Vunerabilidade

Medo a vunerabilidade é algo que convivemos eternamente, somos educados desde cedo a ter uma vida segura sobre controle. Isso é algo que vem de nossos pais o segredo do sucesso é a estabilidade e segurança. Mas o que é seguranca? O que é estabilidade? Temos uma falsa sensação de controle e seguranca sobre nossas vidas, isso muitos chamam zona de conforto mas muitas vezes essa zona de conforto pode nos levar para um caminho bem mais inseguro. Ou muitas vezes nos acostumamos com ambiente perigoso e achamos tudo isso normal. Mas o termo segurança também é muito amplo pode ser um relacionamento, um emprego ou no seu dia-a-dia.

A alguns dias um amigo passou por um grave problema, foi assaltado e sofreu violência fisíca após essa experiência, ele passou a pensar como a vida é frágil, sim ele tem razão a vida é frágil, mas com todos os problemas do nosso país isso não é motivo para nos Brasileiros vivermos numa bolha. Muitas vezes só entendemos o quão somos vuneráveis quando somos impactados por algo ou quando estamos em um ambiente novo e desconhecido. Por exemplo, eu sou natural de uma pequena cidade no interior de Pernambuco com um número de homicídios muito alto para quantidade de habitantes, quando fui morar em São Paulo as pessoas ficavam espantadas, “Como você tem coragem? São Paulo é perigoso”, depois fui para Europa “Cuidado com o terrorismo!”, nesses três diferentes lugares nunca deixei de viver minha rotina. Mas não sabem meus amigos no interior de pernambuco que podem estar numa situação de risco muito maior que a minha. Mas também isso não signfica que eu estou salvo morando aqui na Europa, outras regiões podem ter risco como situações totalmente diferentes, fatores climáticos, naturais ou sociais.

Mas por que eu estou assustando vocês com esse assunto? Meu amigo sempre viveu nessa região, nasci no interior de pernambuco sempre convivi com esses problemas, mudei de cidade os riscos mudam. Se paramos para pensar vivemos situações de riscos todos os dias mas passam a ser algo comum. Mas nunca deixamos de viver depois de uma experiência negativa, mas isso serve tanto para experiências negativas e positivas, quando nos mexemos ou colocamos numa situação nova, ficamos assustados com o desconhecido. Por uma auto-defesa começamos a repensar tudo antes de enfrentar uma nova cidade, um novo emprego ou um novo relacionamento. O medo é perigo muito maior que essas situações, pois ele nos tira a chance de viver algo novo. Não podemos parar de viver ou de nos expor a novas possibilidades. Porque uma coisa é irreparável e ela é chamada de tempo. O tempo perdido você nunca vai conseguir reverter.

E a vunerabilidade? Resumindo é aquela decisão que você olha e pensa se der errado vai dar merd*. É um sentimento que tenho vivido constantemente a cada novo passo, a cada nova grande decisão. Sair da sua zona de conforto e enfrentar seus medos, estar vunerável a novas experiências um novo emprego, uma nova aventura como empreendedor ou uma nova vida isso é algo intenso. É deixar de lutar contra desconhecido e simplesmente aceitar é uma experiência única. Depois de quase dois anos morando fora do país. Todos os perrengues que passei, muitas vezes tive a sensação que iria enlouquecer, aquelas manhãs que eu tive vontade de jogar meu armário pela janela do meu quarto, ou daqueles dias que eu me perguntei o que eu estou fazendo aqui? Tudo é tão intenso que muitas vezes a gente não entende o que estamos vivendo ou conquistando. Mas hoje depois de parar e respirar e olhar para trás e ver todas as conquistas que se realizaram nesses dois anos, é algo que não estar no manual padrão “da vida de sucesso” mas tem um valor imensurável para mim. Coisas que nunca vou me arrempender e se der merd* algum dia vou ter orgulho de ter tentado.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.