Melhorias de performance no WordPress 6.3

Hoje sai a versão 6.3 do WordPress um das maiores atualizações do WordPress no ano. Nesta versão temos uma grande atualização referente a performance no WordPress. O grupo de performance do WordPress criou um plugin para testar as melhorias de performance que irão para o core do WordPress, o plugin Performance LAB.

O Plugin Performance LAB é uma iniciativa organizada por diversas empresas para melhorar a performance do core do WordPress. E esse grupos está mostrando resultado. No último release candidate RC3 do WordPress, os testes de performance apresentaram melhorias de 24% no tema de blocks e 18% nos temas clássicos.

Esses dados foram em comparação ao WordPress 6.2, baseados no Largest Contentful Paint ou também conhecido como métrica LCP. Ele é uma métrica que calcula o tempo de carregamento do maior elemento na primeira tela de uma Página web.

LCP + TTFB

Para entender as melhorias de performance realizadas precisamos entender os fatores que afetam o tempo de carregamento de uma página. A LCP ela representa uma parte importante do carregamento geral de uma página, por isso ela teve uma atenção especial.

Mas uma parte importante do LCP é tempo de carregamento do primeiro byte ou métrica TTFB, que capitura o tempo do lado do servidor, por se tratar de um requisição que necessita o processamento do lado do servidor.

Antes de montar a página no navegador o servidor precisa procurar todas as informações necessárias no servidor para montar a página HTML. Então se tratando de páginas WordPress o LCP é totalmente dependente do TTFB.

O que melhorou no WordPress 6.3?

Na versão 6.2 o foco foi no lado do servidor, nessa versão do WordPress o foco ficou relacionado no lado do cliente ou client-side performance. No lado do Cliente a melhoria no tema de blocos foi de 40% e no tema clássico 31% comparando com a versão 6.2 do WordPress. E as melhorias foram as seguintes:

  • otimização do emoji-loader.js
  • Utilização de fetchpriority para elementos importantes do carregamento da página
  • Melhorias na funcionalidade de loading=”lazy” do WordPress
  • introdução da nova API na estratégia de carregamento de javascript no WordPress com a utilização de defer e async[está planejado o uso dessa api para carregamento de scripts como dos comentários]

Além das melhorias citadas, fora introduzidas melhorias no lado do servidor para temas de blocos e no carregamento de meta informações no banco de dados.

Para mais informanções sobre o Plugin Performance LAB acesse: https://wordpress.org/plugins/performance-lab/

Mais post relacionados a performance:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *