o que é cloudflare pages

O que é Cloudflare Pages?

Cloudflare Pages é um serviço que permite você realizar o deploy das suas aplicações diretamente do seu github para a estrutura da Cloudflare. Em outras palavras, o Cloudflare Pages é uma plataforma JAMstack para desenvolvedores front-end colaborarem e implantarem sites.

Qual o foco da Cloudflare Pages?

Foco do Cloudflare Pages é a otimização e flexibilidade da estrutura de deploy de aplicações JAMstack. A sua branch principal será a branch de produção, mas toda branch criada no projeto terá uma URL de preview.

  • Foco no desenvolvedor com integração Git sem esforço.
  • Colaboração avançada integrada com assentos ilimitados.
  • Rápido desempenho na rede de borda da Cloudflare.
  • Funcionalidade dinâmica por meio da integração com Cloudflare Workers.

Como Cloudflare Pages funciona?

Conecte o seu repositório github ou gitlab com o Clouflare pages. Depois disso, é só git push – e a Cloudflare irá cuidar o resto pra você. Com integração com Git, o Cloudflare Pages funciona da mesma forma que os desenvolvedores trabalham. Segundo requisito é especificar qual comando de compilação (por exemplo, npm run build) e o Cloudflare Pages irá realizar o build da sua aplicação e deploy do código de produção, incluindo os logs.

Cloudflare Pages também conta com uma estrutura de template de deploy para os principais frameworks do mercado, React, Vue.js, Gatsby, Next.js, Hugo e muitos outros.

O Cloudflare Pages facilita a trabalho em times, para que você possa iterar rapidamente e economizar tempo na coordenação.

  • Visualize com antecedência, visualize com frequência: os links gerados automaticamente para cada confirmação facilitam a obtenção de feedback sobre o resultado final.
  • Vagas ilimitadas de graça: colaboradores adicionais não devem gastar muito. Com o Pages, você pode adicioná-los gratuitamente.
  • Controle de visualização: não publique os seus rascunhos na web. Com a integração do Cloudflare Access, você tem controle granular sobre quem está acessando as suas visualizações.
  • Análise da Web integrada e gratuita: obtenha informações em tempo real sobre a sua página com análises que priorizam a privacidade que você pode compartilhar com a sua equipe.

Vantagens de utilizar Cloudflare Pages

Fazer um site bonito e bem projetado é apenas metade do trabalho de um desenvolvedor web. Você também quer que seja seguro, rápido e escalável. O Cloudflare Pages facilita a verificação dessas caixas. A vantagem de utilizar Cloudflare pages, é a possibilidade e reutilizar toda a estrutura de CDN e segurança a Cloudflare.

Estrutura global o Cloudflare pages
Estrutura global o Cloudflare pages
  • Rede mais rápida: execute o seu site na borda da Cloudflare, milissegundos dos usuários finais – até 115% mais rápido do que as plataformas concorrentes.
  • Incrivelmente escalável: com uma das maiores redes do mundo, a Cloudflare pode absorver o tráfego dos sites mais visitados.
  • Sempre seguro: o SSL funciona imediatamente, para que você nunca precise se preocupar com o provisionamento de certificados.
  • Fique à frente da curva: suporte para os mais recentes padrões da Web com HTTP/3, QUIC, compactação de imagem pronta para uso e muito mais.

Utilizando Cloudflare Page

O Processo de configuração é feito totalmente dentro do painel do Cloudflare.

  1. Inicialmente precisamos conectar com o github para ter acesso aos nossos repositórios.
  2. Selecionar o repositório que queremos realizar o deploy
  3. Configurar o deploy da nossa aplicação para isso, definimos um nome e uma branch que iremos utilizar.
  4. Definir as opções de build da nossa aplicação.
Tela de configuração de build
Tela de configuração de build

Por fim realizar o seu primeiro deploy.

O que está incluso a versão gratuita?

Assim como outros serviços da Cloudflare, Pages tem uma versão gratuita onde você tem acesso aos seguintes recursos:

  • 1 build por vez
  • 500 builds por mês
  • 100 domínio personalizados
  • Requisições ilimitadas
  • Largura de banda ilimitada

Gostou o conteúdo sobre Cloudflare, confira mais conteúdo relacionado no blog:


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *