Um dos grupos que participo surgiu a pergunta: “Como criar uma Auto resposta com o Contact form 7?”. Auto reposta ou auto-reply para alguns. E nesse post iremos abordar uma solução bem simples.
Contact form 7
Contact form 7 ainda é um dos plugin mais popular para criar formulários de contato, com uma mecânica bem simples ele adianta a vida de muita gente que quer adicionar um form no seu site.
O Contact Form 7 pode gerenciar vários formulários de contato, além de poder personalizar o formulário e o conteúdo do e-mail de forma flexível com marcação simples. O formulário suporta envio com tecnologia Ajax, CAPTCHA, filtragem de spam Akismet e assim por diante.
Como adicionar auto resposta com contact form 7?
Mas voltando ao problema, pensei numa solução bem simples para solucionar a questão da auto resposta.
No painel do contact form temos:
- Formulário: a sessão que define o formulário que vai ser exibido para o usuário.
- mail: área define quem vai receber os emails, logo em seguida tem uma opção mail(2) com um checkbox “Usar mail(2)”, como podemos ver na imagem abaixo no final da imagem:
Essa opção você habilita quando deseja criar um segundo envio de e-mail quando alguém utilizar o formulário de contato. Nesse caso vamos utilizar o mail 2 para criar uma auto resposta, então marque a opção “Usar mail(2)”. Marcando essa opção aparece um formulário idêntico ao “mail”.
No primeiro campo o “Para” vamos adicionar o campo [your-email] que é o identificador do campo de email do usuário que preencheu o formulário, ou seja, esse segundo email vai para quem preencheu o formulário(uma auto resposta). Ai no corpo do email eu escrevo o que eu quiser, como na imagem a seguir:
Se tudo der certo todo usuário que o utilizar o formulário irá receber uma resposta automática. Então essa é uma dica rápida para quem trabalha com contact form 7.
Para mais dicas de WordPress confira a página da categoria, ou acesse e a página de tutoriais.
Deixe um comentário