O lado B do Riojs

Dia 9 de março aconteceu o Riojs, evento qual tive a oportunidade de ser palestrante. Evento contou com duas trilhas, uma o auditório principal e outra realizada em uma sala ao lado do auditório. Confesso por “leseira” não observei que o evento seria dividido em duas trilhas. Sai de São Paulo 4 horas da manhã, cheguei no Rio por volta das 7 horas fui no hostel, tentei ir direto mas tinha dormido muito pouco, acabei chegando no evento quase 10 horas.

8913_550359451661735_40167541_n

Quando cheguei lá descobri que as palestras estavam acontecendo em paralelo e já tinha começado a palestra do DEV group BlackBerry Rio, mas deu tempo de conferir a palestra do Filipe Cunha e João Felipe, que estava rolando na sala ao lado do auditório. Felipe Cunha e João Felipe apresentaram a nova plataforma do BB10 e mostraram algumas libs js da BlackBerry, como jQuery Mobile for BB10 e bbUI.js .

157070_550359508328396_267067778_n

Minha palestra também ficou na sala ao lado do auditório, foi então que decidi acompanhar o lado B do Riojs. A divisão foi feita por votação, os temas mais votados foram para o auditório principal. Mas independente da divisão todas as palestras foram de boas.

549905_550359594995054_607628928_n

Voltando as palestras, após a palestra da galera do Dev group BlackBerry do Rio, rolou a palestra sobre Firefox OS com André Garzia, falou sobre o novo Firefox OS todo escrito em HTML5, isso é uma atrativo muito grande para dos desenvolvedores front-end. Outro lado positivo que a Mozilla é uma fundação que defende os padrões web e agora está lutando pela conformidade das aplicações em HTML5 no mundo mobile.

Após a palestra do André rolou o intervalo e o evento retornou as 14 horas, com o Hugo Roque com a palestra destruindo com AJAX, no começou mostrou um pouco de o que não fazer, trabalhando em cima das versões anteriores do seu blog. Hugo falou sobre sua evolução no mundo AJAX de soluções que ajudaram a melhorar o seu site.

Em seguida foi a vez do Leo Beto Souza, apresentou a palestra dominando seu DOM. Uma figura o Leo muito divertido o cara apresentou de forma bem descontraída técnicas de com trabalhar como o DOM do seu projeto HTML. Terminando a palestra do Leo rolou um coffee pra galera.

Após o segundo intervalo foi a vez da minha palestra, com o título fazendo a coisa acontecer. Levei um tema que fugiu dos moldes do evento code-for-coders. Falei sobre carreira e dei algumas dicas para o profissional ser um bom profissional e ganhar destaque no mercado. Foi uma aposta que fiz, infelizmente o tema da palestra não atraiu muita gente no final da história, mas que assistiu gostou.

164419_550360591661621_1610054474_n-1

Slide da minha apresentação :

Finalizando o Lado B do RioJS o Almir Filho do loop infinito e por uma surpresa também um caruaruense(Caruaru dominando o mundo, Brincadeira!), apresentou a palestra WEB AUDIO HERO, não era uma palestra de como montar um Guitar Hero. E sim uma palestra sobre Audio API, foi uma palestra muito bem montada bons slides, com bastante exemplos prático e muita parte teórica pra mim foi uma das melhores palestras no lado B do RioJS.

544245_550360714994942_421452825_n

Slides da palestra do Almir :

Mais fotos do evento aqui

No geral o evento foi muito bom, as palestras foram muito boas. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Davidson Fellipe, só conhecia da internet. É um cara super humilde e está fazendo muito pela comunidade JS no Brasil, correndo e organizando vários eventos, a comunidade precisa de pessoas assim pé no chão que faz a coisa acontecer.

Final do evento estava acabado, sair de São Paulo e ir direto para o Rio palestrar foi bem cansativo quando acabou o evento nem fui confraternizar com a galera, fui direto para hostel dormi. Eventos sempre dão uma oxigenada e mesmo estando lá para palestrar, sempre vou ser um aprendiz, sei que trouxe muita coisa boa do evento e a oportunidade de conhecer novos profissionais sempre é muito bom.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.