ID: 0x

|

DATE:

WordCamp Brasil 2025: O Reencontro de uma Comunidade

AUTHOR:

|

READ_TIME: ~5 MIN

Participei nos dias 27, 28 e 29 de novembro do WordCamp Brasil, um evento que marcou um momento muito especial na minha trajetória e na história da comunidade WordPress brasileira. Depois de 10 anos desde a minha última palestra em um evento dedicado ao WordPress no país, tive a honra de retornar e vivenciar essa experiência incrível no Rio de Janeiro.

Este WordCamp não foi apenas um evento, mas um verdadeiro reencontro. Tive a chance de abraçar velhos amigos da comunidade que estiveram presentes desde a primeira fase do WordPress no Brasil. Mais importante ainda, foi inspirador conhecer a nova geração de contribuidores, pessoas que se tornaram relevantes durante meu período fora do país.

Foi extremamente gratificante conversar pessoalmente com todos, trocando ideias sobre o que estão construindo e qual é o sentimento atual da comunidade no Brasil.

foto do grupo wordcamp brasil
Foto por Cristiano Santos

O Esquenta: WordPress Playground e Inovação

O primeiro dia foi dedicado ao “esquenta”, organizado com o apoio fundamental do Guga Alves, que organizou o evento extra. Minha apresentação focou no WordPress Playground, destacando como essa ferramenta pode ser usada para recursos avançados, testes eficientes, melhoria de projetos e até mesmo integração com agentes de Inteligência Artificial.

Apresentação do Fellyph Cintra no WordCamp Brasil
Foto por Guga Alves

Este dia também foi crucial para conexões. Tive a oportunidade de finalmente conhecer pessoalmente pessoas como a Arielle e o André Ribeiro, com quem eu só interagia online até então. O bate-papo inicial com a comunidade preparou o terreno para os dias que se seguiram.

Contributor Day: Facilitando a Contribuição para o Core

O dia 28 de novembro foi o Dia do Contribuidor, um evento de importância ímpar. Reencontrei pessoas dedicadas ao WordPress Core e organizei, juntamente com Rodrigo Primo, uma sessão focada em contribuição.

For por Sandra Peres

Nossa sessão tinha dois objetivos principais. Primeiramente, mostrar como qualquer pessoa pode começar a resolver problemas e contribuir com o Core do WordPress. A segunda parte foi mais experimental: testamos uma ferramenta que visa simplificar a primeira contribuição para o Core. O processo atual pode ser complexo e burocrático, então esta ferramenta está sendo desenvolvida com o intuito de diminuir esse gap e agilizar a inclusão de novos contribuidores.

Foto por Sandra Peres

Realizamos um teste de UI com os participantes, que opinaram e deram sugestões valiosas para aprimorar a ferramenta. Foi um dia muito produtivo, repleto de feedbacks importantes, especialmente por integrar o WordPress Playground como um dos projetos base para essa iniciativa.

O Evento Principal: Painel de IA e Criação de Blocos

No dia do evento principal, a programação contou com duas trilhas paralelas, garantindo que o público tivesse diversas opções de conteúdo.

Abertura do último dia do WordCamp Brasil

Debatendo o Futuro da IA

Tive a honra de participar de um painel de discussão sobre Inteligência Artificial, moderado pelo Google Alves, que trouxe insights bastante interessantes. Ao lado do David e do Ítalo, debatemos a nova fase do mercado, onde a IA se integra ao nosso dia a dia.

Ressaltamos a importância de que, apesar de toda a automação, é crucial gerenciar esses dados e manter o cuidado com a saída da informação gerada. O painel abordou perfis diversos: eu foquei na perspectiva de código e desenvolvimento, o Ítalo trouxe a visão gerencial, e o David discutiu a aplicação da IA no design.

Fellyph falando no painel sobre inteligência artificial
Fellyph falando no painel sobre inteligência artificial

O Concurso de Criação de Blocos

Em paralelo, organizei o Concurso de Criação de Blocos com o TeleX. Este concurso incentivou os participantes a criar blocos utilizando inteligência artificial.

Ao final, premiamos os três melhores projetos:

  1. Primeiro Lugar: Um excelente bloco focado em acessibilidade, criado pelo Giacomo.
  2. Segundo Lugar: Um bloco simples, mas extremamente útil: um Timer para WordCamps. Como organizador de eventos, sei a importância de ter uma ferramenta dedicada para gerenciar o tempo das palestras, o que simplifica o trabalho de toda a equipe.
  3. Terceiro Lugar: Um Gerador de Certificados, desenvolvido pelo Hans. Uma ferramenta versátil que pode ser usada não apenas em WordCamps, mas em eventos gerais, gerando PDFs com base no nome do participante e no título do evento.

Após o painel, dediquei meu tempo a interagir no estande de patrocínio do WordPress.com, gerenciado pela Automattic (a empresa para a qual trabalho). Foi uma oportunidade incrível de conversar com as pessoas durante o dia todo, trocar ideias e falar mais sobre o Playground.

Conclusão: A Reinicialização da Comunidade

Este WordCamp Brasil foi um marco bem importante. Foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas, conversar com a comunidade e ver de perto o que está sendo feito no cenário WordPress brasileiro.

Quero expressar minha gratidão a todos que participaram, ao Guga Alves, ao Eduardo Zulian, e a toda a organização do WordCamp Brasil. Foi um evento incrível que proporcionou o reencontro necessário e a criação de uma nova sinergia.

A comunidade, assim como muitas outras, sofreu bastante nos últimos anos com os eventos globais que impediram pessoas de se encontrarem pessoalmente, o que reduziu a participação. Acredito que este evento de 2025 reacendeu a chama da comunidade WordPress brasileira. Espero que continuemos a realizar mais WordCamps por todo o país e que possamos nos reencontrar no WordCamp Brasil 2026!


ENCODING: UTF-8

|

CHMOD: 644

// RELATED_ENTRIES

NEXT_READS

> cat ./comments.log

LOADING_ENTRIES…

One response to “WordCamp Brasil 2025: O Reencontro de uma Comunidade”

  1. Foi incrível! Espero revê-lo em algum encontro futuro!


> write ./comments.log –append

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *