Performance WordPress vs. Plugins de cache

Por que instalar um plugin de cache WordPress nem sempre resolve o seu problema.

Um dos assuntos mais populares no YouTube são os vídeos que ensinam como deixar o seu site WordPress “rápido”. Muitas vezes a ação se resume a instalar um plugin de cache WordPress. Essa é uma solução super simples que ajuda muita gente mas…

Qual é o problema com plugins de cache?

Não existe nenhum problema eles só criam um falso positivo. Não vou falar de um plugin específico, mas plugins de cache 99% trabalham dois pontos, cache no browser e cache no servidor. Ambos demandam atenção, mas para esse post falaremos sobre:

Cache de assets no Browser

O cache de arquivos estáticos no browser é algo já utilizado desde os primórdios da web e continua muito útil. Ele funciona da seguinte forma quando o usuário acessa a nossa aplicação a primeira vez uma lista de arquivos são armazenados no cache para quando o usuário retornar para sua aplicação não precisa ir à rede requisitar esses arquivos novamente, assim criando a sensação do carregamento rápido.

dicas para melhorar a performance do WordPress antes de instalar um plugin de cache WordPress
Dicas para melhorar a performance do WordPress antes de instalar um plugin de cache WordPress

Esse carregamento “Rápido” cria uma falsa ilusão que está tudo bem, vamos pegar um exemplo um dos vídeos que assisti tem um site de uma imobiliária, a homepage carrega 5.1 megabytes, testando numa conexão de fibra página carrega a primeira vez em 10 segundos sem o cache. Com o cache habilitado 5 segundos. Maravilha uma redução de 50% que é verdade.

Mas temos dois problemas antes de utilizar plugin de cache WordPress:

  • Primeiro a minha conexão é 5mbps não é uma conexão média para os usuários, no Brasil a conexão média gira em torne de 6,8mbps, mas particularmente não acredito nessa média, quando testamos simulando uma conexão 3G lenta esse tempo de carregamento vai para mais 60 segundos.
  • O segundo problema o cache funciona quando usuário retorna a nossa aplicação e você pensa que um usuário que carregou o seu site em mais de 60 segundos irá retornar?

Vale apenas lembrar que um site de 5.1mb não é um problema do plugin de cache WordPress. Baseado nesse exemplo que é muito comum na maioria das aplicações web, falarei de alguns itens que demandam atenção para melhoria da performance da sua aplicação web.

Entrarei nesses assuntos de forma não muito técnica porque esse é um assunto válido para todas as categorias de usuários.

Imagens

Como vimos no exemplo anterior o site utilizado no teste, dos 5.1 megabytes 4.5 megabytes são imagens isso representa 88% do tamanho total da aplicação.

Estudos apontam que na média imagens representam 80% do tamanho total da aplicação. Muito comum encontrar aplicações WordPress com thumbnails de 300×300 em alta resolução e mais de 1mb. Antes de realizar o upload das imagens reduza a dimensão das imagens conforme a área que será exibida.

WordPress também disponibiliza uma série de resoluções por padrão e você pode incluir tamanhos personalizados no seu tema.

Dicas de perfomance no meu canal do youtube pode aumentar o desempenho do seu site trababalhando junto com um plugin de cache WordPress

Falando em otimização também temos uma série de ferramentas(aplicações web, desktop e plugins) que reduzem o tamanho da imagem sem comprometer a resolução.

Mas temos um bom exemplo que é a Progressive web app squoosh com essas ferramentas conseguimos ter uma redução de mais de 60% sem alterar o formato e a resolução das imagens.

Tela inicial do squoosh
Tela inicial do squoosh

Squoosh é uma aplicação web você não precisa baixar nenhum software para utilizar a ferramenta. Como podemos observar na imagem a segui, podemos ter antes e depois da otimização, assim conseguimos ter pré-visualização de como a nossa imagem irá ficar após as alterações.

Um test realizado com squoosh
Tela de preview do squoosh

O ideal é que a otimização seja feita antes de realizar o upload das imagens, para não utilizar recursos do seu servidor para processamento de imagens.

Além disso, temos umas variedades de formatos aplicados para cada caso. Imagens sem transparência o ideal é a utilização de JPEG temos outros formatos que são ainda melhores que JPEG que é o caso do WEBP, mas ainda não possui suporte para todos os browsers, mas você consegue criar um fallback para esses casos.

Se você quiser ir além em otimização de imagens pesquise sobre:

Hospedagem

Fator decisivo na entrega do seu conteúdo é a hospedagem responsável por administrar uma série de serviços que determinam a velocidade da sua aplicação, por exemplo, especificações dos servidores, processamento e memória, dedicado ou compartilhado. Além do fator importante chamado: suporte, se algo der errado e caso você não domine devops como 99% da população global você precisará uma ação eficiente do suporte da sua hospedagem. Isso pode ser crucial para reparar danos de um eventual problema.

Dicas de Hospedagem, item essencial para o sucesso da implementação do seu plugin de cache WordPress

Caso você um perfil mais técnico a minha sugestão é ir para Cloud e ter um maior controle dos recursos da sua aplicação e muitas vezes sai mais barato a contratação de um serviço de Cloud gringo.

Versão do PHP

Relacionado com a hospedagem, a versão do PHP precisa ser considerado antes de contratar o serviço, verifique qual a versão PHP que a hospedagem fornece. Lançado em 2016 com uma série de melhorias o PHP 7 tinha uma melhora significativa para execução de requisições da sua aplicação por incrível que pareça algumas hospedagens ainda não fornecem a versão 7 ou superior.

Um estudo realizado pela empresa Kinsta mostra que o desempenho de aplicações WordPress utilizando PHP 7.4 é 300% superior à versão 5.6, enquanto a versão 5.6 executa 97.7 requisições por segundo a versão consegue executar 313.4 requisições por segundo.

Versão do mySQL

Vou falar especificamente de mySQL por que é um dos bancos mais populares entre as hospedagens. Banco de dados é um dos pilares de um CMS, ele é responsável por armazenar os seus posts e retornar as consultas quando o usuário pesquisa uma palavra-chave.

Quando o número de posts atravessa a barreira dos mil posts isso fica mais visível. A última versão 8.0 em alguns tipos de operações como consulta a melhoria de desempenho pode chegar a 200%.

Eu comentei a barreira de 1000 post caso tenha um site popular onde consultas são realizadas com frequência e você consegue ver a lentidão no administrador isso significa que chegou a hora de utilizar o serviço para melhorar as consultas dentro do WP, não vou fazer propaganda, mas você pode pesquisar sobre que irá achar uma série de serviços.

Outra alternativa ao mySQL é o mariaDB banco de dados que possui bons feedbacks da comunidade.

CDN

Comentando sobre o último item, CDN é um fator que otimiza a entrega de arquivos como imagens, CSS, JavaScript e fontes. Esse serviço aumenta o valor da sua hospedagem, mas alguns plugins e serviços na plataforma WordPress fornecem esse serviço com um valor atrativo.

Como funciona uma CDN

Como a CDN ou Content Delivery Network funciona? É um sistema otimizado de entrega de conteúdo, os seus arquivos serão distribuídos entre servidores ao redor de mundo e quando o usuário requisitar esses arquivos eles serão entregues pelos servidores mais próximos. Além disso, CDN podem oferecer funcionalidades como compressão de arquivos, com plugin de cache WordPress também pode disponibilizar integração com serviços de CDN.

Compressão de arquivos

Um dos algoritmos de compressão mais utilizado é GZIP ele consegue comprimir e descomprimir arquivos rapidamente, assim reduzindo a taxa de transferência de arquivos em alguns casos a redução do tamanho dos arquivos pode chegar a 72%, alguns plugins disponibilizam esse recurso. Isso pode impactar no uso de CPU dependendo da implementação porque existem diversas formas de implementar gzip, antes de habilitar esse recurso em produção teste o seu plugin de cache WordPress.

Minificação de arquivos

Minificação é um recurso simples que pode reduzir bastante o tamanho dos seus arquivos de texto: JavaScript, CSS e HTML. Esse é um recurso básico em um plugin de cache WordPress, sempre deixe ele habilitado. Só tenha cuidado alguns plugins realizam uma minificação bem agressiva e podem quebrar o seu tema, então realize teste em diferentes páginas antes de utilizar esse recurso.

Exemplo de minificação de CSS pratica comum entre plugin de cache WordPress
Exemplo de minificação de CSS pratica comum entre plugin de cache WordPress

Os melhores plugins de cache

Atualmente existem várias opções de plugin de cache WordPress, wp rocket é o plugin que utilizo no momento, mas existem boas opções plugin de cache WordPress gratuitos:

Antes de instalar o plugin de cache WordPress confira com a sua hospedagem qual é a melhor opção para trabalhar com a sua hospedagem, algumas vezes existem plugins que possuem melhor desempenho com a estrutura da sua hospedagem.

WProcket o plugin de cache WordPress mais popular do mercado
WProcket o plugin de cache WordPress mais popular do mercado

Conclusão

Existe uma série de outros recursos que otimizam o desempenho da sua aplicação antes de instalar um plugin de cache WordPress, mas esses itens listados são baseados na minha experiência. Mas o ponto que quero mostrar é: Plugin de cache WordPress ajudam bastante, mas somente a sua instalação não irá resolver todos os seus problemas relacionados a performance.

Performance é um trabalho amplo que nunca tem um ponto final, sempre fique acompanhando as métricas da sua aplicação e analisando os pontos em que você pode melhorar. Se gostou deste assunto dê uma conferida na categoria WordPress no blog e deixe o comentário caso queira saber mais e até o próximo post.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *