Blog fellyph cintra - cropped mitos amp 1

11 Mitos sobre AMP

AMP tornou-se um framework bastante popular nos últimos anos por renderizar e entregar conteúdo em alta perfomance, atualmente 10 milhões de domínios na internet entregam conteúdo utilizando a tecnologia, mas também surgiu alguns mitos sobre AMP e nesse post traduzir um post do blog do AMP: “Debuking Common AMP Myths” e conferimos abaixo.

Mitos sobre AMP

MITO #01: AMP é um projeto exclusivo do Google.


FATO #01: AMP é um projeto open source liderado pelo Google em conjunto de outras empresas e membros da comunidade.

Os desenvolvedores AMP, empresas e colaboradores individuais participam no desenvolvimento deste projeto: nos últimos três anos, o AMP recebeu contribuições de 850 colaboradores, 78% desses colaboradores são funcionários de outras empresas como Twitter, Pinterest, Yahoo, Bing e eBay. O AMP mudou-se para um novo modelo de governança, uma preocupação atual de vários projetos open source.

O modelo adotado dá voz a todos os membros da comunidade descentralizando as tomadas de decisões. Também incluindo usuários finais não ficando restrito apenas nos desenvolvedores.

MITO #02: AMP somente funciona para Google.com


FATO #02: páginas AMP são acessíveis em toda a web, incluindo qualquer plataforma de distribuição e dispositivo.

Os usuários podem acessar páginas AMP por meio de qualquer plataforma de distribuição, por exemplo, mecanismos de pesquisa ou sites, como LinkedIn ou Twitter que sempre distribuem páginas AMP como modelo padrão para celulares.

Plataformas como Google e Bing dão um passo além, elas armazenam o seu conteúdo para proporcionar um carregamento instantâneo.

MITO #03: AMP é apenas para mobile


FATO #03: O AMP é projetado com “responsividade” em mente, para funcionar em todos os tamanhos de tela.

AMP agora é somente AMP, inicialmente era um padrão Accelerated Mobile Pages agora por se uma tecnologia cross device o acrônimo perdeu o seu significado agora ele chama-se apenas AMP. Inicialmente AMP foi projetado para ser mobile friendly, para devices com hardware lento e conexões com alta taxa de latência. O impacto da tecnologia visto num smartphone será ainda maior num desktop. Mas também devemos entender que alguns recursos são projetados para uma experiência mobile, por exemplo, carrossel do Google Stories.

MITO #04: toda página AMP também precisa ter uma versão não AMP


FATO #04: uma página AMP pode ser associada a uma não AMP, mas isso não é um requisito obrigatório.

Em alguns casos, convém ter uma versão não AMP e uma versão AMP da mesma página, especialmente é fases de migração de sua aplicação. Mas não é um requisito mantém ambas versões do mesmo conteúdo, se você achar que AMP atende todos os requisitos de sua aplicação você pode manter apenas a versão AMP.

MITO #05: AMP landing pages usualmente são mais difíceis de construir.
FATO #05: Geralmente isso irá custar menos de uma semana para construir uma landing page na maioria dos casos.

80% dos desenvolvedores contactados em pesquisa, reportaram que precisaram menos de uma semana para construir uma Landing page utilizando AMP. Dito isso, esforço para construir uma página dependerá do tipo de página que será construída, alguns modelos custarão mais tempo que outras, confira o a lista de templates gratuitos eles podem reduzir ainda mais o tempo de desenvolvimento de sua aplicação.

MITO #06: AMP é apenas para editores ou site estáticos
FATO #06: Mais de 60% dos cliques na consultas do Google são páginas sem ser páginas de notícias.

AMP foi construído graças a intensa colaboração com milhares de desenvolvedores, editores e plataformas de distribuição de conteúdo e empresas de tecnologia. Quando AMP foi lançado a primeira vez, ele foi adotado inicialmente por editores e portais de notícias. mas agora os anunciantes e as empresas de comércio eletrônico também estão aproveitando os benefícios da plataforma AMP.

MITO #07: AMP não suporta experiências interativas.
FATO #07: Os componentes AMP agora permitem personalização de design e experiências interativas.

Quando AMP foi lançado a pela primeira vez, ele tinha limitações de design. Á medida que o projeto AMP cresceu graças à colaboração da comunidade open source, foram criados novos componentes que permitem que as empresas façam personalização do design e criem experiências interativas. Empresas como BMW, AliExpress possuem bons exemplos de como utilizar a plataforma. Hoje a maioria das experiências interativas suportam:

Rich Media: O número de componentes AMP é crescente e qualquer contribuidor pode contribuir na inclusão de novos componentes caso necessite.

Integração de terceiros: existem uma vasta quantidade de integração com outras plataformas e você pode conferir aqui.

MITO #08: AMP não suporta sites de comércio eletrônico


FATO #08: AMP é uma opção natural de comércio eletrônico, pois AMP torna as páginas Web mais rápidas e performance é um ponto importante para conversão de compras.

Quando AMP foi lançado, inicialmente editores e portais de notícias foram a principal adoção da plataforma. A medida que o projeto AMP cresceu, novos componentes foram criados para permitir que as marcas criassem as suas experiências interativas. Agora AMP pode ser utilizado para construir experiência de comércio eletrônico de alta performance e atrativa. Para mais informações veja os posts “Getting started with AMP for e-commerce” e “E-commerce At The Speed of AMP” .

MITO #09: Não é possível atualizar conteúdo de páginas AMP.
FATO #09: Existem muitas opções de manter o conteúdo das páginas AMP atualizado.

Você pode veicular conteúdo novo em AMP usando o mecanismo de cache AMP padrão(stale-while-revalidate), usando a funcionalidade de atualização de cache ou usando componentes dinâmicos (como lista de AMP). Muitas das grandes empresas de e-commerce obtém bons resultados quando a implementação é planejada adequadamente.

MITO #10: AMP não é seguro/privado o suficiente.


FATO #10: O framework AMP foi criado para preservar a privacidade e garantir a segurança dos dados.

Páginas AMP são geralmente veiculadas Google AMP Cache, que simplesmente armazena em cache uma versão da sua página para fins de validação de documentos AMP e fornecer a entrega confiável e rápida do conteúdo. Google AMP Cache, assim como JavaScript AMP, são veiculados em domínios sem cookies que não rastreiam os usuários de forma alguma. Além disso, AMP tem um processo de análise de segurança que é usado rotineiramente ao lançar novos componentes AMP. Para ler mais, confira o post “Privacy and user choice in AMP’s software architecture”.

MITO #11: Páginas AMP não convertem tão bem quanto páginas não-AMP


FATO #11: As páginas AMP otimizadas com frequência costumam ter um desempenho melhor do que as páginas não-AMP.

Muitos anunciantes e editores tiveram sucesso com o AMP, muito dos depoimentos você pode encontrar no portal amp.dev. Um estudo da Forrester descobriu que um site que implementa AMP pode esperar um aumento de 20% na taxa de conversão de vendas nas páginas AMP, um aumento de 10% no tráfego anual do site AMP e um aumento de 60% páginas por visitante.

Existem alguns motivos pelos quais uma página AMP pode apresentar um desempenho inferior a uma página não AMP.

*Caso não tenha um desempenho satisfatório, estas são algumas áreas para explorar:

Problemas de medição e monitoramento: certifique que as configurações do analytics na sua página AMP está seguindo os guias de configurações.

Inconsistências na sua página: se a Página AMP esteja sendo exibida diferente de uma página não-AMP, isto pode estar influenciando suas taxas de conversão. As páginas AMP devem ser identicas a páginas não-AMP em funcionalidades e aparência.

Tem uma categoria dedicada a AMP e no meu canal estou gravando um curso sobre AMP, se quiser saber mais sobre o curso você pode conferir aqui:

Curso online sobre aMP

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *