Blog fellyph cintra - thumbnail

O novo editor do WordPress: Gutenberg

Desde que o primeiro beta do editor de blocos Gutenberg, foi exibido no WordCamp Europe 2017, o novo editor do WordPress promete mudar 100% a experiência de edição de conteúdo do WordPress, vem sendo definido pela Automattic o novo “page and post building”.

Apresentação da versão final do Gutenberg no WordCamp US
Apresentação da versão final do Gutenberg

Algo que já vem sendo feito por plugins page builders há muito tempo, mas agora será um recurso default da plataforma e isso abrirá a possibilidade de um completo e novo ecossistema na plataforma.

O editor já está disponível para teste como plugin, mas será incorporado na próxima versão do WordPress 5.0.

O que são blocos Gutenberg?

São os blocos do editor usados para criar layouts de conteúdo no novo editor de blocos do WordPress. Introduzido no WordPress 5.0, o editor Gutenberg é um editor totalmente baseado numa estrutura de componentes(blocos).

Hoje os blocos podem ser utilizados em qualquer parte do site com o novo recurso de edição completa de site.

Passado

Antes o editor visual cumpria o seu papel quando era relacionado a publicação de textos simples, com a evolução da internet, a forma de postar e absorver conteúdo, e a penetração da plataforma na web (hoje presente em mais de 27% 42% dos sites).

Trouxe uma necessidade maior que o editor clássico não supria, a solução utilizou plugins page builders ou temas customizados integrados com metadados.Muitas vezes um usuário comum tinha que interagir com plugins muitas vezes complexos ou contratar um desenvolvedor para adaptar o WordPress para suas necessidades.

O que vem por aí com Gutenberg?

Ele promete mudar a experiência antes uma grade texto corrido para uma estrutura de blocos independentes, cada qual com contextos específicos, assim facilitando a criação de conteúdo com layout customizado.

Agora você poderá criar posts e páginas usando blocos com vários tipos de conteúdo e movê-los dentro do post com mais facilidade, por exemplo, imagens, vídeos, conteúdo derivado das mídias sociais, widgets e o melhor de tudo o usuário final não precisa utilizar HTML ou CSS.

Como funciona?

Se você está ansioso para testar o Gutenberg ele está disponível atualmente em plugin para isso você instalar o plugin disponível no link:

Atualização jan 2019: final de 2018 o Gutenberg foi incorporado como editor padrão do WordPress, a versão plugin ainda está disponível nela você poderá testar as versões de teste. O editor clássico também não morreu ele está disponível como plugin.

Caso tenha versões anteriores da versão 5.0, você precisa instalar como plugin e seguir os paços. Após instalado o Editor de blocos irá modificar o seu editor clássico, para acessá-lo basta criar um post/página ou editar algo que já exista.

Saiba mais sobre editor de blocos

Para ajudar você, eu criei uma série de vídeos para explicar em mais detalhes como funciona o novo editor de blocos do WordPress:

Para mais informações sobre o Gutenberg acesso o handbook.

Mais conteúdo relacionado


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *