Blog fellyph cintra - 21820389 1640476429357124 4973218335131959296 n

Vulnerabilidade

Medo a vulnerabilidade é algo que convivemos eternamente, somos educados desde cedo a ter uma vida segura sobre controle. Isso é algo que vem dos nossos pais o segredo do sucesso é a estabilidade e segurança. Mas o que é segurança?

O que é estabilidade?

Temos uma falsa sensação de controle e segurança sobre as nossas vidas, isso muitos chamam zona de conforto, mas muitas vezes essa zona de conforto pode nos levar para um caminho bem mais inseguro. Ou muitas vezes nos acostumamos com ambiente perigoso e achamos tudo isso normal. Mas o termo segurança também é muito amplo pode ser um relacionamento, um emprego ou no seu dia-a-dia.

A alguns dias um amigo passou por um grave problema, foi assaltado e sofreu violência física após essa experiência, ele passou a pensar como a vida é frágil, sim, ele tem razão a vida é frágil, mas com todos os problemas do nosso país isso não é motivo para nos Brasileiros vivermos numa bolha.

Como a vulnerabilidade nos impacta

Muitas vezes só entendemos o quão somos vulneráveis quando somos impactados por algo ou quando estamos num ambiente novo e desconhecido. Por exemplo, eu sou natural de uma pequena cidade no interior de Pernambuco com um número de homicídios muito alto para quantidade de habitantes, quando fui morar em São Paulo as pessoas ficavam espantadas, “Como você tem coragem? São Paulo é perigoso”, depois fui para a Europa “Cuidado com o terrorismo!”, nesses três diferentes lugares nunca deixei de viver a minha rotina.

Mas não sabem os meus amigos no interior de Pernambuco que podem estar numa situação de risco muito maior que a minha. Mas também isso não significa que estou salvo morando aqui na Europa, outras regiões podem ter risco como situações totalmente diferentes, fatores climáticos, naturais ou sociais.

Mas, porque eu estou assustando vocês com esse assunto? O meu amigo sempre viveu nessa região, nasci no interior de Pernambuco sempre convivi com esses problemas, mudei de cidade os riscos mudam. Se paramos para pensar vivemos situações de riscos diariamente, mas são algo comum.

Nunca deixamos de viver depois de uma experiência negativa, mas isso serve tanto para experiências negativas e positivas, quando nos mexemos ou colocamos numa situação nova, ficamos assustados com o desconhecido. Por uma autodefesa começamos a repensar tudo antes de enfrentar uma nova cidade, um novo emprego ou um novo relacionamento.

O medo é perigo muito maior que essas situações, pois ele nos tira a hipótese de viver algo novo. Não podemos parar de viver ou de nos expor a novas possibilidades. Por uma coisa ser irreparável e ela é chamada tempo. O tempo perdido você nunca conseguirá reverter.

E a vulnerabilidade? Resumindo é aquela decisão que você olha e pensa se der errado vai dar merd*. É um sentimento que tenho vivido constantemente a cada novo passo, a cada nova grande decisão. Sair da sua zona de conforto e enfrentar os seus medos, estar vulnerável a novas experiências um novo emprego, uma nova aventura como empreendedor ou uma nova vida isso é algo intenso. É deixar de lutar contra desconhecido e simplesmente aceitar é uma experiência única.

Depois de quase dois anos morando fora do país. Todos os perrengues que passei, muitas vezes tive a sensação que iria enlouquecer, aquelas manhãs que eu tive vontade de jogar o meu armário pela janela do meu quarto, ou daqueles dias que eu me perguntei o que eu estou fazendo aqui? Tudo é tão intenso que muitas vezes a gente não entende o que estamos vivendo ou conquistando.

Mas hoje após parar e respirar e olhar para trás e ver todas as conquistas que se realizaram nesses dois anos, é algo que não estar no manual padrão “da vida de sucesso”, mas tem um valor imensurável para mim. Coisas que nunca vou-me arrepender e se der merd* algum dia, vou ter orgulho de ter tentado.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *