Categorias
AMP Accelerated mobile pages

Ouvindo eventos com AMP e trabalhando com amp-sidebar

Nesse post iremos abordar como o AMP trabalha com eventos, quais as principais ações que conseguimos realizar e como a plataforma diferencia os eventos enntre componentes

Para esse post iremos implementar um menu slider, com isso precisar aprender dois itens importantes o primeiro é interação com eventos e o segundo é o componente amp-sidebar, para nosso exercício iremos aplicar em nosso projeto the best caipirinha o menu atualmente se encontra sempre visível no modo desktop não temos problemas mas nas versões mobile temos os menu sempre cobrindo o nosso conteúdo, como podemos ver na imagem abaixo:

nosso menu se comporta na versão mobile

Como solução para o nosso problema iremos exibir o menu apenas quando o usuário clicar no botão menu. Para isso precisamos acompanhar o evento de click do usuário. Como fazemos isso com AMP? Com JavaScript ouvimos os eventos através do addEventListener mas com AMP iremos utilizar o atributo on.

atributo “on”

Com AMP para acompanhar eventos com tap, cliques de mouse interações com o teclado. Esses eventos nos componentes AMP são acompanhados pelo atributo on além de acompanhar os eventos podemos definir ações específicas chamadas de actions, por exemplo:

<button on="tap:menu.hide">

No código acima temos um botão que está acompanhando a ação de tap e quando realizado o elemento com id “menu” onde será realizada a ação de “hide” para esse código funcionar precisamos de elemento com o id menu exemplo:

<div id="menu">Meu menu</div>
<button on="tap:menu.hide">Fechar o menu</button>

Ações

No exemplo acima utilizamos a ação hide ele faz parte de um grupo de ações genéricas disponíveis para todos componentes AMP e elementos HTML que são elas:

  • hide
  • show
  • toggleVisibility
  • toggleClass
  • scrollTo
  • focus

Alguns componentes possuem ações e eventos específicos, por exemplo, o amp-carousel possui a ação goToSlide onde podemos exibir um slide específico e o evento slideChange que com ele podemos acompanhar esse evento e determinar alguma ação quando necessário.

amp-sidebar

Agora que temos uma introdução a eventos e ações com AMP vamos implementar esses novos recursos a nossa aplicação, primeiramente vamos adicionar o component amp-sidebar em nossa aplicação ele irá necessitar um script extra:

<script async custom-element="amp-sidebar" src="https://cdn.ampproject.org/v0/amp-sidebar-0.1.js"></script>

O componente amp-sidebar oculta o conteúdo destinado a uma acesso temporário exemplo, links de navegação, botões, menus. O componente pode ser controlado por botões.

amp-sidebar possui um comportamento bem específico:

  • O conteúdo irá aparecer sempre da direita ou esquerda da página dependendo de qual valor definido pela propriedade side.
  • amp-sidebar deve conter um componente HTML válido.
  • layout nodisplay é obrigatório
  • É recomendado que o componente amp-sidebar seja um filho direto da tag body para preservar a ordem lógica do DOM especialmente para leitores de tela.
  • A ação de zoom é desabilitada para preservar o seu funcionamento.
  • A largura da sidebar pode ser ajustado via CSS mas respeitando uma largura mínima de 45px.

Depois da introdução ao componente vamos a sua utilização:

  <button class="recipe__header__menuBtn" on='tap:sidebar-menu.toggle'>Menu</button>    
  <amp-sidebar id="sidebar-menu" side="left" layout="nodisplay">
          <nav class="recipe__navigation nav">
            <ul class="recipe__navigation__menu">
              <li class="recipe__navigation__item">
                <a href="#about">About</a>
              </li>
              <li class="recipe__navigation__item">
                <a href="#ingredients">Ingredients</a>
              </li>
              <li class="recipe__navigation__item">
                <a href="#steps">Steps to Make It</a>
              </li>
            </ul>
          </nav>
        </amp-sidebar>

No código acima temos um botão responsável por invocar a exibição da nossa sidebar, inicialmente ela estará no estado nodisplay, acompanhamos o evento de tap e quando pressionado ele irá realizar ação de toggle em nosso amp-sidebar com id sidebar-menu, todo o efeito de animação já será definido pelo componente e depois que o código é aplicado em nossa aplicação o resultado será o seguinte:

Assim temos a solução para o nosso menu tanto para desktop quanto mobile

No código acima é uma parte da nossa solução para ver a solução completa só acessa o repositório no github vamos fechando esse tutorial por aqui. Caso tenha alguma dúvida só deixar um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *