Auto resposta com Contact form 7

Um dos grupos que participo surgiu a pergunta: “Como criar uma Auto resposta com o Contact form 7?”. Auto reposta ou auto-reply para alguns. E nesse post iremos abordar uma solução bem simples.

Contact form 7

Contact form 7 ainda é um dos plugin mais popular para criar formulários de contato, com uma mecânica bem simples ele adianta a vida de muita gente que quer adicionar um form no seu site.

Contact form 7

O Contact Form 7 pode gerenciar vários formulários de contato, além de poder personalizar o formulário e o conteúdo do e-mail de forma flexível com marcação simples. O formulário suporta envio com tecnologia Ajax, CAPTCHA, filtragem de spam Akismet e assim por diante.

Como adicionar auto resposta com contact form 7?

Mas voltando ao problema, pensei numa solução bem simples para solucionar a questão da auto resposta.

No painel do contact form temos:

  • Formulário: a sessão que define o formulário que vai ser exibido para o usuário.
Tela de edição de formulários
  • mail: área define quem vai receber os emails, logo em seguida tem uma opção mail(2) com um checkbox “Usar mail(2)”, como podemos ver na imagem abaixo no final da imagem:
Sessão de mail do plugin Contact form

Essa opção você habilita quando deseja criar um segundo envio de e-mail quando alguém utilizar o formulário de contato. Nesse caso vamos utilizar o mail 2 para criar uma auto resposta, então marque a opção “Usar mail(2)”. Marcando essa opção aparece um formulário idêntico ao “mail”.

No primeiro campo o “Para” vamos adicionar o campo [your-email] que é o identificador do campo de email do usuário que preencheu o formulário, ou seja, esse segundo email vai para quem preencheu o formulário(uma auto resposta). Ai no corpo do email eu escrevo o que eu quiser, como na imagem a seguir:

auto resposta com contact form 7

Se tudo der certo todo usuário que o utilizar o formulário irá receber uma resposta automática. Então essa é uma dica rápida para quem trabalha com contact form 7.

Para mais dicas de WordPress confira a página da categoria, ou acesse e a página de tutoriais.

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

14 comentários

  1. Fellyph,
    A primeira parte está funcionando corretamente. Para este email(2) eu testei com 2 e-mails diferentes (gmail e yahoo) e em nenhum deles chegou sequer à caixa de spam.

  2. Esqueci de dizer, o provedor é o Hotel da Web. Abri um chamado no suporte mas me disseram que como era um plugin de terceiros eles não tinham atuação e que o servidor de e-mails deles está funcionando corretamente ( e está porque o email está chegando normalmente)

  3. A uma maneira simples e eficaz para evitar a maioria dos problemas é usar sempre um endereço de email válido a partir do domínio onde o formulário está hospedado no campo De: na seção Correio da interface CF7.

    Se o seu site estava em example.com, então o e-mail que está sendo enviado deve ser enviado de abc@example.com também.

    Se você estiver enviando com o De em um domínio diferente, então esse email não conseguirá enviar corretamente em alguns sistemas de hospedagem, ou será rejeitado como spam por um monte de sistemas de recebimento de e-mail.

    Se você usar algo como [seu nome] você também será capaz de classificar pelo nome do remetente e aplicar filtros em seu aplicativo de e-mail.

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