Progressive web apps em 2020

PWAs em 2020

Todos os anos temos uma compilação das últimas features referentes a PWA no Google I/O, o congresso anual do Google para desenvolvedores. No último ano 2019 confesso que não fiquei muito empolgado com os lançamentos relacionados a PWA no Google I/O, mas analisando por um outro lado é o resultado de uma maturidade do conceito PWAs.

O que é uma PWA?

Progressive Web Apps – PWA (aplicações web progressivas) são desenvolvidas utilizando APIs modernas para fornecer novos recursos somente disponíveis em aplicações nativas. Recursos como confiabilidade e capacidade de instalação, ao mesmo tempo, estão totalmente disponíveis a qualquer usuário, em qualquer tipo dispositivo com uma única base de código.

Progressive web apps em si, já tem sua base, com Service Workers e Web manifest não temos muito o que mudar. Saber dos valores de criar apps rápidos, seguros e que cativem o usuário, por fim, temos a evolução das Web APIs esse é um ponto que ainda terá uma evolução, as Web APIs nos permitem implementar recursos antes só possíveis com aplicações nativas esse ponto irei falar mais pra frente.

Por conta da situação que estamos passando as principais conferências no mundo foram canceladas e o Google I/O também está incluso nessa lista então não teremos um evento principal com anúncio de novas features relacionadas a PWAs, mas esse ano acredito que teremos lançamentos menores com seguindo as versões do Chrome e numa previsão otimista teremos um Chrome Summit online.

Releases do Chrome

Com toda a situação com o covid o calendário de lançamentos do Chrome foi alterado, tivemos na última semana a versão 81 sendo lançada com suporte em versão de teste a NFC e suporte total a badging api, mas Google anunciou que irá pular a versão 82 atrasando o anúncio de alguns novos recursos em 6 semanas, mas o Google irá trabalhar apenas em bugs e correções de segurança durante esse período e somente lançar a versão 83. Se a situação se normalizar eles voltarão ao ciclo de 6 semanas.

Projeto Fugu

Apresentação do Projeto Fugu no I/O 2019

Projeto Fugu, é um projeto que visa habilitar na plataforma web recursos que eram somente possíveis com apps nativos uma série de empresas estão envolvidas nesse processo. Mas Claro que os releases do Chrome influenciam na implementação de recursos PWA eles são responsáveis pelos browsers Android e recentemente é o motor por trás do Microsoft Edge.

Logo projeto fugu projeto focado em otimizar PWAs
Fugu: projeto focado em otimizar PWAs

Com a adoção do Edge ao Chromium aumentou a quantidade de desenvolvedores, assim dando um fôlego maior ao Projeto Fugu na implementação de novas web APIs. Não só apenas Google e Microsoft contribuem com o Projeto Fugu, mas temos empresas como Intel e Samsung como contribuidores.

Google compartilhar uma lista pública de quando as funcionalidades serão implementadas no Chrome, que você confere aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1de0ZYDOcafNXXwMcg4EZhT0346QM-QFvZfoD8ZffHeA/edit#gid=557099940

O legal dessa lista é atualizada a cada release do chrome, outro ponto importante você também pode contribuir com sugestões de features: https://developers.google.com/web/updates/capabilities

Recursos para PWAs já lançados em 2020(Abril)

  • Web Share API target
  • Contact Picker API
  • Periodic Background Sync
  • Web OTP API – Screen Lock
  • Clipboard para imagens
  • Launch keyboard Map API

Recursos da Web API previstas para 2020

  • Web NFC
  • Content Index API
  • Screen enumeration API
  • File Handling API
  • getInstalledRelatedApps
  • Native File system API
  • WakeLock API – Screen Lock
  • Shape detection API

iOS

Quase contra-mão o Webkit trabalha de forma isolada, tratando de recursos que a Apple acha prioridade para o safari, por exemplo, na última versão do safari 13.1 tivemos a inclusão de recursos como:

  • Async Clipboard API
  • Picture-in-Picture API
  • Remote Playback API

Muitas empresas já viram o benefício de se investir em PWAs, mas a Apple evita de mencionar o termo PWA por conta de ser um termo vindo do Google para definir o conceito. Segundo acredito no ponto de vista relacionado ao business atual da empresa que a Apple Store, como ela irá encaixar PWAs com apps nativos.

Particularmente acredito que a Apple continuará implementando novos recursos da Web API quando é de seu interesse e a tentará uma implementação da formula diferente da apresentada pelo Google. Mas 2020 ainda não será o ano que teremos full suporte pela Apple. Para saber mais sobre PWA confira a página do curso de Progressive web Apps.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *