6 dicas para construir uma comunidade dev

Empresas brigam para ter a atenção e aprovação da comunidade dev, para criar uma comunidade sustentável. Plataformas como Stack Overflow, Reddit e até o Github são as comunidades mais populares.

Além das mídias sociais em geral, canais como Twitter, Instagram e YouTube criam uma variação de comunidades num aspecto mais amplo. Independentemente disso, o envolvimento numa comunidade dev deve ser uma peça fundamental para o crescimento de qualquer programa de marketing de empresas com desenvolvedores.

Comunidades são um canal direto com os clientes, onde eles testam aplicações, serviços e ferramentas e dão feedback muitas vezes super detalhado que pode valer muito para seu projeto.

A chave para uma comunidade dev bem-sucedidas é valorizar a palavra “comunidade”. Muitas empresas criam comunidades de desenvolvimento, sem suporte ou apoio, fazendo apenas uma extensão do seu canal de atendimento, sem abrir um canal de comunicação direto com os seus usuários. Para isso vou falar de algumas dicas para criar uma comunidade dev forte.

1. Crie conteúdo de qualidade

Identifique as necessidades dos desenvolvedores da sua plataforma e crie conteúdo de qualidade. Desenvolvedores precisam de um ponto de partida, guia de inicialização e exemplos. São essenciais para um bom ponto de partida, uma vez que o conteúdo é desenvolvido abra o canal para discussão entre os participantes.

E desenvolva o conteúdo baseado na interação com a comunidade dev, além disso seu conteúdo deve estar presente em diferentes canais. Recicle o conteúdo post em formato de stories, vídeos e posts em plataformas como o Twitter.

2. Crie parcerias na comunidade dev

O ponto importante para cresce a sua comunidade é identificar comunidades com necessidades relacionadas, e realizar parcerias na criação de conteúdo e organização de eventos. Você trabalha com um produto relacionado a CDN converse com a comunidade de performance e front-end para ampliar o alcance do seu conteúdo.

Participe de meetups e eventos de outros plataformas conectando o seu produto a outras comunidades de desenvolvimento, o dialogo entre diferentes comunidades, contribui com o desenvolvimento de ambas comunidades dev.

3. Saia do online

O cenário atual tirou um pouco a frequência de eventos presenciais, mas eventos offline têm um papel importante para o desenvolvimento de comunidades online. Participação de meetups e conferências são importante para criar relações entre os participantes das comunidades.

Desenvolvedores em eventos presenciais, algumas vezes interagem diferentemente do online, ou até quando conversam com outros desenvolvedores. Então crie uma agenda de eventos da comunidade dev e acompanhe quando possível.

4. Open-source

Nada melhor que a contribuição open-source para conectar desenvolvedores. Os grandes líderes de desenvolvimento participam de projetos open-source, essa é uma grande oportunidade para trocar experiência com outros desenvolvedores e ter feedback da comunidade.

Github para mim é uma das melhores comunidades, pois existe um dialogo diretamente relacionado ao código do projeto. Acompanhar o github do projeto é essencial para ter uma noção do projeto.

5. Esteja presente em canais fora da sua bolha

Muito importante para identificar comportamentos é navegar em canais fora da sua bolha, grupos que são indiretamente ligados ao seu produto. Muitas vezes Community managers olha para uma única fatia da sua audiência.

Dependendo da região, a participação dos desenvolvedores pode mudar de plataforma, por exemplo, no Brasil a participação de grupos é feita em plataformas como Telegram e WhatsApp. Já em outras regiões as discussões ficam centralizadas no slack e discord.

Então a presença em múltiplos canais é essencial para identificar o comportamento dos desenvolvedores.

6. Não tenha medo de recomendar outras comunidades dev

Muito comum encontrar perguntas relacionadas a outros produtos, não tenha medo de recomendar outros grupos especializados, pois lá a dúvida pode ser resolvida com mais eficiência.

Mas também tenha cuidado para não demonstrar que você não se importa com o usuário, é importante guiar o usuário e oferecer suporte para que o desenvolvedor esclareça a sua dúvida em outra comunidade.

Conclusão

Gerenciamento de comunidades de desenvolvimento é algo muito complexo, vai da interação com usuários, educação, identificação de problemas, comunicação com o time de desenvolvimento e reportagem de ações e atualização da sua plataforma.

Gostou do conteúdo relacionado a comunidade dev, confira mais posts relacionados:


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *