WordPress.com ou WordPress.org: Como saber em qual plataforma o seu site está?

Muitos usuários do WordPress têm a dúvida frequente sobre como identificar se o seu site está hospedado WordPress.com ou WordPress.org. Neste post, explicaremos as formas mais simples de você esclarecer essa questão.

WordPress como serviço ou software

Antes de tudo, entendamos o que é hospedagem de sites: é o serviço que aloca espaço num servidor para que os arquivos do seu site (HTML, CSS, scripts, imagens e banco de dados) e sejam armazenados e acessíveis para todos na internet. WordPress.com ou WordPress.org para o usuário final não irá ter muita diferença, o maior diferencial é na administração do site.

  • WordPress.org (auto-hospedado): Você utiliza o software open-source do WordPress, escolhe um provedor de hospedagem (como Cloudways, Hostinger, entre outros) e tem controle total para instalar o WordPress, personalizar o seu site com temas e plugins, além de implementar ferramentas de análise do seu tráfego.
  • WordPress.com: você utiliza o WordPress como um serviço, prestado pela empresa do criador do WordPress, a Automattic. Este serviço tem uma versão gratuita onde o site precisa ter um domínio com o final ‘.wordpress.com’. Para personalizar o domínio é preciso uma conta pago, onde o próprio WordPress.com hospeda o seu site. É fácil de usar, pois toda a complexidade de instalação e gerenciamento da hospedagem é abstraído, mas terá menos liberdade de personalização, com opções limitadas de temas e plugins.

Como descobrir se é WordPress.com ou WordPress.org?

Para descobrir se o seu site é wordpress.org de forma rápida você deve acessar o painel de administração do seu site e seguir os seguintes passos

  1. Acesse a área de login: digite na barra de endereço do navegador o domínio do seu site seguido de /wp-login.php.
  2. Faça login com as suas credenciais.
  3. Verifique o logo: no painel administrativo, passe o mouse sobre o logo do WordPress no canto esquerdo superior. O menu dropdown exibirá “WordPress.org”
Menu do WordPress.org

Já o menu do WordPress.com é um pouco diferente que o do WordPress.org a interface não possui o dropdown igual ao wp.org

menu do WordPress.com

Para o roadmap do WordPress.org está incluído a atualização do painel de administração que por muitos anos não recebeu nenhuma mudança drástica, enquanto o WordPress.com por ter uma estrutura mais fechada conseguiu fazer atualizações rápidas na sua interface:

WordPress.org

WordPress.com ou WordPress.org

WordPress.com

Painel do WordPress.com

Migrando do WordPress.org para o WordPress.com

Caso queira migrar o seu site auto-hospedado para o WordPress.com, o processo é bem simples, só seguir estes passos:

  1. Crie uma conta no WordPress.com
  2. Acesse painel do WordPress.com > Ferramentas > Importar
  3. Selecione “WordPress” na lista de opções.
  4. Informe o endereço do seu site WordPress.org
  5. Clique em “Continuar” e siga as etapas indicadas pelo importador.
Painel de importação do WordPress.com

O processo é relativamente simples, ele é recomendado para pessoas querem ter menos complexidade na hora de gerenciar um site WordPress. Lembrando menos complexidade também gera menos flexibilidade na hora de gerenciar o seu site.

Migrando do WordPress.com para o WordPress.org

Já para aqueles que querem mais controle sobre a site, visibilidade sobre estrutura de cache, banco de dados e servidor. A migração irá funcionar quase da mesma forma, mas com alguns passos extra:

  1. Antes de iniciar o processo você precisa exportar o conteúdo do seu WordPress.com
Painel de exportação do WordPress.com
  1. Acesse painel do WordPress.org > Ferramentas > Importar
  2. Selecione “WordPress” na lista de opções.
  3. Para isso você irá precisar instalar o plugin de importação
  4. Uma vez instalado você irá enviar o XML com o conteúdo do site anterior
Blog fellyph cintra - importando o WordPress org scaled

Com isso você agora sabe como identificar o WordPress.com ou WordPress.org e realizar a migração entre ambas plataformas. O blog possui bastante conteúdo relacionado a WordPress:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *