O novo editor do WordPress: Gutenberg

Desde que o primeiro beta foi exibido no WordCamp Europe 2017, o novo editor do WordPress promete mudar 100% a experiência de edição de conteúdo do WordPress, vem sendo definido pela Automattic o novo “page and post building”. Algo que já vem sendo feito por plugins page builders a muito tempo, mas agora será um recurso default da plataforma e isso abrirá a possibilidade de um completo e novo ecosistema dentro da plataforma, o Editor já está disponível para teste como plugin mas será incorporado na próxima versão do WordPress 5.0.

Passado

Antes o editor visual cumpria seu papel quando era relacionado a publicação de textos simples, com a evolução da internet, a forma de postar e absorver conteúdo, e a penetração da plataforma na web (hoje presente em mais de 27% dos sites). Trouxe uma necessidade maior que o editor clássico não supria, a solução foi utilizar plugins page builders ou temas customizados integrados com metadados. Muitas vezes um usuário comum tinha que interagir com plugins muitas vezes complexos ou contratar um desenvolvedor para adaptar o WordPress para suas necessidades.

O que vem por ai

O Gutenberg promote mudar a experiência de uma grande texto corrido e agora criar blocos independentes com contextos específicos para cada bloco assim facilitando a criação de conteúdo com layout customizado. Agora você poderá criar posts e páginas usando blocos com vários tipos de conteúdo, por exemplo, imagens, vídeos, conteúdo derivado das mídias sociais, widgets e o melhor de tudo o usuário final não precisa utilizar HTML ou CSS.

Como funciona?

Se você está ansioso para testar o Gutenberg ele está disponível atualmente em plugin para isso você instalar o plugin disponível no link:

Gutenberg

Depois de instalado o Gutenberg irá modificar o seu editor clássico, para acessá-lo basta criar um novo post/página ou editar algo que já exista. Para ajudar você eu criei uma série de videos para explicar em mais detalhes como funciona o Gutenberg:

Para mais informações sobre o Gutenberg acesso o handbook:

https://wordpress.org/gutenberg/handbook/

 

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.