o único caminho. Podemos unir os dois mundos. Assim achando um equilíbrio entre as duas opções.

Por exemplo, agora é possível utilizar os componentes AMP de forma isolada, você pode adicionar um, carrossel numa página não AMP. Isso abre possibilidade para uma série de melhorias em usa aplicação sem ter a necessidade de tem uma aplicação inteira em AMP.

Como Bento funciona ?

Anteriormente, componentes AMP utilizavam web components mais o AMP runtime para executar esses elementos. Agora com Bento esse processo é realizado com preact, os componentes Bento AMP são processados e Web components e entregues aos usuários seguindo os padrões web.

Preview para desenvolvedores

Atualmente já é possível testar Bento AMP se você é um desenvolvedor você pode acessar a página do projeto e o guia para iniciantes do projeto. Atualmente o bento AMP continua precisando do AMP runtime para funcionar, mas não é mais necessário ter uma página válida AMP para fazer uso desses recursos.

Por exemplo, atualmente o plugin de AMP na sua versão 2.2 faz uso dos componentes bento.

Plugin de AMP para WordPress

O plugin de AMP para WordPress, é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios da tecnologia AMP nos seus sites WordPress. Isso permite que o conteúdo HTML seja convertido em conteúdo compatível com AMP, melhorando assim as características do CSS e diminuindo o tempo de carregamento dos conteúdos externos.

Com esse plugin, a sua página ficará mais rápida e leve, o que significa uma melhor experiência para o usuário e também um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Certamente esse é um recurso que você não pode ignorar!

O que está disponível hoje?

Caso queira testar o componentes Bento, hoje estão de forma experimental os seguintes componentes:

  • amp-accordion
  • amp-base-carousel
  • amp-inline-gallery
  • amp-stream-gallery
  • amp-date-countdown
  • amp-date-display
  • amp-fit-text
  • amp-instagram
  • amp-lightbox
  • amp-selector
  • amp-social-share
  • amp-timeago
  • amp-youtube
  • amp-video

Para acompanhar a lista de componentes que estão sendo desenvolvidos, você pode conferir a documentação oficial do projeto.

O futuro de Bento

Uma vez que o tenha uma versão estável e com todos os principais componentes a ideia é publicar uma versão de Bento AMP para React com uma estrutura de pacotes npm facilitando o uso de AMP para aplicações React.

Para acompanhar as novidades sobre AMP, confira a playlist que eu criei em meu canal do Youtube:

Playlist sobre AMP

Para mais conteúdo sobre a tecnologia AMP, confira a página da categoria AMP.

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.