Auto resposta com Contact form 7

Olá Pessoal um dos grupos que participo surgiu a pergunta : “Como criar uma Auto Resposta com o Contact form 7?”. Auto reposta ou auto reply para alguns.

Contact form 7 é o plugin hoje mais popular para criar formulários de contato, com uma mecânica bem simples ele adianta a vida de muita gente que quer adicionar um form em seu site. Mas voltando ao problema, pensei numa solução bem simples para solucionar a questão da auto resposta.

No painel do contact form 7 temos o campo “formulário” que define o formulário que vai ser exibido para o usuário em seguida tem “mail” esse campo define quem vai receber os emails, logo em seguida tem uma opção mail(2) com um check box “Usar mail(2)”, como podemos ver na imagem abaixo:

Essa opção você habilita quando deseja criar um segundo envio de e-mail quando alguém utilizar o formulário de contato. Nesse caso vamos utilizar o mail 2 para criar uma auto resposta, então marque a opção “Usar meil(2)”. Marcando essa opção aparece um formulário idêntico ao “mail”. No primeiro campo o para eu adiciono o campo [your-email] que é o identificador do campo de email do usuário que preencheu o formulário, ou seja esse segundo email vai para quem preencheu o formulário(uma auto resposta). Ai no corpo do email eu escrevo o que eu quiser, como na imagem a seguir :

Se tudo der certo todo usuário que o utilizar o formulário irá receber uma resposta automática.

Então essa é uma dica rápida para quem trabalha com contact form 7.

Participe da discussão

13 comentários

  1. Testei no meu site exatamente como na sua dica, porém não recebi o email de resposta.

    Tem algum outro lugar para configurar?

  2. Fellyph,
    A primeira parte está funcionando corretamente. Para este email(2) eu testei com 2 e-mails diferentes (gmail e yahoo) e em nenhum deles chegou sequer à caixa de spam.

  3. Esqueci de dizer, o provedor é o Hotel da Web. Abri um chamado no suporte mas me disseram que como era um plugin de terceiros eles não tinham atuação e que o servidor de e-mails deles está funcionando corretamente ( e está porque o email está chegando normalmente)

  4. A uma maneira simples e eficaz para evitar a maioria dos problemas é usar sempre um endereço de email válido a partir do domínio onde o formulário está hospedado no campo De: na seção Correio da interface CF7.

    Se o seu site estava em example.com, então o e-mail que está sendo enviado deve ser enviado de abc@example.com também.

    Se você estiver enviando com o De em um domínio diferente, então esse email não conseguirá enviar corretamente em alguns sistemas de hospedagem, ou será rejeitado como spam por um monte de sistemas de recebimento de e-mail.

    Se você usar algo como [seu nome] você também será capaz de classificar pelo nome do remetente e aplicar filtros em seu aplicativo de e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *