Blog fellyph cintra - Como Aparecer no google discover

Como aparecer no Google Discover

Se você é usuário Android você está familiarizado com a funcionalidade Google Discover, um feed de notícias baseados nos seus interesses. Usuários Apple também tem acesso a esse recurso instalando o app do Google. E nesse post eu irei falar como aparecer no Google Discover.

Como aparecer no Google Discover
Exemplos do Google Discover

O que é o Google Discover?

O Google Discover é uma experiência móvel que permite descobrir conteúdo que você nem sabia que precisava. O Discover é uma ferramenta inteligente, ela aprende com o conteúdo que você pesquisa durante o seu dia-a-dia, para sugerir um conteúdo, o conteúdo baseado nas suas necessidades.

O Google analisa pesquisas na web, atividade de aplicativos, histórico de localização e configurações de localização. Você pode seguir tópicos ou entidades específicos para criar o seu perfil e definir limites sobre o que o Discover deve descobrir para você.

A experiência Discover recebe novidades o tempo todo. Recentemente Web Stories passaram a fazer parte do feed. Isso é útil porque as Web Stories são uma excelente maneira de chamar a atenção para tipos específicos de conteúdo devido ao formato orientado para dispositivos móveis. O Google também está testando um recurso Follow no seu navegador Chrome que permite que os usuários sigam o seu site para ver novos conteúdos no seu feed do Discover. Para isso, o Google usa o feed RSS ou Atom do seu site, portanto, certifique-se de ativar e vinculá-lo corretamente.

Como o meu conteúdo é elegível para aparece no Google Discover?

As páginas são indexadas e analisadas pelo Google automaticamente qualificadas para exibição no Discover quando atendem às políticas de conteúdo do Discover e mostram autoridade sobre o assunto.

Agora falando sobre as políticas de conteúdo, basicamente o seu conteúdo não deve conter:

  • Conteúdo de ódio
  • Violência
  • Linguagem vulgar
  • Notícias manipuladas
  • Conteúdo adulto
  • Conteúdo médico

Se o site violar uma ou mais políticas de conteúdo do Discover, você poderá receber uma notificação via, Google Search Console na seção “Segurança e ações manuais”.

Para aparecer no Google Discover não é necessário incluir tags especiais nem dados estruturados. Mas vale uma observação: a qualificação para aparecer no Discover não é uma garantia de exibição.

Aumentando as suas chances de como aparecer no Google Discover

Seu site precisa de muitas páginas individuais que demonstram experiência, autoridade e confiabilidade no conteúdo sugerido para o usuário.

Mas existem técnicas para aumentar a probabilidade de que o seu conteúdo apareça no Discover, agora vamos listar algumas recomendações:

  • Use títulos de página que resumam o conteúdo, mas não no estilo indutor de cliques.
  • Inclua imagens atraentes e de alta qualidade no conteúdo, especialmente imagens grandes com maior probabilidade de gerar visitas no Discover.
  • As imagens grandes precisam ter pelo menos 1.200 px de largura e ser ativadas pela configuração max-image-preview:large ou usando AMP.
  • Evite usar uma logo do site como imagem.
  • Evite táticas para aumentar artificialmente o engajamento usando detalhes enganosos ou exagerados no conteúdo de visualização (título, snippets, imagens) para aumentar o interesse ou omitindo informações essenciais para entender o material.
  • Evite táticas que manipulem o interesse apelando para a curiosidade mórbida, excitação ou indignação.
  • Crie conteúdo relevante para os interesses atuais, que conte bem uma história ou forneça informações exclusivas.

Monitorar seu desempenho no Discover

Se você tiver conteúdo na plataforma, a melhor forma de acompanhar o seu desempenho é com o Relatório de desempenho (Discover). Ele mostra impressões, cliques e CTR de qualquer conteúdo que tenha aparecido no Discover nos últimos 16 meses, desde que seus dados atinjam um limite mínimo de impressões. O relatório de desempenho do Discover inclui o tráfego do Chrome e rastreia completamente o tráfego do Discover dos sites em todas as plataformas em que os usuários interagem com ele.

Painel do search console, com a área de discover selecionada
Painel do search console com a listagem de acessos via discover

Isso inclui impressões e cliques da guia “Seguindo”. Seguindo é uma opção que você pode adicionar em seu site para os usuários seguirem seu site via Google discovery. Mas essa funcionalidade será assunto para um outro post.

Para mais post sobre tutoriais e desenvolvimento web visite a página da categoria.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *