Como funciona Cloudflare CDN

Na internet tradicional as requisições são feitas para um servidor localizado num ponto específico no globo. O resultado disso é que pessoas em diferentes localizações podem ter um tempo de resposta diferente. Por isso Cloudflare CDN vem para solucionar esse problema, com uma estrutura de rede distribuída o seu site é espelhado por mais de 190 data centers espalhados em mais de 90 países.

Esse impacto pode aumentar caso a quantidade de acessos aumente, assim aumentando o tempo de reposta do seu site. A Cloudflare disponibiliza diversos serviços, mais o serviço mais popular é a CDN que pode ser adquirida gratuitamente.

O que é o Cloudflare CDN?

O Cloudflare CDN é uma rede de entrega de conteúdo global que acelera e protege os sites da web. Ele funciona distribuindo o conteúdo dos seus sites para os data centers espalhados pelo mundo. Permitindo que os seus usuários acessem os seus sites com menos latência e maior velocidade.

Além disso, o Cloudflare CDN também oferece segurança contra ameaças na internet, como ataques DDoS e malware.

Como funciona o Cloudflare CDN?

Para compreender como funciona o Cloudflare CDN, primeiro é preciso entender o que é um CDN.

Um CDN é uma rede de computadores que fica entre os usuários finais e os servidores da sua aplicação. O objetivo de um CDN é fornecer conteúdo para os usuários com a maior velocidade possível, diminuindo assim o tempo de carregamento das páginas.

Estrutura tradicional sem Cloudflare CDN
Estrutura tradicional sem Cloudflare CDN

O Cloudflare CDN funciona da seguinte maneira: quando um usuário solicita uma página que está sendo acelerada pelo Cloudflare, o pedido é enviado para o data center mais próximo do usuário final assim reduzindo o tempo de resposta, parece simples, mas existem mais benefícios envolvidos. Na estrutura da CDN outras funcionalidades podem ser incluídas para melhorar a velocidade da aplicação.

Estrutura de uma aplicação utilizando Cloudflare CDN
Estrutura de uma aplicação utilizando Cloudflare CDN

Além de ajudar na capacidade de escalar a aplicação, reduzindo a concentração dos usuários num ponto único e permitindo ter servidores de backup caso a aplicação principal fique fora do ar.

As vantagens do Cloudflare CDN?

Uma das principais vantagens de usar um CDN é a melhoria do tempo de carregamento das páginas da web. Isso se deve ao fato de que, com um CDN, os arquivos estáticos (imagens, CSS e JavaScript) são entregues a partir de servidores distribuídos geograficamente. Dessa forma, os usuários podem obter esses arquivos mais rapidamente, pois eles estão mais próximos fisicamente.

Além disso, o uso de um CDN também pode reduzir significativamente o custo de processamento do seu site. Isso porque os servidores CDN cacheiam os conteúdos estáticos do seu site e servem esses conteúdos para os usuários em vez de serem obtidos diretamente do seu servidor principal. Dessa forma, você pode evitar picos no tráfego do seu site e economizar largura de banda.

As vantagens do Cloudflare CDN são inúmeras, mas aqui estão algumas das principais:

Aumento da velocidade e performance: Como o Cloudflare CDN replica seus conteúdos em servidores ao redor do mundo, os usuários podem sempre obter o conteúdo mais rápido possível, independentemente de onde estejam. Além disso, o Cloudflare também oferece diversas ferramentas para ajudar a otimizar ainda mais a velocidade e performance do site, como minificação de conteúdo, controle de cache e compressão.

Maior disponibilidade e menos downtime: Ao espalhar os seus conteúdos em diversos servidores, o Cloudflare torna o seu site mais resistente a falhas de um único servidor. Isso significa que o seu site terá menos tempo fora do ar e será mais capaz de lidar com picos de tráfego.

Além disso, podemos implementar junto com a CDN funcionalidades como:

  • Argo Smart rounting
  • Tiered cache
  • Proteção para DDoS Attacks
  • WAF
  • Conversão de imagens

Desvantagens do Cloudflare CDN

O Cloudflare CDN não é perfeito. Embora ofereça uma série de vantagens, existem algumas desvantagens que devem ser consideradas:

  • O Cloudflare CDN pode ser um pouco mais caro do que outros CDNs na sua versão paga.
  • O Cloudflare CDN pode não funcionar tão bem em alguns países.
  • Nem todas aplicações dinâmicas vão apresentar a mesma melhoria dentro da estrutura Cloudflare

Alternativas ao Cloudflare CDN

Quando se trata de opções de CDN, o Cloudflare não é o único jogador no mercado. Aqui estão algumas das principais alternativas ao Cloudflare CDN:

1. CloudFront CDN

Como um dos líderes do setor de nuvem, a Amazon oferece uma solução de CDN extremamente robusta e confiável. Sua rede global de Edge Locations torna muito fácil entregar conteúdo para usuários em todo o mundo, com baixa latência e alta disponibilidade. O CloudFront também oferece integração com outros serviços da Amazon, como S3 e Lambda, para criar soluções complexas de entrega de conteúdo.

2. Akamai

A Akamai é uma das principais fornecedoras de soluções de entrega de conteúdo na web. Presente em mais de 134 países, vem a tornar-se uma ótima opção para quem precisa distribuir conteúdo.

3. Azure Content Delivery Network

A Rede de Entrega de Conteúdo do Azure oferece uma solução global para entrega rápida de conteúdo. Economize largura de banda e melhore a capacidade de resposta ao codificar ou distribuir software de jogos, atualizações de firmware e endpoints de IoT. Reduza os tempos de carregamento de sites, aplicativos móveis e mídia de streaming para aumentar a satisfação do usuário globalmente.

4. Google Cloud CDN

Suporte de origem e back-end – Extraia conteúdo de qualquer origem compatível com HTTP, incluindo back-ends e origens do Compute Engine, Cloud Storage e Google Kubernetes Engine fora do Google Cloud, como buckets de armazenamento em outras nuvens.

Cache – Configure o comportamento de cache por origem que permite que você tenha controle refinado sobre chaves de cache, TTLs e outros recursos de cache com base no tipo de conteúdo que está sendo servido. Use a compactação dinâmica para reduzir o tamanho dos dados em mais de 60% e melhorar o desempenho da página.

Correspondência de rota e seleção de origem – O Cloud CDN usa o Cloud Load Balancing para fornecer recursos abrangentes de roteamento e configuração em cada ponto de presença.

Conclusão

Ao contrário de um servidor web tradicional, o Cloudflare CDN não armazena arquivos estáticos nos seus próprios servidores. Ele usa uma rede global de servidores para distribuir o conteúdo do site e fornecer a melhor experiência para o usuário final. Como resultado, os sites hospedados no Cloudflare CDN são mais rápidos e confiáveis ​​do que os que não são.

Gostou do conteúdo sobre cloudflare CDN confira mais conteúdo relacionado:


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *