Quando trabalhamos com AMP temos restrição na utilização de algumas tag HTML e ia tag img se encontra nessa lista. A principal razão é que imagens são responsáveis pela maior parcela no tamanho total de uma aplicação. Por isso o framework tem um cuidado especial no carregamento de images para isso utilizamos o componente amp-img, responsável por série de melhorias em nossa aplicação, por exemplo, lazy-loading e compressão.

Os componentes AMP utilizam web components um conjunto de 4 apis web nativas que permitem a criação de blocos reutilizáveis. A plataforma possui uma série de componentes que agilizam o processo de criação de nossa aplicação. Os componentes priorizam accessibilidade e performance, caso queira conferir a lista completa só acessar a página de catálogo de components, mas para esse tutorial vamos especificamente iremos utilizar <amp-img>.

amp-img

Parece um componente simples mas tem uma série de melhorias de performance com lazy-load, resize e compressão de images. Mas para a redimensionamento de image acontecer precisamos sempre especificar a altura e a largura das imagens. O componente espera os seguintes parâmetros:

  • alt – texto alternativo assim como tag img precisa para produzir um conteúdo mais acessível.
  • width e height – necessário para definir as dimensões de nossa imagem
  • src – assim uma uma tag img define o endereço de nossa imagem
  • layout – estilo de layout que a image terá, AMP possui os seguintes formatos: fill, fixed, fixed-height, flex-item, intrinsic, nodisplay, responsive

Assim que sabemos como utilizar amp-img nosso componente ficará da seguinte forma:

<amp-img src="./assets/images/caipirinha.webp" 
    alt="About Caipirinha"
    width="700" 
    height="526" 
    layout="responsive">
</amp-img>

Fallback

WebP formato 25% a 30% menor que os formatos tradicionais, mas surgiu recentemente e atualmente é suportado por 80% dos broswers(Ago 2019), como podemos ver na imagem abaixo:

Caso queiramos utilizar Webp sem penalizar os usuários dos browsers antigos podemos adicionar um fallback em nosso amp-img sinalizado pela propriedade fallback. e a utilização ficará da seguinte forma:

<amp-img src="./assets/images/caipirinha.webp" alt="Sobre Caipirinha"
          width="700" height="526" layout="responsive">
            <amp-img alt="Sobre Caipirinha"
            fallback
            width="700"
            height="526"
            layout="responsive"
            src="./assets/images/caipirinha.jpeg"></amp-img>
        </amp-img>

Como podemos ver acima isso mesmo o componente de fallback fica dentro do nosso componente principal assim o AMP ficará responsável de verificar se o browser do usuário possui suporte ou não para o formato webp e carregar apenas uma imagem.

Esse post faz parte do conteúdo auxiliar do curso de AMP. Mais posts sobre AMP você confere aqui. Exercícios e exemplos você irá encontrar no meu github. Próximo post iremos falar mais sobre AMP components, caso tenha alguma dúvida deixe um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *