Como criar projetos com vite

Vite: Simplificando a criação de projetos Front-end

Vite é uma ferramenta com o objetivo de criar um ambiente de desenvolvimento simples e super rápido. Fornece uma experiência de desenvolvimento enxuta para projetos modernos, e é composto por duas partes essenciais.

Veja o vídeo com utilizar a plataforma

Um servidor de desenvolvimento que fornece recursos avançados, por exemplo, módulos ES nativos e Hot Module Replacement(HMR) extremamente rápido.

Segunda funcionalidade principal é a parte de compilação de código que agrupa todos os arquivos do projeto com Rollup.js, Vite é pre-configurado para gerar arquivos estáticos altamente otimizados para produção.

Quais as vantagens de se trabalhar com Vite

A ferramenta é opinativa e vem com padrões prontos das principais bibliotecas para uso, mas também permite alternativas extensíveis por meio de sua API de plugins como podemos ver com o plugin para PWAs.

Além disso, fornece código-fonte sobre o Módulos EcmaScript nativos. Isso basicamente permite que o navegador assuma parte do trabalho de um empacotador, por exemplo, Webpack. Assim reduzindo drasticamente o tempo de compilação no ambiente de desenvolvimento.

Vite só precisa transformar e servir o código-fonte sob demanda, conforme o navegador o solicita. O código por trás das importações dinâmicas condicionais só é processado se realmente usado na tela atual. Vite pré-empacotadas as dependências usando esbuild. O esbuild é escrito em Go e pré-empacota dependências 10 a 100 vezes mais rápido que os empacotadores baseados em JavaScript.

Ele também aproveita os cabeçalhos HTTP para acelerar os recarregamentos de página inteira (mais uma vez, deixe o navegador trabalhar mais para nós): as solicitações do módulo de código-fonte são condicionadas via 304 Not Modified, e as solicitações do módulo de dependência são fortemente armazenadas em cache via Cache-Control: max- age=31536000, imutável para que eles não atinjam o servidor novamente uma vez armazenados em cache.

Quais frameworks podemos trabalhar com Vite?

Vite possui pre-configurações para os principais frameworks do mercado, as opções estão disponíveis para JavaScript e TypeScript e estão disponíveis quando criamos um novo projeto.

As predefinições de modelo disponíveis são as seguintes:

JavaScriptTypeScript
vanillavanilla-ts
vuevue-ts
reactreact-ts
preactpreact-ts
litlit-ts
sveltesvelte-ts
Tabela de modelos disponíveis com Vite

Como criar um projeto?

Trabalha com a ferramenta requer o Node.js versão 14.18+, 16+. No entanto, alguns modelos requerem uma versão Node.js superior para funcionar. Uma vez que seu ambiente tem node com a última versão compatível, você está pronto para criar o seu primeiro projeto.

npm create vite@latestCode language: CSS (css)

Uma vez que você roda o código acima no terminal é só seguir as instruções.

Mas claro também possível especificar diretamente o modelo a qual você deseja trabalhar, por meio de opções de linha de comando adicionais. Por exemplo, para estruturar um projeto Vite + Lit, execute:

npm create vite@latest my-lit-app --template litCode language: CSS (css)

Consulte create-vite para obter mais detalhes sobre cada modelo suportado: vanilla, vanilla-ts, vue, vue-ts, react, react-ts, preact, preact-ts, lit, lit-ts, svelte, svelte-ts.

Conclusão

Já tinha usa a ferramenta em pequenos projetos e economiza bastante o tempo de configuração e desenvolvimento com o tempo extra que nós ganhamos em cade teste do nosso código. Confira no blog mais posts relacionados sobre o assunto.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *