5 dicas para conseguir o primeiro emprego de TI na Irlanda

Blog fellyph cintra - dicas para achar o primeiro empredo de TI na Irlanda

Em 2016 eu decidi sair de São Paulo e ir para a Irlanda melhorar o meu inglês, e depois tentar algum trabalho na Europa inicialmente via diversas vagas de tecnologia, e nesse post eu vou compartilhar 5 dicas para você começar a procurar um emprego de TI na Irlanda.

As dicas que eu vou compartilhar são fontes de uma experiência pessoal na Irlanda, mas pode ser aplicado em outro país fora do Brasil.

Mercado de tecnologia na Irlanda

Hoje maio de 2022 existem mais de 3700 vagas de emprego de TI na Irlanda abertas, devido à quantidade de Big Techs a situadas na ilha da esmeralda. Mas a grande pergunta é como eu um não europeu posso aplicar para uma vaga na Irlanda.

Emprego de TI na Irlanda para não europeus

Para trabalhar na Irlanda é necessário ter uma autorização de trabalho específica. Existem nove tipos diferentes de autorizações, disponíveis online no Irish Nationalization and Immigration Service (INIS). Cidadãos de fora da UE também precisam de visto para trabalhar na Irlanda. Antes de solicitar a autorização, é importante verificar se você preenche os requisitos exigidos. Os critérios variam de acordo com o tipo de autorização de trabalho.

Geralmente, é necessário ter uma profissão qualificada ou experiência em determinada área. A solicitação da autorização pode ser feita online, através do site do Irish Nationalization and Immigration Service (INIS). No caso de procura de emprego de TI na Irlanda irão se encaixar no programa de critical skills. Esse programa tem dois requisitos básicos:

  • Para profissionais com diploma de bacharel nas vagas listadas no critical skill precisa de um salário anual de 32.000 euros por ano.
  • Para profissionais com mais de 10 anos de carreira comprovada um salário de 62.000 euros ao ano.

Tem muita oferta, mas não é fácil

Primeiro precisamos falar que é um processo que exige dedicação, especialmente se você não tem o passaporte europeu que foi o meu caso. Trabalhei na área de tecnologia no Brasil a 10 anos então considerava que a experiência já era o bastante para arranjar um emprego de TI na Irlanda e não final não foi bem assim.

Como falei a primeira barreira é o passaporte, por conta de não ter passaporte, por exemplo, na Irlanda para empresa aplicar para o visto precisa desembolsar 1.500 euros para você tirar o visto de trabalho.

Ainda existe uma segunda barreira que o seu salário tem que ser acima de 35 mil euros ao ano, nesse caso a maioria das empresas pagam bem mais que isso, mas isso pode ser uma barreira para profissionais com pouca experiência de mercado. Por isso muitas empresas decidem não continuar o processo quando você não tem o passaporte.

Mas agora vamos às dicas que são detalhes antes do processo começar, como você aumenta as chances de realizar mais entrevistas.

Escritório do Google na Irlanda

1 – Inglês em primeiro lugar

Isso é o elemento mais essencial caso você queira conquistar o seu emprego no exterior, a maioria dos países o idioma base é o inglês, e até países como Portugal o inglês pode ser um diferencial na hora da sua contratação.

Então antes de sair a aplicar para todas as empresas melhorem o seu inglês para um nível que você consiga descrever qual o tipo de trabalho você executa e qual a sua experiência.

2 – Atualize o seu LinkedIn

LinkedIn é a porta de entrada para recrutadores, a principal ferramenta para você ser visto pelas empresas. Então é muito importante ter um LinkedIn impecável, com todas as informações úteis sobre a sua carreira.

3 – Mude a localização do seu LinkedIn

Recrutadores utilizam ferramentas de busca para achar profissionais, e um dos principais filtros é a localização daquele profissional, muitas vezes profissionais que estão na Irlanda ainda continuam com a sua localização no Brasil, essa é a pior maneira para ser visto por recrutadores.

Se você tem planos de mudar para a Irlanda em breve pode mudar a sua localização para iniciar o processo seletivo.

4 – Pesquise sobre a sua especialidade

Esse item é muito importante pesquise vagas relacionada a sua especialidade, parece óbvio, mas a maneira mais rápida de arrumar um emprego é procurando emprego na área que você tem mais domínio. Isso claro adicionando como filtro as vagas na Irlanda.

5 – Atenção nos skills

Quando realizar uma pesquisa sobre as vagas de trabalho, tenha atenção especial nos skills que são pedidos nas descrição da vaga. Assim alinhe o seu perfil lembrando de mencionar as skills que você domina que são mais buscadas pelas empresas.

Também peça para seus colegas que sabem que você domina aquela skill para adicionarem uma recomendação no seu perfil.

Conclusão

Mudança para um novo país é algo muito grande, antes de decidir mudar para um novo país pesquise bastante, tente entrar em contato com pessoas que moram naquela cidade, para saber mais sobre a rotina e como é dia-a-dia de trabalho daquela região.

Para mais posts sobre a minha experiência de trabalho na Irlanda e como foi minha vida lá durante 6 anos, confira a página da categoria.

publicado
Categorizado como Geral

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.