O lado B do Riojs

Dia 9 de março aconteceu o Riojs, evento qual tive a oportunidade de ser palestrante. Evento contou com duas trilhas, um auditório principal e outra realizada numa sala ao lado do auditório. Confesso por “leseira” não observei que o evento seria dividido em duas trilhas. Sai de São Paulo 4 horas da manhã, cheguei no Rio por volta das 7 horas fui no hostel, tentei ir direto mas tinha dormido muito pouco, acabei chegando no evento quase 10 horas.

Apresentação fellyph cintra no Riojs
Apresentação fellyph cintra no Riojs

Quando cheguei lá descobri que as palestras estavam acontecendo em paralelo e já tinha começado a palestra do DEV group BlackBerry Rio, mas deu tempo de conferir a palestra do Filipe Cunha e João Felipe, que estava rolando na sala ao lado do auditório. Felipe Cunha e João Felipe apresentaram a nova plataforma do BB10 e mostraram algumas libs js da BlackBerry, como jQuery Mobile for BB10 e bbUI.js.

Apresentação do Felipe Cunha no riojs
Apresentação do Felipe Cunha no riojs

A minha palestra também ficou na sala ao lado do auditório, foi então que decidi acompanhar o lado B do RioJS. A divisão foi feita por votação, os temas mais votados foram para o auditório principal. Mas independente da divisão todas as palestras foram de boas.

Voltando as palestras, após a palestra da galera do Dev group BlackBerry do Rio, rolou a palestra sobre Firefox OS com André Garzia, falou sobre o novo Firefox OS todo escrito em HTML5, isso é um atrativo muito grande para desenvolvedores front-end. Outro lado positivo que a Mozilla é uma fundação que defende os padrões web e agora está lutando pela conformidade das aplicações em HTML5 no mundo mobile.

Blackberry user groups riojs
Blackberry user groups no riojs

Após a palestra do André rolou o intervalo e o evento retornou às 14 horas, com o Hugo Roque com a palestra destruindo com AJAX, no começou mostrou um pouco de o que não fazer, trabalhando em cima das versões anteriores do seu blog. Hugo falou sobre a sua evolução no mundo AJAX de soluções que ajudaram a melhorar o seu site.

Em seguida foi a vez do Leo Beto Souza, apresentou a palestra dominando o seu DOM. Uma figura o Leo muito divertido o cara apresentou de forma bem descontraída técnicas de trabalhar como o DOM do seu projeto HTML. Terminando a palestra do Leo rolou um café para galera.

Após o segundo intervalo foi a vez da minha palestra, com o título fazendo a coisa acontecer. Levei um tema que fugiu dos moldes do evento code-for-coders. Falei sobre carreira e dei algumas dicas para o profissional ser um bom profissional e ganhar destaque no mercado. Foi uma aposta que fiz, infelizmente o tema da palestra não atraiu muita gente no final da história, mas que assistiu gostou.

Minha apresentação no riojs 2013
Minha apresentação no riojs 2013

Slide da minha apresentação:

[slideshare id=17447873&doc=fazendoacoisaacontecer-130321022805-phpapp01]

Finalizando o Lado B do RioJS o Almir Filho do loop infinito e por uma surpresa também um caruaruense(Caruaru dominando o mundo, Brincadeira!), apresentou a palestra WEB AUDIO HERO, não era uma palestra de como montar um Guitar Hero. E sim uma palestra sobre Audio API, foi uma palestra muito bem montada bons slides, com bastante exemplos prático e muita parte teórica para mim, foi uma das melhores palestras no lado B do RioJS.

Mais fotos do evento aqui

Geralmente o evento foi muito bom, as palestras foram muito boas. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Davidson Fellipe, só conhecia da internet. É um cara super humilde e está fazendo muito pela comunidade JS no Brasil, correndo e organizando vários eventos, a comunidade precisa de pessoas assim pé no chão que faz a coisa acontecer.

Final do evento estava acabado, sair de São Paulo e ir direto para o Rio palestrar foi bem cansativo quando acabou o evento nem fui confraternizar com a galera, fui direto para hostel dormi. Eventos sempre dão uma oxigenada e mesmo estando lá para palestrar, sempre vou ser um aprendiz, sei que trouxe muita coisa boa do evento e a oportunidade de conhecer novos profissionais sempre é muito bom.

Mais conteúdo relacionado


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *